Visitante Álvaro Manaças

Impostos sobre micro-produção

4 publicações neste tópico

Olá a todos,

sou microprodutor desde março de 2010, só agora comecei a ler que somos obrigados a declarar o que ganhamos com a microprodução.

Nunca declarei nada, e a minha duvida divide-se em 2 partes:

1º tenho que declarar tudo o que está para trás?

2º sou trabalhador em nome individual  com o regime de IVA sem contabilidade organizada desde setembro de 2012, antes tive 2 anos desempregado sem qualquer apoio, como resolvo a questão da fatura a crédito da EDP?

Por favor ajudem-me!

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos!

Obrigado Ra pelo link que me facultaste!

Depois de o ter lido, fiquei com uma dúvida:

Como referi antes,  sou trabalhador em nome individual  com o regime de IVA sem contabilidade organizada, de que forma é que o IVA da importância a crédito da EDP me influência? Ou seja, ao seguir os passos que estão na informação anterior (link) fico com 2 actividades e como é que funciona o IVA?

Podem alguem dar-me uma ajuda?

Obrigado!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

https://www.edpsu.pt/pt/PRE/Microproducao/Pages/contagemFacturacao.aspx

Pelo que eu entendo, deve adicionar o novo cae (ficando assim com dois cae's/actividades) e comunicar à edp que tem actividade independente, enquadrada no regime normal do iva, pelo que passará a ser você a entregar o iva ao estado. Assim eles creditarão o valor da sua produção, acrescido do iva na sua conta. Ficando você com o dever de declarar esse movimento na declaração do iva, entregando o iva ao estado... e no final do ano declarar em irs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead