Visitante enfNF

Trabalhador por contra de outrem + prestação de serviços

2 publicações neste tópico

Boa tarde a todos!

Andei a ler aqui o fórum e outros sites, mas sinceramente, continuo com dúvidas, possivelmente devido à minha experiência nestas questões.

Sou enfermeiro e tenho um contrato individual de trabalho a termo certo com um hospital público. No entanto, surgiu a oportunidade de trabalhar como prestador de serviços para outro hospital (em regime de disponibilidade, portanto, part-time).

Tenho algumas questões:

- Com o pagamento de quotas à Ordem dos Enfermeiros, tenho direito a um seguro de responsabilidade civil. Para além deste, tenho que adquirir outro tipo de seguro?

- Pelo que percebi, no primeiro ano estou isento de descontar para a SS pelos rendimentos obtidos através dos recibos verdes. No entanto, como já faço esses descontos pelo trabalho por conta de outrém, passado o ano de isenção, o que tenho que fazer? Mantenho 'automaticamente' a isenção, ou tenho que ir à SS fazer alguma coisa?

- Por aquilo que li, em função dos meus rendimentos, o regime simplificado é o mais adequado para mim. É preferível optar por retenção na fonte, de forma a não ter 'surpresas' no fim do ano fiscal?

- Recibos verdes electrónicos... são obrigatórios? Como funcionam?

- Em termos de declaração de IRS, teria que preencher as categorias A (trabalho dependente) e B (independente), certo?

Obrigado pela ajuda!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos!

Andei a ler aqui o fórum e outros sites, mas sinceramente, continuo com dúvidas, possivelmente devido à minha experiência nestas questões.

Sou enfermeiro e tenho um contrato individual de trabalho a termo certo com um hospital público. No entanto, surgiu a oportunidade de trabalhar como prestador de serviços para outro hospital (em regime de disponibilidade, portanto, part-time).

Tenho algumas questões: