CAMP

Retenção na fonte, sim ou não?

9 publicações neste tópico

Olá! Gostaria de pedir ajuda sobre o seguinte:

No ano anterior não fiz retenção na fonte, até porque os valores que recebia eram irrisórios e não o justificava, mas este ano estava a pensar alterar essa situação para não vir a ter problemas, pois ainda não percebi até que ponto essa retenção é ou não obrigatória...

Ao efetuar a retenção tenho de alterar alguma coisa a nível de finanças? E qual será o valor dessa retenção? A empresa p a qual prestamos serviço faz logo a dita retenção certo?

Obrigado :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá! Gostaria de pedir ajuda sobre o seguinte:

No ano anterior não fiz retenção na fonte, até porque os valores que recebia eram irrisórios e não o justificava, mas este ano estava a pensar alterar essa situação para não vir a ter problemas, pois ainda não percebi até que ponto essa retenção é ou não obrigatória...

Ao efetuar a retenção tenho de alterar alguma coisa a nível de finanças? E qual será o valor dessa retenção? A empresa p a qual prestamos serviço faz logo a dita retenção certo?

Obrigado :)

Recibo verde? é obrigatória se passar dos 10 000€/ano, até esse valor não é obrigatório, mas pode sempre o fazer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, recibos verdes (esqueci-me de referir)... Mas só no final do ano será possível saber se ultrapasso os 10000€ ou não, pois não tenho trabalho certo e tenho receio de ter de pagar depois pelos meses todos... :(

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, recibos verdes (esqueci-me de referir)... Mas só no final do ano será possível saber se ultrapasso os 10000€ ou não, pois não tenho trabalho certo e tenho receio de ter de pagar depois pelos meses todos... :(

Obrigado

No acumulado do ano se ultrapassar os 10 000€ tens de comecar a reter no mês seguinte, assim como também IVA, dependendo da profissão, há algumas isentas de IVA.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hum, ok... obrigado

No meu caso a profissão é formadora e consultora

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também tenho dúvidas acerca deste assunto.

Venha a receber ou não mais de 10 000€ num ano, se não fizer retenção na fonte, as finanças irão fazer-me pagar no final do ano exatamente o mesmo valor que pagaria se fizesse?

Isto é, imagine-se que retenção na fonte 1000€ totais num ano. Se não o fizer, irão buscar-me esses mil€ no IRS?

Assim sendo qual a vantagem de não fazer retenção na fonte?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também tenho dúvidas acerca deste assunto.

Venha a receber ou não mais de 10 000€ num ano, se não fizer retenção na fonte, as finanças irão fazer-me pagar no final do ano exatamente o mesmo valor que pagaria se fizesse?

Isto é, imagine-se que retenção na fonte 1000€ totais num ano. Se não o fizer, irão buscar-me esses mil€ no IRS?

Assim sendo qual a vantagem de não fazer retenção na fonte?

Obrigado

Correção:

Isto é, imagine-se que retenho* na fonte 1000€ totais num ano

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correção:

Isto é, imagine-se que retenho* na fonte 1000€ totais num ano

A retenção da fonte não é mais que um pagamento por conta que se faz ao estado, ou seja, o valor do IRS é nosso, na altura de se fazer a declaração de IRS, depois de se colocar os rendimentos, despesas, etc etc, chega-se a algumas conclusões, ou reteve a mais, ou reteve a menos, ou nem uma coisa nem outra.

Imaginando recibo verde, valor total de rendimento bruto de 5000€ de prestação de serviços, solteiro, sem filhos sem despesas, tem um valor a pagar de IRS de 143€, agora imaginem o mesmo rendimento bruto mas descontou no ano 21,50% (1075€) irá receber 933€...se repararem vai dar a mesma coisa, não descontou nada durante o ano, mais rendimento liquido na carteira mas paga IRS, descontou, menos rendimento liquido mas recebe IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho uma questão para lhe colocar, sou trabalhadora independente a recibos verdes. Até este ano nunca ultrapassei os 10000€ de rendimentos anuais, ou seja, nunca fiz retenção na fonte.

No entanto, no próximo ano certamente irei começar a ultrapassar. A minha questão é a seguinte:

. Vamos supor que vou receber 16000€, até fazer os 10000€ posso não fazer retenção e apenas fazer nos outros 6000€?

. E desde o momento em que começo a fazer a retenção vou ter de fazer para sempre? Ou, no novo ano começa um novo ano civil também e apenas quanto passar os 10000€ ai fazer?

p.s. relativamente ao iva não terei de pagar porque sou terapeuta da fala

Obrigado pela informação

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead