paulolopesfoto

Direito ao subsídio de desemprego caso seja sócio gerente de outra empresa

36 publicações neste tópico

Boa tarde. A minha dúvida consiste em saber se tenho direito ao subsidio de desemprego caso seja despedido da empresa onde trabalho como trabalhador por conta de outrem quando sou ao mesmo tempo sócio gerente de outra firma (não remunerado). E como calculo que não tenha direito a minha pergunta é se tenho algum tempo estipulado para desistir ou transferir para outra pessoa a funçao de gerente de forma a poder assim garantir o pagamento do subsídio de desemprego. Muito obrigado.

Melhores cumprimentos.

Paulo Lopes

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião o subsidio será negado por causa desse outro cargo de gerente.

O que tem de fazer é renunciar à gerência.

Quando? Antes da situação de desemprego, para que à data não esteja vinculado a outro cargo.

Uma situação de desemprego invuluntário está sujeita a certas regras e a um pré-aviso da entidade patronal, o que lhe dará tempo para proceder à desvinculação da gerência.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela sua ajuda. Mas correndo o risco de parecer "picuinhas", não existe um período mínimo para rescindir o cargo de gerente? Porque segundo me disseram corro o risco da segurança social considerar que eu agi de má fé.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiz a mesma pergunta ao meu contabilista.

Resposta:

Quem tem direito ao subsídio de desemprego?

Trabalhadores nomeados para cargos de gestão desde que, à data da nomeação, pertencessem ao quadro da própria empresa como trabalhadores contratados há pelo menos um ano e enquadrados no regime geral de segurança social dos trabalhadores por conta de outrem;

2. Um gerente tem direito ao subsídio de desemprego?