bondpt

emglobamento aplicaçoes a prazo

5 publicações neste tópico

boa tarde, a minha duvida é a seguinte recebi uma carta do meu banco com a indicaçao que poderia englobar os meus rendimentos das apliaçoes a prazo para o IRS.

A minha duvida é se me vai compersar?

como faço esses calculos?

Sou solteiro, nao tenho despesas e tenho um ordenado bruto mensal que anda á volta de 1500€.

agradeço desde ja as voças respostas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde, a minha duvida é a seguinte recebi uma carta do meu banco com a indicaçao que poderia englobar os meus rendimentos das apliaçoes a prazo para o IRS.

A minha duvida é se me vai compersar?

como faço esses calculos?

Sou solteiro, nao tenho despesas e tenho um ordenado bruto mensal que anda á volta de 1500€.

agradeço desde ja as voças respostas.

Sabe o valor de todos os rendimentos que obteve de capitais? 1500€ solteiro sem filhos? desconta 15% por mês? sinceramente seja qual for o valor não é muito relevante, vai cair na taxa de 24,50%, dá-lhe a receber á volta dos 170€ e com englobamento pode chegar á volta dos 180€ mas dependendo do valor, se não tema  noção de quanto teve peça ao banco se lhe podem fazer esse apanhado, depois faça simulação e veja se compensa, mas como digo penso que não vai ser um valor relevante...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado pela resposta,

sim solteiro sem filhos, acho k a taxa é de 14.5.

podia-me dizer como faço os calculos?

para saber tb para o meu pai é que a taxa de irs mensal dele é de 24.

outra coisa ao emglobar nunca saimos prejudicados? podemos é nao ganhar certo?

abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado pela resposta,

sim solteiro sem filhos, acho k a taxa é de 14.5.

podia-me dizer como faço os calculos?

para saber tb para o meu pai é que a taxa de irs mensal dele é de 24.

outra coisa ao emglobar nunca saimos prejudicados? podemos é nao ganhar certo?

abraço

Pode-se se sair prejudicado claro, por isso é que é de englobamento facultativo, cabe ao contribuinte decidir se lhe convêm ou não, na generalidade ao se fazer as simulações se a taxa de IRS for abaixo da taxa aplicada aos produtos de capitais (no ano de 2012 começou nos 25%, passou a 26,50% ano de 2013 será de 28%) acaba por compensar, mas tem-se de fazer sempre a simulação antes e pedir até ao dia 31 de Janeiro as respectivas declarações de IRS, os cálculos são como se estivesses a fazer a simulação de IRS, há simuladores mesmo no Blog do Pedro um em excel muito bom, ou podes pedir aquem te tem feito o IRS nos outros anos...tens é de saber mesmo que rendimentos tiveram de DPs, Fundos etc em todos os bancos e simular com esses valores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O escalão dos 24,5% vai até rendimentos brutos de 18375€. Com 1500€ mensais deve ficar próximo do limite superior do escalão, logo é difícil dizer à partida se é vantajoso ou não.

Mesmo que os rendimentos de capitais façam o rendimento total passar ligeiramente acima dos 18375, isso não implica necessariamente que é desvantajoso. Tudo depende em quanto excede esse valor. Isto porque a taxa do IRS é progressiva, logo só o montante que excede os 18375€ é que é taxado com a taxa superior.

Por isso é que só com um simulador é que se pode tirar isso a limpo.

O simulador aqui do blog é suficientemente capaz para isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead