esramalho

Retenção na fonte IRS aluguer imóveis

2 publicações neste tópico

Tenho uma dúvida em relação ao aluguer de imóveis por particulares. Tenho um apartamento que aluguei e queria saber se é mais benéfico pagar todos os meses a retenção de 25% às finanças ou não fazer a retenção desse valor mensal e colocar o valor global na declaração de irs no final do ano. A minha dúvida prende-se a uma informação que me deram, que se consiste em se não fizer essa retenção mensal e deixar para o final do ano poderá a autoridade tributária pedir o fim do sigilo bancário para verificar se o valor que é pago é o que é declarado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Se o valor das rendas recebidas no total do ano ultrapapassar os 10.000€, a retenção é obrigatória.

Se tem outra fonte de rendimento onde já faz retenção (ex: trabalho dependente) diria que na maior parte das situações compensa não fazer retenção.

Se só tem rendimentos de categoria B ou outros, compensa reter para atenuar a pancada...

Se existe contrato de arrendamento e o mesmo foi comunicado às finanças, e passa o respectivo recibo, então já sabem qual foi o valor recebido...

M

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead