Nuno

Permuta de casa

3 publicações neste tópico

Olá

Gostaria de expor aqui um caso e pedir alguns conselhos numa situação de permuta de casa.

Poderá dentro em breve concretizar-se uma situação de permuta entre o meu apartamento e uma moradia com uma diferença de valores que deverá rondar os 35.000-40.000 €.

Segundo soube o IMT é devido sobre esta diferença e estando abaixo do mínimo estarei isento de pagar o imposto, mas as minhas dúvidas prendem-se relativamente à questão dos bancos e escrituras.

- Como costumam funcionar os bancos ao nível de empréstimos em situações de permuta ?

- Sendo que é feita apenas uma escritura e que havendo apenas lugar ao pagamento da diferença, como posso saber ao certo o valor a pagar de escritura e imposto de selo ?

Agradeço desde já as vossas sugestões, opiniões e conselhos.

Nuno

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola!

Estive para fazer uma permuta, mas por estupidez de um dos bancos envolvidos, acabei a fazer 2 escrituras...

Enfim, um desperdicio de dinheiro em impostos, só porque alguem que devia conhecer de fiscalidade, não sabia nada e nao autorizou.

Concluindo, do que eu soube, inclusive pelo notario que deu uma rabecada no gestor do banco:

- Fazes apenas uma escritura

- pagas impostos apenas sobre a diferença

- Se existir alguma hipoteca num terceiro banco, esta tera que ser liquidada, senao não vai existir escritura para ninguem :)

- Se possivel tenta fazer o emprestimo no teu banco, pois assim deve ser mais facil conseguir o refinanciamento.

- O valor a pagar pela escritura e imposto de selo é pago pelo que fica com o valor mais alto ou que paga a diferença, portanto tu!

Quanto a volores exactos, não consegues pedir uma simulaçao ao teu banco?

Nelson

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Nelson

Obrigado pela tua resposta.

Em principio o meu crédito irá ser contraído no mesmo banco onde o tenho actualmente, penso que o do dono da moradia não irá fazer no mesmo banco mas isso é uma situação que será ele a ter que resolver.

Eu tenho lido em todo o lado que será só feita uma escritura, vou tomar atenção a isso para não fazerem duas coisa que não faz sentido.

Quanto aos custos, vou para a semana ao banco ver o que me dizem e quais os custos, mas era já para me ir adiantando ao valor, pois também tinha a ideia que era por uma diferença.

No entanto, discordo aqui neste ponto:

- O valor a pagar pela escritura e imposto de selo é pago pelo que fica com o valor mais alto ou que paga a diferença, portanto tu!

Penso que isto é verdade para o IMT, no entanto não é obrigatório que o seja para as despesas de escritura e imposto de selo, mas vou tentar averiguar esta informação. No entanto, se é pela diferença também não é nenhuma fortuna, mas se for a dividir por dois então melhor.

Obrigado

Nuno

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead