Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
vsaavedra

Volatilidade Taxa Fixa

9 publicações neste tópico

Bom dia.

Antes de mais, gostaria de realçar a importância de um fórum com estas características nos dias de hoje e agradecer a todos que nele participam.

Procurei ler todos os tópicos existentes de forma a não colocar um tópico redundante, no entanto tenho umas dúvidas cruciais para as quais peço por favor a vossa opinião.

Dada a volatilidade da taxa fixa (cerca de 2,6.. em 06/12/2008, para 3.56 a 23/12) :

1 - Qual vos parece a tendência para os próximos meses, principalmente nos próximos dois meses (a escritura será feita a 1 Março de 2009) ?

2 – As simulações que estou a fazer neste momento pelos vistos pouco servem, dado que garantidamente terei valores diferentes (para melhor ou pior). Nesse sentido, sendo a volatilidade tão grande, não será arriscado o uso de taxa fixa, ou como li noutro tópico, não será uma espécie de roleta russa?

3 – Dado as tendências, será espectável um valor na ordem dos 3.5 % para a data de Março de 2009 ?

4 – Uma vez que ao formalizar o contrato com o banco o fazemos com base numa simulação (e consequentemente, num valor FINAL ) em que todos concordamos, não estaremos no direito de pedir garantias ao banco para que o valor FINAL seja EXACTAMENTE o que acordamos, ou seja, após negociar um valor, pedir ao banco garantias para que esse valor seja exactamente aquele que acordamos (neste caso alterando o spread, para cima ou para baixo). O que acham dessa opção ?

Por ultimo gostaria de voltar a agradecer a todos os que participam neste fórum, pois foi através dele que descobri esta situação.

Obrigado,

Vasco.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Do meu ponto de vista, encaro a taxa fixa (regime) como uma possibilidade de variação superior ao normal, até porque eu ao contrata-la, será por 30 anos.

Aceito essa variação, porque é expectável que durante esse período a referida taxa fixa andará abaixo da média da taxa variável.

Esta é a minha expectativa, como é óbvio não passa disso.

Neste momento é difícil enquadrar as taxas fixas porque a volatilidade das taxas de juro é algo acentuada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou com o mesmo problema: indeciso.

Pretendo fazer o crédito no próximo mês, mas não sei muito bem se opte pela fixa. Isso de ela hoje ser uma amanhã outra  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais um indeciso.

Vou agora em Janeiro fazer a escritura e, como muitos outros, estou indeciso entre fixa ou variavel.

As taxas praticadas no banco onde vou fazer o emprestimo são:

PRAZO (Anos)    TAXA 

3                    3.45 

5                    3.65 

12                  3.40 

15                  3.60 

20                  3.90 

25                  4.00 

30                  4.10 

Estas taxas são revistas de 15 em 15 dias.

A minha indecisão é entre as seguintes opções:

- optar já por taxa fixas a 12 anos (3,4% + spread)

OU

- optar agora por taxa variavel podendo apenas passar para fixa daqui a 12 Meses (ou seja em Janeiro/Fevereiro de 2010)

Como acham que poderá estar a taxa fixa no inicio de 2010? Acham que por optar escolher taxa variavel agora em 2009, não poderei vir a perder esta taxa fixa a 12 anos?

Agradeço desde já a vossa opinião.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já por aqui tinha escrito que tudo se deve às expectativas que temos.

Por exemplo, ainda em Setembro passado quando me movimentei no sentido de me financiar junto da banca, estava preparado para suportar taxas de juro na ordem dos 5%.

Por essa razão e mais algumas, hoje, não me importarei de fixar a minha taxa por 30 anos por valores que poderão chegar aos 4%.

Como é óbvio, quanto mais baixo for o juro, melhor qualidade de vida terei, mas tou perfeitamente ciente que em média esse valor será satisfatório.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva!

Aproveito para colocar umas dúvidas.

Fiz o crédito à habitação em Maio do ano passado e optei pela taxa fixa a 5 anos (SantanderTotta). Tenho uma spread de 0.35% e neste momento a taxa de juro aplicada é de 4.773% (pelo menos é o que vem na carta que me enviam todos os meses).

Nessa mesma carta, nas informações adicionais, diz ainda que " a partir de 2008-12-03 a taxa de juro foi alterada, por variação do indexante, para 4,836% por um período de 3 meses".

1 - Não era suposto a taxa ser fixa durante 5 anos?

2 - Neste momento parece-me que estou a perder dinheiro, porque a Euribor está cada vez mais baixa. Na altura não se adivinhava esta crise!

Pergunto na mesma se será possível passar a taxa fixa para indexada a euribor?

Thanks!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1 - Julgo que sim, mas quando as coisas acontecem, um apessoa questiona logo tudo. Ja verificaste se ha alguma clausula sobre isso no contrato? E ja confrontaste o banco?

2 - Bem, para ja podes ir descontando o dinheiro que estas a "perder" pelo dinheiro que eventualmente ganhaste para tras. Mas isto e como muitas outras coisas - e´ preciso um pouco de sorte tambem - umas vezes tem-se, outras nao. E nao me acredito que o banco agora fosse muito na cantiga. Mas podes perguntar... sobretudo se afinal a tal taxa fixa deixa de ser fixa quando e´ para subir...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1 - Julgo que sim, mas quando as coisas acontecem, um apessoa questiona logo tudo. Ja verificaste se ha alguma clausula sobre isso no contrato? E ja confrontaste o banco?

Tenho dois empréstimos, um de compra de 50.000€ e outras para obras de beneficiação de 100.000€ (ambos a 40 anos). Neste último não posso fazer comparaçoes pois vai ser disponibilizado por tranches.

Em relação aos 50.000€, e depois de recorrer aos débitos da conta, achei estranho que até ao mês passado pagasse uma prestação de 236€ e este mês de 239€. Sendo assim, a taxa não é fixa a 5 anos (como eu pensava ser). Logo, quero mudar para a indexada a Euribor ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0