Tiago Pereira

Tempos para gestão bancária e pedidos de crédito

17 publicações neste tópico

Este tópico é um mini-repositório dos tempos que os bancos a operar em Portugal tomam para fazerem os primeiros passos básicos de uma gestão bancária comum: abrir conta, ativar conta (poder movimentá-la), e receção de cartões. Adicionalmente, desde 30/01/2014 que constam as informações relativas a tempos para análise de pedidos de crédito.

As informações aqui constantes não são vinculativas e estão sujeitas a desatualizações. Embora me comprometa a, na medida do possível, manter estas informações atualizadas, conto também com a vossa colaboração neste mesmo sentido. Obrigado  ;)

Por ordem:

1. Abertura de conta;

2. Ativação de conta;

3. Receção de cartões;

4. Acesso à plataforma web;

5. Pedidos de crédito (NOVO).

Tempos em dias (d).

» CGD - 0 dias | 7 dias | 14 dias | 0 dias | 14 a 21 dias.

» BCP - 0 dias | 0-1 dias | 4 dias úteis | 0 dias | 1-3 dias.*

» BES - 0 dias | 0-1 dias | 14 dias | 0 dias | 7-14 dias.

» SAN - 0 dias | 2-3 dias | 10 dias | 0 dias | 3-7 dias.

» BPI - 0 dias | 0 dias | 0/14-21 dias** | 0 dias | 14 dias

» BANIF - 0 dias | 0-1 dias | 14-21 dias** | 0 dias | 7-10 dias

» MG - 0 dias | 0-1 dias | Até 10 dias | 0 dias | 14+ dias

» CA - 0 dias | 0 dias* | 1-3 dias úteis | 0 dias | Até 7 dias

» BBVA - 0 dias | 0-1 dias | 7-10 dias | 0 dias | 10 dias

» BIC - 0 dias | 0-1 dias | 10 dias úteis | 0 dias | 7-14 dias

» PBANK - 0 dias | 0-1 dias | 7 dias úteis | Imediato | n.a.

» LJ-C - 0 dias | 0 dias | n.a. | 0 dias | Até 7 dias

» AB - 0 dias | 0 dias | 0 dias | 0 dias | 2-3 dias*

» BEST - 0 dias | 0-1 dias | 7-14 dias | 0 dias | 2-10 dias úteis

» BiG - 0 dias | 0-1 dias | 5 dias úteis | 0 dias | n.a.

» DB - 0 dias | 0 dias | 5 dias úteis | 0 dias | 7 dias úteis

Note-se que a aprovação de crédito é mais facilitada (desde sempre) nos bancos Millennium, ActivoBank, Santander e Banif. Em tempos também a CGD e o BES facilitavam, mas desde a crise do subprime essa facilitação terminou quase na totalidade.

------------

* Para a generalidade das operações de crédito; outras operações, mais específicas ou tailor-made, poderão ter tempos diferentes.

**

BPI: Cartão de débito definitivo é dado após o período de 6 meses do provisório terminar. Leva 1 mês a chegar. Cartão de crédito leva 14-21 dias.

BANIF: O cartão de débito leva duas semanas a chegar, o de crédito também, mas ao de crédito acrescenta-se até uma semana de análise de crédito por parte do gestor comercial da agência.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ideia interessante. Já dei o meu contributo. (riso maléfico de ter utilizado os poderes de MOD  :police: )

Tudo aquilo pus foi de memória. É possível haver alguma imprecisão no prazo para os cartões

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ideia interessante. Já dei o meu contributo. (riso maléfico de ter utilizado os poderes de MOD  :police: )

Tudo aquilo pus foi de memória. É possível haver alguma imprecisão no prazo para os cartões

Sem qualquer problema ;)

Fique à vontade para futuras modificações!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ai no Best não sei se será mesmo assim na activação, os papeis ainda vão para os serviços centrais e também depende do tempo que o cliente demorar a fazer o aprovisionamento... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ai no Best não sei se será mesmo assim na activação, os papeis ainda vão para os serviços centrais e também depende do tempo que o cliente demorar a fazer o aprovisionamento... ;)

Isso é que é estranho... Como é que no Activo, BCP, Bes, CGD e santander a abertura é imediata, e no Best demora tempo a processar a conta. Onde é que o sistema falha?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é que é estranho... Como é que no Activo, BCP, Bes, CGD e santander a abertura é imediata, e no Best demora tempo a processar a conta. Onde é que o sistema falha?

Onde vês que na CGD, BES, Santander e BCP é imediata?? na CGD demora até 7 dias, nos outros até 3 dias...não falei que no Best se demora uma ou duas semans, apenas disse que não é imediata, a validação é feita centralmente e não nos Centros, para alêm de nos centros não haver caixa para se fazer porventura um depósito, eu diria que 1 ou 2 dias será o mais correcto.

Ah atenção, acho que até viste mal, falas em abertura, eu não falo na abertura, falo na activação da conta, abertura sim é imediata.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho a informação que no BES a entrega dos cartões de débito personalizados bem como os de crédito estão com atraso. O meu esta nesse rol :/ É algo geral para o qual o BES nao tem previsão de data de resolução.

Por sua vez, a CGD não cumpre o prazo de uma semana, este e meramente indicativo. No meu caso ja vai em 8 dias e  nem conta ativa quanto mais cartões ou codigos... e na linha nem sabem ver o estado da abertura de conta! No BES fiquei com cartão de débito provisório, códigos e, quando os documentos foram todos entregues, a conta ficou ativa na mesma tarde menos de uma hora depois.

Ainda falava eu mal do BES, vai se a ver e é geral (não têm culpa) e os outros bancos fazem ainda pior. lol

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho a informação que no BES a entrga dos cartões de débito personalizados bem como os de crédito estão com atraso. O meu esta nesse rol :/ É algo geral para o qual o BES nao tem previsão de data de resolução.

Por sua vez, a CGD não cumpre o prazo de uma semana, este e meramente indicativo. No meu caso ja vai em 8 dias e  nem conta ativa quanto mais cartões ou codigos... e na linha nem sabem ver o estado da abertura de conta! No BES fiquei com cartão de débito provisório, códigos e, quando os documentos foram todos entregues, a conta ficou ativa na mesma tarde menos de uma hora depois.

Ainda falava eu mal do BES, vai se a ver e é geral (não têm culpa) e os outros bancos fazem ainda pior. lol

Então mas tu querias um banco publico melhor que um banco privado? :D

Agora a sério? Não abri conta na CGD por diversos problemas, um deles é o NÃO cumprir prazos... Tempo é dinheiro.

Realmente não estou a ver nenhum banco, com a tua idade, em que podes abrir conta e ficares com o cartão imediatamente.

D@vid, é verdade que a média, no Best, será de aprox. dois dias.

Eu falei por experiencia própria no santander e BCP. No Santander pude aceder no mesmo dia ao homebanking e transferir dinheiro dessa conta, assim como no BCP. Só no BEST é que demorou uma semana para ter o cartão nas mãos....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então mas tu querias um banco publico melhor que um banco privado? :D

Agora a sério? Não abri conta na CGD por diversos problemas, um deles é o NÃO cumprir prazos... Tempo é dinheiro.

Realmente não estou a ver nenhum banco, com a tua idade, em que podes abrir conta e ficares com o cartão imediatamente.

D@vid, é verdade que a média, no Best, será de aprox. dois dias.

Eu falei por experiencia própria no santander e BCP. No Santander pude aceder no mesmo dia ao homebanking e transferir dinheiro dessa conta, assim como no BCP. Só no BEST é que demorou uma semana para ter o cartão nas mãos....

Então olha, estão mesmo muito mal comigo, MiguLuso... :laugh: É que se há coisa que defendo é que tempo é dinheiro, e outra premissa de que parto na minha relação com o banco é que (salvo situações excecionais) eles têm de cumprir prazos para comigo. Da mesma forma que cumpro prazos para com eles, enquanto cliente, o inverso deve sempre acontecer exceto se por motivos complicados.

Fora o problema dos cartões de débito, o meu primeiro banco - o BES - já provou que cumpre prazos. E cumpre com folga, como já referi quanto ao tempo para a conta estar ativa e que, recordo, diziam que ao final do dia ou no início do dia seguinte assim estaria. Ou para o depósito que era suposto só ficar disponível no dia seguinte e ficou na hora. Só é pena ter um homebanking todo esterilizado para menores, só com acesso a consultas, carregamentos e pagamentos de serviços... embora seja possível fazer transferências bancárias na ATM.

Mas faltam-me cerca de 2 meses até à maioridade, isso passa bem e como já referi em sede própria eles foram e têm sido impecáveis para comigo, como referenciado em http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=6250.msg64019#msg64019 e http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=6250.msg63644#msg63644 .

Com a minha idade, só nos bancos que atribuem cartão de débito provisório. Esses bancos, que tenha conhecimento, são o BES e o BPI (garantidamente) e também o BCP penso que o faça. Todos os outros não o fazem e obrigam a aguardar pelo cartão - o que, como podes ver na tabela, é equivalente a desesperar...  ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então olha, estão mesmo muito mal comigo, MiguLuso... :laugh: É que se há coisa que defendo é que tempo é dinheiro, e outra premissa de que parto na minha relação com o banco é que (salvo situações excecionais) eles têm de cumprir prazos para comigo. Da mesma forma que cumpro prazos para com eles, enquanto cliente, o inverso deve sempre acontecer exceto se por motivos complicados.

Fora o problema dos cartões de débito, o meu primeiro banco - o BES - já provou que cumpre prazos. E cumpre com folga, como já referi quanto ao tempo para a conta estar ativa e que, recordo, diziam que ao final do dia ou no início do dia seguinte assim estaria. Ou para o depósito que era suposto só ficar disponível no dia seguinte e ficou na hora. Só é pena ter um homebanking todo esterilizado para menores, só com acesso a consultas, carregamentos e pagamentos de serviços... embora seja possível fazer transferências bancárias na ATM.

Mas faltam-me cerca de 2 meses até à maioridade, isso passa bem e como já referi em sede própria eles foram e têm sido impecáveis para comigo, como referenciado em http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=6250.msg64019#msg64019 e http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=6250.msg63644#msg63644 .

Com a minha idade, só nos bancos que atribuem cartão de débito provisório. Esses bancos, que tenha conhecimento, são o BES e o BPI (garantidamente) e também o BCP penso que o faça. Todos os outros não o fazem e obrigam a aguardar pelo cartão - o que, como podes ver na tabela, é equivalente a desesperar...  ::)

Tem calma Tiago, vai ver que chega depressa :D

Deixa la que, quando eu era menor, também tinha o homebanking todo pifado para mim. No BCP só podia ver o dinheiro. No BEST podia pagar coisas e pronto. No Santander nem tinha acesso.

Eu também achei estúpido poder fazer tudo no MB e nada no Homebanking, mas o BdP é que sabe...

No BCP também tive à espera por um cartão, visto que eles não fazem esse serviço....

Como podes ver, tens hoje os mesmos problemas que eu tinha dantes. Não tens nenhum banco que te coloque um sorriso na cara a 100%. Há sempre qualquer coisa que falha :D

Por exemplo, agora maior de idade, também tenho o problema de nunca ficar satisfeito. Os bancos sólidos, que oferecem juros bons no Depósitos a prazo cobram por tudo e mais alguma coisa. Os bancos online oferecem tudo , mas não têm juros bons... É complicado :D

Antes que me caia tudo em cima, devo dizer que tenho experiência na CGD através de 3 familiares, do qual nenhum está satisfeito :P

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem calma Tiago, vai ver que chega depressa :D

Deixa la que, quando eu era menor, também tinha o homebanking todo pifado para mim. No BCP só podia ver o dinheiro. No BEST podia pagar coisas e pronto. No Santander nem tinha acesso.

Eu também achei estúpido poder fazer tudo no MB e nada no Homebanking, mas o BdP é que sabe...

Eu espero e acredito que vá chegar, agora calma não é lá muito o meu forte  :laugh:

Confesso que não percebo a ideia de abrir uma conta e não poder fazer movimentações sequer, como foi no caso do BCP... e o pior é que isso mantém-se atualmente, tal como o não teres NetBanco no Santander. O BdP não quer nada com menores, está visto  :P

No BCP também tive à espera por um cartão, visto que eles não fazem esse serviço....

Informação muito útil, sem dúvida... pensava que eles fizessem. Entre esperar por um cartão e ter desde logo um provisório como foi no caso do BES, em meu ver a segunda é muito melhor. Mesmo que de acordo com o que eles referem, só leve 4 dias úteis a chegar.

Como podes ver, tens hoje os mesmos problemas que eu tinha dantes. Não tens nenhum banco que te coloque um sorriso na cara a 100%. Há sempre qualquer coisa que falha :D

Por exemplo, agora maior de idade, também tenho o problema de nunca ficar satisfeito. Os bancos sólidos, que oferecem juros bons no Depósitos a prazo cobram por tudo e mais alguma coisa. Os bancos online oferecem tudo , mas não têm juros bons... É complicado :D

Antes que me caia tudo em cima, devo dizer que tenho experiência na CGD através de 3 familiares, do qual nenhum está satisfeito :P

Cumps

Bem verdade, não se pode ter tudo, há sempre alguma coisa que falha :P

Agora, algo está de muito errado para a CGD falhar tanto... é que toda a gente se queixa deles (incluindo eu), é impressionante. São mesmo o patinho feio  :P

Fica bem  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Actualizada a mensagem inicial:

» adicionei a secção de tempos para acesso ao homebanking;

» acrescentei info nesta 4ª secção para CGD, BES, BANIF e ActivoBank;

» acrescentei info na 3ª secção para o BANIF.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa dos 5 dias para acesso web do Banif é que me espanta. Assim que a minha conta ficou activa já tinha acesso web.

Foi a indicação que me deram no Banifone... não sei até que ponto é que será verdade, mas foram os tempos que me foram indicados. Também achei um pouco estranho, de facto.

Se se verificarem mais relatos de que quem é cliente Banif teve normalmente o acesso disponível na hora altero aquela parte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Completei um pouco mais a tabela, mas há muita informação em falta...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A tabela será atualizada com as seguintes novidades:

» Nova formatação de tabela

» Acrescenta-se a coluna "Tempos de análise para pedidos de crédito" para os bancos ActivoBank, CGD, BCP e BPI.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A tabela está agora completa.

Foram atualizadas as informações relativas ao Crédito Agrícola, bem como para a nova designação transitória do BES - Novo Banco. Os bancos passam a estar representados em siglas para leitura mais linear da tabela.

Foi ainda atualizada a informação para o Banco Best, Banco BIG e Montepio, bem como foi adicionado o Deutsche Bank. Não tenho informações sobre o Banco Popular ou sobre a Caja Duero - se alguém as tiver que as forneça, por favor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead