Visitante enfNF

Trabalhador por contra de outrem + prestação de serviços

2 publicações neste tópico

Boa tarde a todos!

Andei a ler aqui o fórum e outros sites, mas sinceramente, continuo com dúvidas, possivelmente devido à minha experiência nestas questões.

Sou enfermeiro e tenho um contrato individual de trabalho a termo certo com um hospital público. No entanto, surgiu a oportunidade de trabalhar como prestador de serviços para outro hospital (em regime de disponibilidade, portanto, part-time).

Tenho algumas questões:

- Com o pagamento de quotas à Ordem dos Enfermeiros, tenho direito a um seguro de responsabilidade civil. Para além deste, tenho que adquirir outro tipo de seguro?

- Pelo que percebi, no primeiro ano estou isento de descontar para a SS pelos rendimentos obtidos através dos recibos verdes. No entanto, como já faço esses descontos pelo trabalho por conta de outrém, passado o ano de isenção, o que tenho que fazer? Mantenho 'automaticamente' a isenção, ou tenho que ir à SS fazer alguma coisa?

- Por aquilo que li, em função dos meus rendimentos, o regime simplificado é o mais adequado para mim. É preferível optar por retenção na fonte, de forma a não ter 'surpresas' no fim do ano fiscal?

- Recibos verdes electrónicos... são obrigatórios? Como funcionam?

- Em termos de declaração de IRS, teria que preencher as categorias A (trabalho dependente) e B (independente), certo?

Obrigado pela ajuda!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos!

Andei a ler aqui o fórum e outros sites, mas sinceramente, continuo com dúvidas, possivelmente devido à minha experiência nestas questões.

Sou enfermeiro e tenho um contrato individual de trabalho a termo certo com um hospital público. No entanto, surgiu a oportunidade de trabalhar como prestador de serviços para outro hospital (em regime de disponibilidade, portanto, part-time).

Tenho algumas questões:

- Com o pagamento de quotas à Ordem dos Enfermeiros, tenho direito a um seguro de responsabilidade civil. Para além deste, tenho que adquirir outro tipo de seguro?

- Pelo que percebi, no primeiro ano estou isento de descontar para a SS pelos rendimentos obtidos através dos recibos verdes. No entanto, como já faço esses descontos pelo trabalho por conta de outrém, passado o ano de isenção, o que tenho que fazer? Mantenho 'automaticamente' a isenção, ou tenho que ir à SS fazer alguma coisa?

- Por aquilo que li, em função dos meus rendimentos, o regime simplificado é o mais adequado para mim. É preferível optar por retenção na fonte, de forma a não ter 'surpresas' no fim do ano fiscal?

- Recibos verdes electrónicos... são obrigatórios? Como funcionam?

- Em termos de declaração de IRS, teria que preencher as categorias A (trabalho dependente) e B (independente), certo?

Obrigado pela ajuda!

- Um seguro de acidentes de trabalho ?

- Desconta para a CGA, certo? Se calhar na altura é melhor apresentar requerimento e apresentar provas (recibos, declaração da entidade patronal)

- Se vir que será uma quantia considerável capaz de influenciar de forma significativa o irs a pagar, pode ser preferível esse adiantamento (retenção). Se calhar o melhor era simular (simuladores irs) possíveis cenários.

- Penso que como a actividade é isenta de iva, pode comprar avulso os recibos numa repartição de finanças.

Mas até por comodidade é preferível emitir directamente no portal das finanças.

- Sim.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead