Ramiro Costa

Os bancos cobram taxa pela utilização do cartão multibanco?

11 publicações neste tópico

Pela análise do meu extrato bancário, estou a verificar que sempre que eu realizo um pagamento com o cartão multibanco (no supermercado, na bomba de gasolina, numa loja de roupa,...), para além desse pagamento (débito), vem logo a seguir descontada/debitada uma verba pequena (e creio que proporcional ao valor da compra) com a designação "Compra POS".

Ora como eu utilizo o cartão de débito / multibanco com muita frequência no meu dia-a-dia, ao fim do mês, todas aquelas verbas, somadas, dão um valor bastante assinalável.

Isso significa que os bancos já estão a cobrar uma taxa pela utilização do cartão multibanco? É que eu não fui informado de nada!... 

Sabem dizer-me, p.f., qual é a razão de ser desta situação? Desde já o meu obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se não é indiscrição, de que instituição bancária é o seu cartão de débito?

Que tenha conhecimento, só há uma taxa de utilização nas bombas de gasolina de 0.50€, mas é para os cartões de crédito, e alguns bancos até a isentam.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu cartão de débito / multibanco é do Banif.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com tanto banco que isenta de tudo e mais alguma coisa essa taxa que você paga é um roubo. Mude de banco, é o mais sensato.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com tanto banco que isenta de tudo e mais alguma coisa essa taxa que você paga é um roubo. Mude de banco, é o mais sensato.

O amigo Ramiro a única coisa que pode fazer é fechar contas, mudar não muda porque já tem conta em vários  TiagoF :) :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muda a utilização que fazia no Banif e passa para outra, acho que se percebeu o que quis dizer. :laugh:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas esta questão surpreendeu-me totalmente!

Não fazia a mínima ideia que era LEGAL cobrar taxas (que, pelas minhas contas são proporcionais aos gastos) pela do cartão multibanco.

Amanhã vai ser o primeiro telefonema do dia! O meu "gestor" até vai andar de lado... (eu sei que o pobre não tem culpa, mas é ela que, perante mim, representa o banco).

Isto é só ROUBAR! Já não nos bastava o Gasparzinho...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a consultar o preçário do Banif e no ponto 3.4 "Operações com cartões", os cartões de débito estão isentos de qualquer comissão quando os pagamentos são feitos em euros e na EEE.

Poderá ter havido algum erro. Estas comissões com a designação "Compra POS" são novas ou aparecem desde que tem o cartão?

O melhor será mesmo falar com o gestor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Falei hoje com a minha gestora de conta e o "mistério" foi resolvido!

As pequenas verbas debitadas com a designação "Compra POS", ao que tudo indica, serão passagens pelos pórticos das ex-Scuts (tenho via verde e, quando não tenho escapatória ou estou com pressa, passo infelizmente por esses pórticos).

Mas como podia eu alguma vez imaginar do que se tratava??!! Agora "Compra POS" significa "Via Verde"??? Mas que chachada!...

Segundo a funcionária do banco me disse, outros clientes tinham já colocado essa dúvida, qual a razão de ser destes misteriosos débitos identificados como "Compra POS".

Não sei de quem é a responsabilidade disto (e se não podia ser imediatamente corrigida a descrição desta operação nos extratos dos clientes do banco), mas deixei ficar a reclamação.

Pelo menos, fiquei com a consciência tranquila, pois estava a pensar que este débito tinha alguma coisa a ver com o uso do meu cartão multibanco. Felizmente não tem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mistério resolvido :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Os pagamentos de portagens normalmente estão classificados como "Pagamento Baixo Valor".

O BANIF é imaginativo...

Cumps,

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead