DrPoe

Montepio Capital Certo 2013-2018

19 publicações neste tópico

O Montepio tem um produto mutualista que me parecia interessante.

Juros capitalizáveis:

1ºAno 4% - 2ºAno 4% - 3ºAno 4,1% - 4ºAno 4,25% - 5ºAno 5%

O período de inscrição desta 1ª série termina já no dia 29 Jan 2013.

O problema é que para subscrevermos este produto mutualista temos de ser associados da Associação Mutualista. Para isso temos de pagar uma jóia de 9€ + 2€ mensalmente.

Ou seja ao fim de 5 anos teria de pagar 129€ (jóia incluída).

Como estava interessado em aplicar 5000€, no primeiro ano teria de juro líquido 147€ (taxa de retenção 26,5% e taxa de juro 4%).

Ou seja, quase que iria perder um ano de juros só para pagar os custos de estar associado. E se em vez de 5000€ fossem 4000€ então aí até perdia dinheiro no 1º ano.

Por tudo isto desisti deste produto. Acham que fiz bem?

PS: Costumo visitar o fórum à procura de ideias para aplicar o meu dinheiro mas agora parece que voltei à estaca zero. Se tiverem ideias para aplicar 5 mil agradecia.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É dificil responder a essa pergunta. Também é verdade que a maioria dos DP estão com taxas muitos baixas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

DrPoe

nao pondo em causa as suas contas (por preguiça não as verifiquei), é um ponto de vista interessante, mas por outro lado:

- os juros sao compostos, para os obter sem perdas, tem que deixar levar ate ha maturidade, por isso as "perdas" com as mensalidades será distribuída pelos 5 anos (mais um dia ;))

- tem um ganho adicional "interessante", por a taxa de IRS nao ser os 28% (a dados actuais...o futuro logo se ve...) , mas sim, os 22,5% (??)

- o facto de ser associado, pode dar lhe acesso a outros produtos (cartao saúde, "plano consigo", etc..) que poderão fazer diluir esse "custo mensal" .... tenho ideia que o valor poderá ser só 1 (um) euro por mes - desconheço o s critérios para o obter...

resumindo (e baralhando) se vai fazer o pagamento da jóia e mensalidades, só para essa única aplicação (e para valores proporcionalmente mais pequenos) , podera nao valer a pena... se "aproveitar" as mais valias que o estar associado lhe pode trazer, associado a um produto com umas taxas "interessantes", para o mercado actual e para essa duração, podera ser interessante.

cump

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu estou na mesma indecisão...

Se tivesse 50000€ colocava neste produto sem hesitações, porque aí a mensalidade e a joia teriam um efeito baixo no valor final do juro... mas eu, neste momento tb tenho pc mais de 5000€ disponiveis... Fico sempre na duvida...

Gosto do banco, e é o meu banco principal desde sempre... só que esses 2€ mensais estragam tudo para quem tem pouquinho...  >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu até estou numa posição vantajosa, já que sou associado dos antigos (pago 1€/mês) e uso isso para benefícios como o meu seguro de saúde.

É de realçar, que para além da composição dos juros, parece que no final do prazo pode haver uma distribuição extra de rendimentos. As taxas do prospecto são as mínimas garantidas.

Mas por acaso não vou fazer, já que entretanto apliquei o capital que tinha disponível no Privat a 5 anos (6%). Mas como neste caso não há capitalização de juros, pergunto-se se a diferença seria até não muito grande.

Alguém com mais paciência para a matemática que calcule a TIR disto do montepio, se tiver paciência  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

assumindo:

IRS : 22,4% (o ano passado estava a 20%, no futuro, quem sabe)

4000 €

Juros brutos acumulados: 929,95 €

impostos : 208,31 €

Juros líquidos : 721,64 €

valor resgatado na "maturidade" : 4721,64 €

cump

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Compreendo que o fato de estar associado também me pode trazer vantagens mas, pela minha experiência, nunca chego a usufruir das vantagens. Assim de repente, lembro-me do cartão jovem que nunca cheguei a usar.

O senhor do banco falou-me de um cartão que dá desconto de 6cent/litro nas bombas da repsol mas até neste caso não me interessou pois tenho desconto de 10cent/litro por causa do cartão continente nas bombas da Galp.

Bem, só me resta continuar a pesquisar o fórum à procura de ideias para aplicar os meus 5K pois parado é que ele não rende.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é: cerca de 4.9% TANB... Certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu até estou numa posição vantajosa, já que sou associado dos antigos (pago 1€/mês) e uso isso para benefícios como o meu seguro de saúde.

É de realçar, que para além da composição dos juros, parece que no final do prazo pode haver uma distribuição extra de rendimentos. As taxas do prospecto são as mínimas garantidas.

Mas por acaso não vou fazer, já que entretanto apliquei o capital que tinha disponível no Privat a 5 anos (6%). Mas como neste caso não há capitalização de juros, pergunto-se se a diferença seria até não muito grande.

Alguém com mais paciência para a matemática que calcule a TIR disto do montepio, se tiver paciência  :P

Isso é que é confiar no Privat  ;D ( Eu também confio e brevemente estarei a fazer o mesmo  :P )

- Celsan a mim deu-me cerca de 4,64% TANB. Só falta retirar os custos da jóia. Não é mau mas existe melhor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Compreendo que o fato de estar associado também me pode trazer vantagens mas, pela minha experiência, nunca chego a usufruir das vantagens. Assim de repente, lembro-me do cartão jovem que nunca cheguei a usar.

O senhor do banco falou-me de um cartão que dá desconto de 6cent/litro nas bombas da repsol mas até neste caso não me interessou pois tenho desconto de 10cent/litro por causa do cartão continente nas bombas da Galp.

Bem, só me resta continuar a pesquisar o fórum à procura de ideias para aplicar os meus 5K pois parado é que ele não rende.

Pede o cartão e dá-me lol, ando á procura de alguém com esse cartão há mesessss ehhehe

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Faça bem as contas. É que a maior parte das bombas da repsol (pelo menos em Lisboa) tem descontos de 5/6 cêntimos ao fim de semana. O que dâ 12 cêntimos por litro de desconto.

Agora que os decontos aos 3ºs domingos acabaram na Galp, os 10 cêntimos por litro são um desconto inferior.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No passado domingo reparei nisso.

Nas bombas aqui proximas: (gasóleo)

Galp fica por 1.3209€ (desconto dos 0.10€ em cartão)

Repsol fica por 1.3409€ (desconto dos 0.6€ cartão mutualista)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E em Setúbal o gasóleo na Respsol é 1.38€ menos 6cent fica em 1.32€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É certo que não é todos os postos.

Mas por exemplo aqui em lisboa (gasóleo)

Galp: 1,464€ -> 1,364€ com desconto

Rede energia: 1,382€ -> 1,362€ a partir das 22h

Repsol: 1,449€ -> 1,399€ aos fins-de-semana -> 1,339€ com mais o cartão Montepio

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rui pede ai mais um cartão para mim  ;D ;D ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É certo que não é todos os postos.

Mas por exemplo aqui em lisboa (gasóleo)

Galp: 1,464€ -> 1,364€ com desconto

Rede energia: 1,382€ -> 1,362€ a partir das 22h

Repsol: 1,449€ -> 1,399€ aos fins-de-semana -> 1,339€ com mais o cartão Montepio

Que grande diferença entre a Galp de lisboa e de outros locais :o

O cartão associado do Montepio é imediatamente pago com algumas idas às gasolineiras :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este produto está garantido pelo fundo de garantia de depósitos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este produto está garantido pelo fundo de garantia de depósitos?

Não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead