D@vid

Optimus e ZON juntam-se

21 publicações neste tópico

Parece que está confirmada a fusão destas duas empresas, que impacto poderá ter nas respectivas acções?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente não deixa de ser curioso...

Se olharmos para o passado, sempre que havia especulação, as duas subiam! A mais actual: http://economico.sapo.pt/noticias/edp-e-zon-brilham-lisboa-lidera-ganhos-na-europa_157839.html

No entanto, como indica no processo da CMVM, a sonaecom vai-se fundir com a zon. Portanto é provável que a zon suba, do que a sonaecom...

No entanto, pode ser que estes títulos venham a ser suspensos, como já aconteceu antes: http://economico.sapo.pt/noticias/pt-suspensa-em-bolsa-apos-noticias-sobre-venda-da-vivo_95635.html

No geral, estes títulos vão subir... Qual deles é o que sobe mais e qual é o rumo do outro título, são ambas perguntas muito difíceis de responder :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto é francamente benéfico quer para a Zon, que fica forte também no móvel, podendo funcionar como um quadruplay, quer para a Optimus, que nunca teve uma gestão decente exceto nos dois primeiros anos e nunca teve o músculo que as suas concorrentes tinham.

Escrevam o que vos digo: com esta fusão nada será como dantes. A Optimus vai sofrer muitas alterações, talvez até mudanças de nome, posicionamentos, etc.

Ganham as duas com isto, mas ganha mais a Optimus que a Zon, porque finalmente tem um rumo decente. É a minha opinião ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E o consumidor o que ganha? menos concorrência....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E o consumidor o que ganha? menos concorrência....

Pelo contrário, e passo a explicar porquê  :)

A Optimus sempre foi operadora minoritária no negócio do móvel - neste momento tem 14,4% do mercado, contra +40% da tmn e da Vodafone. Ao que é que isso se deve? É que até 2002 esteve a crescer, e em 2002 ficava nos 20% de quota, dando mais estabilidade ao mercado...

Essa percentagem, de 14,4%, deveu-se à péssima administração que a Optimus teve todos estes anos. Aparte o início (primeiros 2-4 anos), esta atual administração falhou em toda a linha na missão de fazer crescer a Optimus - optaram por apostar no preço (uma obrigação natural da operadora dada a sua posição), mas esqueceram-se de apostar no brand value, na qualidade da marca e principalmente na qualidade dos seus serviços.

Desde 2002 foi só tiros nos pés:

» mudaram de agência da BBDO, que estava a criar uma identidade, para a EuroRSCG, que a destruiu por completo.

» em 2005 deixaram de ter uma linha de apoio a clientes aberta 24h/dia para ser só entre as 08h e as 24h, reservando o restante período para "serviços mínimos".

» o principal enfoque da operadora, competitividade no preço, foi subjugado pelas concorrentes que igualaram os tarifários. Ao mesmo tempo, começaram a copiar a concorrência e a Optimus começou a parecer-se exatamente igual às outras, sem diferenças.

» Serviços? Inferiores à concorrência quando devia ser o inverso. Por exemplo, nas faturas, e isto até hoje, nunca vem o custo das chamadas, quando nas concorrentes vêm. Desde 1998 que o sistema foi lançado, e assim ficou. Nada também de serviços que dariam dinamismo ao operador como desconto dinâmico consoante o volume de chamada, por exemplo.

Entre outras coisas que muito tempo levariam a explicar.

Portanto, se a Optimus falhou foi por culpa própria e por culpa da administração, mas também devido ao chamado efeito de rede. O mesmo se aplica ao Clix - falhou por falta de investimento na cobertura, e falta de investimento no serviço. Esta empresa falha em toda a linha por causa disto - falta de investimento.

O facto de se integrar com a Zon traz vários benefícios. Quase que garante que nada ficará como dantes na portadora da licença para números 93, porque quando a Zon entra nestas coisas é para ganhar, não é para ser minoritária... pelo que é de esperar um franco investimento no móvel. Isto beneficia os consumidores porque mais investimento = melhores serviços = menores preços = mais qualidade = mais clientes e assim sucessivamente, começando a beneficiar do efeito de rede.

No fixo, é mais a empresa que beneficia que os consumidores (embora a Clix represente ~1% do mercado, ou seja, é residual). Tem uma rede de fibra ótica já pronta em Lisboa e Porto que pode expandir, tem um acordo para as Redes de Nova Geração a nível rural que lhe dará presença em vários concelhos e que permitirá concorrer com a Cabovisão em inúmeras zonas onde antes não havia concorrência (o que beneficia o consumidor), expandindo a sua rede cablada, e tem uma adição líquida de clientes que rondará os 30 mil, entre fibra e ADSL, ganhando músculo face ao Meo.

Por outro lado, o facto de integrar a Optimus significa mais sinergias para quem é Zon, beneficiando de uma operadora que funciona em regime de quadruplay (tv+net+tel+mobile), tal como a Vodafone atualmente funciona, com as vantagens que daí se encaminham.

Esta fusão significa, acima de tudo, um boost autêntico no investimento no mercado móvel em Portugal, mas também um braço mais forte, capaz de falar de igual para igual e de ir muito, muito mais longe do que a Sonaecom enquanto Optimus alguma vez sonhou ir, porque tem outro músculo financeiro. Simultaneamente representa um outro boost no fixo, porque aumenta e muito a sua expansão de rede também para as zonas rurais e logo com fibra ótica, reduzindo a pressão que a rede cabo atualmente tem, ao mesmo tempo que ganha alguns clientes.

Normalmente diria que uma fusão como esta equivaleria a menos concorrência, tal como tu disseste e bem, mas neste caso não posso concordar. Isto é o que faltava ao mercado móvel em Portugal. Já ao fixo, vai dar uma excelente ajuda à Zon. Não tenho dúvidas que isto vá para a frente e que a fusão se concretize... é benéfico de todos os pontos de vista. E era esperado, também.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva a todos,

Com esta situação a compra de acções de ambas as empresas pode revelar-se um bom investimento?

Obrigado.

Cpts

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que sim, quer pelo potencial de valorização no imediato quer pelo potencial de valorização no curto prazo, diria uns 12 meses. ;)

Mas e somente a minha opiniao.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva a todos,

Com esta situação a compra de acções de ambas as empresas pode revelar-se um bom investimento?

Obrigado.

Cpts

A zon, por si só, de janeiro até hoje valorizou 22% aprox. e a sonaecom 24%.

No entanto, a meu ver, são as duas de risco alto. É de risco alto pois tivemos apenas um rácio de 1,3:1 de perda/ganho.

Agora... Poderemos esperar que haja um aumento de volume nos próximos dias, enquanto continuarem as reuniões e até à venda.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde a agradeço as V. Respostas.

No V. Entender qual das acções sonaecom ou zon terá um maior potencial de valorização até a decisão da fusão?

O objectivo e realizar uma maior valia no curto prazo.

Obrigado pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde a agradeço as V. Respostas.

No V. Entender qual das acções sonaecom ou zon terá um maior potencial de valorização até a decisão da fusão?

O objectivo e realizar uma maior valia no curto prazo.

Obrigado pela ajuda.

Na primeira pergunta já respondi em cima...

Volto a referir que os dois títulos possam vir a ser suspensos.

Eu pessoalmente ficaria fora devido ao volume de acções transaccionadas aumentar exponencialmente, podendo eu perder um pouco do capital investido num piscar de olhos, mas isso sou eu que sou mais conservador.

Neste caso apenas alerto para o facto de apenas abrirem ordens limite, e com as ordens stops já pendentes, devido aos preços poderem-se alterar repentinamente.

Para além disso, deveriam ter pensado em comprar as acções antes da compra... Agora já vão tarde para o comboio...

Alerto para mais uma coisa... Pode haver muita gente a querer comprar, o que cria um gap no mercado, mas também pode haver muitos accionistas que fazem uma tomada de mais valias e a vela poderá fechar a descer....

Dou este exemplo que aconteceu em 2010:

Quando apareceu esta noticia: http://economico.sapo.pt/noticias/pt-vende-vivo-e-entra-na-oi_95628.html

A pt, no dia seguinte, abriu com um gap de 6%, no entanto, fechou a valorizar aprox. 3% face ao dia anterior.

Espero ter ajudado.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E como era previsível...

http://economico.sapo.pt/noticias/zon-dispara-14-apos-anuncio-de-fusao-com-optimus_158590.html

A Zon disparou 13,72% e a Sonae disparou 10%. Brutais valorizações para quem comprou estas ações na semana passada! (os rumores já existiam desde 4ªf, sólidos).

Para mim ficou claro que quem ia subir mais era a Zon. No comunicado aos jornalistas a que tive acesso, ficava bem claro que a operação é de fusão entre a Sonaecom e a Zon, mas que era de integração da Sonae na Zon e não o inverso, pelo que o valor acrescentado seria para a própria Zon.

Apenas tive acesso ao mesmo demasiado em cima da hora... foi há instantes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E como era previsível...

http://economico.sapo.pt/noticias/zon-dispara-14-apos-anuncio-de-fusao-com-optimus_158590.html

A Zon disparou 13,72% e a Sonae disparou 10%. Brutais valorizações para quem comprou estas ações na semana passada! (os rumores já existiam desde 4ªf, sólidos).

Para mim ficou claro que quem ia subir mais era a Zon. No comunicado aos jornalistas a que tive acesso, ficava bem claro que a operação é de fusão entre a Sonaecom e a Zon, mas que era de integração da Sonae na Zon e não o inverso, pelo que o valor acrescentado seria para a própria Zon.

Apenas tive acesso ao mesmo demasiado em cima da hora... foi há instantes.

Sim foi isso mesmo, integração da Sonaecom na Zon...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda bem que frisaste esse ponto, porque quem comprou hoje já se entalou  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda bem que frisaste esse ponto, porque quem comprou hoje já se entalou  ;D

Sem dúvida hehe, tinha-se de antecipar a "coisa" :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sem dúvida hehe, tinha-se de antecipar a "coisa" :)

Ora nem mais!  ;D  Mas não é esse o segredo (ou um dos) para bons negócios? Saber antecipar as coisas! :)

E isto está a aquecer... http://economico.sapo.pt/noticias/berenberg-admite-opa-da-vodafone-sobre-a-zon_158727.html

De qualquer forma acho que é muito menos provável que isto aconteça. Não me parece que a Zon queira ser comprada pela Vodafone, nem me parece que os consumidores ou a empresa ganhem com isso. Ganha somente a Vodafone, que para um concorrente. É muito pouco provável que isto venha a acontecer com sucesso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o esquema da Vodafone se manter com os clientes da zon, muitos seriam os clientes a ficarem satisfeitos.

Vamos a ver:

- Preços mais baixos;

- Canais HD em todas as tv's da casa (com ou sem box);

- Qualidade de serviço maior.

Eu só tenho pena é da vodafone não existir na minha área, senão já tinha aderido :D

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assim send irá desaparecer a marca Optimus?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assim send irá desaparecer a marca Optimus?

Obviamente, além do mais não está de "acordo" com o novo acordo ortográfico - teem que se reinventar.

Aliás, por não quererem adoptar o novo acordo ortográfico - como eu os entendo, optaram pela fusão com a zon  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O veículo conjunto criado para lidar com a fusão chama-se, imaginem só... ZOPT.  :laugh:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A fusão deverá estar concluída, de acordo com as últimas notícias, até final de Março. Estão também a ser ultimados os detalhes dos relatórios a submeter às duas assembleias, que deverão ser aprovados sem reservas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead