Visitante Biatrice

Taxa IRS sobre no ultimo recibo de vencimento?

15 publicações neste tópico

Boa noite.

Queria saber uma coisa.

O meu recibo de vencimento de Outubro e Novembro dizia taxa de IRS de 24% e o de Dezembro diz 29,5%.

Há alguma razão para isso acontecer?

Atinge-se algum valor mensal/anual que possa fazer com que vá para desconto de 29,5%??

Aguardo resposta.

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Queria saber uma coisa.

O meu recibo de vencimento de Outubro e Novembro dizia taxa de IRS de 24% e o de Dezembro diz 29,5%.

Há alguma razão para isso acontecer?

Atinge-se algum valor mensal/anual que possa fazer com que vá para desconto de 29,5%??

Aguardo resposta.

Obrigado.

O vencimento é igual? não teve mais nada para alêm do vencimento? passou a ter menos dependentes?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O vencimento não é aquele mas quer em Novembro (que tive o subsidio de Natal) quer em Dezembro (que tive um prémio extra que costumo receber em Dezembro), foram mais ou menos os mesmos valores, com uma diferença de 29€...

Pergunto-me se haverá alguma razão especial para em Novembro ter sido 24% de taxa de IRS e em Dezembro 29,5%??

Pode ajudar-me?

Obrigado desde já!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O vencimento não é aquele mas quer em Novembro (que tive o subsidio de Natal) quer em Dezembro (que tive um prémio extra que costumo receber em Dezembro), foram mais ou menos os mesmos valores, com uma diferença de 29€...

Pergunto-me se haverá alguma razão especial para em Novembro ter sido 24% de taxa de IRS e em Dezembro 29,5%??

Pode ajudar-me?

Obrigado desde já!

Sem mais pormenores é complicado, pelo que entendo deverá ser solteira sem dependentes e terá um rendimento sujeito a IRS na ordem até os 2722€, que no mês de Dezembro supostamente passou para até 5111€ será?... não terá sido o Sub de Natal? que embora lhe tenha sido pago em Novembro geralmente a taxa cai em Dezembro (a maioria dos programas fazem dessa forma) mas o melhor é perguntar á sua entidade patronal, mas se mais pormenores não se consegue saber a razão, estou só a fazer suposições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o valor da retenção do IRS é tabelado, quem ganha 500€ paga x, quem ganha 100€ paga y. O processamento do subsidio de natal deve ser separado do processamento do restante. Se uma pessoa ganha 500 e retem x todos os meses é injusto no mês que recebe subsidio de férias e de natal reter uma percentagem superior ao normal, a percentagem retida é sempre a mesma.

agora se voce diz que recebeu um premio, é normal que o valor retido possa ter subido

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É como o Paulo disse, o vencimento mensal e os subsidios férias/natal são autonomamente taxados, pelo que não podem ser somados e assim influenciar a taxa de retenção.

E claro que a diferença está no tal prémio que é somado ao vencimento, logo fazendo subir o escalão de retenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou dar exemplos mais concretos...

No mês de Novembro o valor do recibo sem descontos seria de cerca de 5000€ com o vencimento, subsidio de Natal e o valor de horas extra e de 1 feriado realizado. Com os descontos de segurança social e de IRS e de quotizações e essas coisinhas o valor liquido foi de 3270€. Em Novembro a taxa de IRS foi de 24%.

No mês de Dezembro o valor do recibo sem descontos seria de cerca de 5000€ novamente (ate menos 40€ que no mês anterior) com o vencimento, metade de um subsidio de férias e um prémio de assiduidade correspondente a 70% do vencimento. Com os descontos de segurança social e de IRS e de quotizações e essas coisinhas o valor liquido foi de 2880€. Em Dezembro a taxa de IRS foi de 29,5%.

É possivel tendo mais em Dezembro como o subsidio de ferias e o tal premio a taxa subir para 29,5%???

Qual é a razao para tal subida?

Obrigado desde já.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou dar exemplos mais concretos...

No mês de Novembro o valor do recibo sem descontos seria de cerca de 5000€ com o vencimento, subsidio de Natal e o valor de horas extra e de 1 feriado realizado. Com os descontos de segurança social e de IRS e de quotizações e essas coisinhas o valor liquido foi de 3270€. Em Novembro a taxa de IRS foi de 24%.

No mês de Dezembro o valor do recibo sem descontos seria de cerca de 5000€ novamente (ate menos 40€ que no mês anterior) com o vencimento, metade de um subsidio de férias e um prémio de assiduidade correspondente a 70% do vencimento. Com os descontos de segurança social e de IRS e de quotizações e essas coisinhas o valor liquido foi de 2880€. Em Dezembro a taxa de IRS foi de 29,5%.

É possivel tendo mais em Dezembro como o subsidio de ferias e o tal premio a taxa subir para 29,5%???

Qual é a razao para tal subida?

Obrigado desde já.

Mesmo assim não é fácil :) assim a olho o 1º recibo teria no minimo 10 000€, vencimento (5000€) mais 1 subsidio de natal (5000€), o 2º teria pelo menos 11 000€, vencimento (5000€) mais 1/2 subsidio de férias (2500€) mais prémio (2500€)...não estou a afzer contas, mas até me parece que mesmo em meses normais devia de descontar mais que os 24%...:) :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mesmo assim não é fácil :) assim a olho o 1º recibo teria no minimo 10 000€, vencimento (5000€) mais 1 subsidio de natal (5000€), o 2º teria pelo menos 11 000€, vencimento (5000€) mais 1/2 subsidio de férias (2500€) mais prémio (2500€)...não estou a afzer contas, mas até me parece que mesmo em meses normais devia de descontar mais que os 24%... :) :)

Não... Não entendeu bem... Uma vez que está a falar de 10.000€ no valor do 1º recibo (vencimento de 5000€ e subsidio de Natal de 5000€) é porque não entendeu o que eu quis explicar.

Os 5000€ são o valor total do 1º recibo sem descontos, com descontos o valor liquido foi cerca de 3270€.

Não é vencimento de 5000€ que com subsidio de Natal dá 10.000€, nada disso...

O valor do 1º recibo nao é 10.000€, era bom, era...

5000€ é o valor do 1º recibo já com o subsidio de Natal mas sem descontos nenhuns aplicados.

Com os descontos aplicados em Novembro (segurança social + IRS + quotizações sindicais) a taxa de IRS foi de 24%.

Em Dezembro o valor sem descontos foram novamente cerca de 5000€ mas ai a taxa de IRS subiu para 29,5% e o valor recebido (liquido) foram cerca 2880€.

Gostava de saber o porquê da subida de 24% para 29,5% de um mes para o outro uma vez que o valor final sem descontos (e ja com os subsidios) é de 5000€ em AMBOS OS MESES.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois desta ultima explicação alguem consegue dar uma opinião mais concreta?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

repare em novembro recebeu cerca de 5000€, mas recebeu também o subsidio de natal, ou seja recebeu 2500€ relativos ao vencimento de novembro e 2500€ relativos ao subsídio de natal. A retenção na fonte para o IRS é feita separadamente a cada parte.

em dezembro recebeu 2880€, mais do que os 2500€ de cada parte que recebeu em novembro, basta esta diferença para ter subido de escalão e passar dos 24% para os 29,5%

o IRS é um imposto progressivo, quer dizer que quanto mais se ganha maior é a percentagem dos rendimentos que se paga

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não me devo é estar a explicar bem...    Conforme está a dizer que em Novembro recebi cerca de 5000€ (sim, recebi 5000€ ainda sujeitos a descontos), que não foi as contas que fez (2500€ de vencimento e 2500€ de subsidio de Natal) mas sim foram 2000€ do vencimento + 2000€ do subsidio de Natal + pagamento de 1 feriado e acertos do mês de participaçoes que são feitas na empresa, a TAXA DE IRS foi de 24% em Dezembro os valores atingidos iliquidos foram IGUAIS e aconteceu EXACTAMENTE A MESMA COISA...    OU seja, recebi cerca de 5000€ (iliquidos), 2000€ do vencimento, 1400€ de 70% do subsidio de férias, 1300 de um prémio e AQUI A TAXA DE IRS aplicada foi de 29,5%.  Quando diz que em Novembro recebi 2500€ do vencimento e do subsidio de Natal e que depois as taxas são aplicadas separadamente a cada parte ( no final deste mês fiquei limpos com 3270€), nao entende, que em dezembro fiquei com 2880€ já limpos também no total, foi o total que recebi em Dezembro.      Fez-me confusão a frase em que diz "em dezembro recebeu 2880€, mais do que os 2500€ de cada parte que recebeu em novembro, basta esta diferença para ter subido de escalão e passar dos 24% para os 29,5%".  Não entendi o que quis dizer com esta frase... Mais do que os 2500€ de cada parte que recebi em Novembro como?? Foi o valor total do que recebi... Pode explicar-me?  Em Dezembro recebi 2880€, mais do que os 2500€ de cada parte, COMO??? sao os 2880€ TOTAIS e limpos.    Não foi 2880€ para cada parte ou seja, não foram 2880€ x 2, O TOTAL RECEBIDO EM DEZEMBRO FOI 2880€. 

o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não me devo é estar a explicar bem...   

Conforme está a dizer que em Novembro recebi cerca de 5000€ (sim, recebi 5000€ ainda sujeitos a descontos), que não foi as contas que fez (2500€ de vencimento e 2500€ de subsidio de Natal) mas sim foram 2000€ do vencimento + 2000€ do subsidio de Natal + pagamento de 1 feriado e acertos do mês de participaçoes que são feitas na empresa, a TAXA DE IRS foi de 24% em Dezembro os valores atingidos iliquidos foram IGUAIS e aconteceu EXACTAMENTE A MESMA COISA...   

OU seja, recebi cerca de 5000€ (iliquidos), 2000€ do vencimento, 1400€ de 70% do subsidio de férias, 1300 de um prémio e AQUI A TAXA DE IRS aplicada foi de 29,5%.

Quando diz que em Novembro recebi 2500€ do vencimento e do subsidio de Natal e que depois as taxas são aplicadas separadamente a cada parte ( no final deste mês fiquei limpos com 3270€), nao entende, que em dezembro fiquei com 2880€ já limpos também no total, foi o total que recebi em Dezembro.   

Fez-me confusão a frase em que diz "em dezembro recebeu 2880€, mais do que os 2500€ de cada parte que recebeu em novembro, basta esta diferença para ter subido de escalão e passar dos 24% para os 29,5%". 

Não entendi o que quis dizer com esta frase... Mais do que os 2500€ de cada parte que recebi em Novembro como?? Foi o valor total do que recebi... Pode explicar-me? 

Em Dezembro recebi 2880€, mais do que os 2500€ de cada parte, COMO??? sao os 2880€ TOTAIS e limpos.   

Não foi 2880€ para cada parte ou seja, não foram 2880€ x 2, O TOTAL RECEBIDO EM DEZEMBRO FOI 2880€. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou supor novamente que a Beatrice é solteira sem dependentes, ainda não esclareceu este aspecto, no mês de Novembro teve 2000€ de vencimento + 1000€ de feriado e participações + 2000€ de Sub Natal, 2000€+1000€ são 3000€ e aqui penso que a taxa até deveria ter sido de 25%, a não ser que as participações não estejam sujeitas a desconto, confesso que não fui ver isso, o Sub de Natal deveria de ser num recibo á parte e aqui descontava 20%, se formos a juntar tudo dá 5000€ e então a taxa deveria ter sido de 29,5%.

Em Dezembro tem o vencimento de 2000€+1400€ de férias + 1300€ de prémio, a mim dá-me 4700€ e não 5000€, mas qualquer das formas mesmo para os 4700€ a taxa é de 29,5%..

Uma vez que continua com dúvidas e para nós é complicado responder de uma forma concreta á sua dúvida, porque só mesmo com o recibo na mão, aconselho a Beatrice a questionar a sua entidade patronal ou a contabilidade da mesma sobre esse aspecto, é uma dúvida legitima e portanto eles irão lhe responder concerteza  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

D@avid:

Obrigado pelos esclarecimentos. Sou casada, sem dependentes.

No mÊs de Dezembro também há umas participaçoes numas coisas da empresa que devem rondar os 300€, deve ter sido isso que não contabilizei.

Nao acredito que eles errassem mas sendo quantias semelhantes em Novembro e Dezembro (quando estao sem descontos porque no meu recibo aparece sem descontos e depois o total com descontos, que é o que recebo), e sendo quantias a volta dos 5000€ em ambos os meses, estranhei porque em Novembro a taxa de IRS era 24% e em Dezembro 29,5%.

Mas é melhor saber lá, é...

Obrigado.  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead