Visitante Pedro Santos

Emigrante em Inglaterra - tenho de pagar IRS em Portugal?

2 publicações neste tópico

Ora muito boa tarde,

Atraves do google search vim aqui parar a este forum, li alguns topicos e quer-me parecer que esta aqui muita gente que realmente percebe do assunto e talvez me possa elucidar nesta questão.

Um amigo disse-me que se nao me ponho a pau que Portugal vai-me cobrar impostos sobre o que ganho em Inglaterra?

Em Fev de 2003 a empresa para  qual trabalhava em Portugal despediu uma serie de pessoal, eu incluido, e fui para o desemprego.

Chegou a Janeiro de 2004 e decidi tentar a sorte em Inglaterra, dei-me bem, e ainda por ca estou, faz agora 9 anos.

Na altura, a unica coisa que fiz foi ir ao centro de emprego e pedir para pararem os pagamentos do subsidio de desemprego porque ia emigrar para Inglaterra.

Nunca mais tive contacto nenhum com entidades em Portugal, nunca fiz mais IRS ou sequer recebi cartas a pedir para fazer....sempre julguei que como nao estava em Portugal e como nao ganhava o meu dinheiro ai que nao havia problema.

Agora um amigo meu disse-me que não é bem assim e que Portugal pode vir a pedir-me dinheiro de impostos?

Eu ainda tenho a minha casa em Portugal, que esta alugada desde que vim para Inglaterra.

Alugada, mas nao oficialmente – na altura disse ao banco que nao conseguia vender a casa e que queria entregar pois nao ia pagar as prestacoes, eles disseram-me para a alugar mas para nao dizer nada...

E assim foi, a casa esta alugada mas nem cobre a prestacao toda, todos os meses tenho de mandar algum...portanto nem sequer é uma coisa em que esteja a fazer lucro....é mesmo so para manter aquilo a andar e nao parar de pagar completamentee deixar a casa ir para o banco.

Se alguem me puder aconselhar, agradeço..

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

podem de facto vir a chatear-te pois tu não tens a tua situação regularizada.

o que deves fazer é registar-te, aí em Inglaterra, como imigrante e residente no país - deves regularizar a tua situação ( residência, etc) no Consulado de Portugal  para ficares realmente "fora do país" e penso que deverás comunicar isso às Finanças - pois senão eles não sabem e podem vir a considerar que, sendo oficialmente residente em Portugal, tens que pagar o IRS do que ganhas aí fora - repara que se não regularizas a situação a tua residência oficial é cá...

se tens cá interesses (casa, p.ex.) eu até penso que deverias nomear um representante fiscal - alguém que receba por ti as notificações das finanças para pagamento de impostos (IMI, p.ex. ) ou em alternativa aderir às notificações eletrónicas por e-mail das finanças.

eu se fosse a ti ia ao Consulado mais perto daí onde estás e tratava disso..

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor