smateus

Esclarecimento de prazo para aplicação das mais valias

15 publicações neste tópico

Boa tarde,

Solicito por favor a vossa ajuda pois estou com duvidas relativamente ao prazo de aplicação das mais valias

passo a descrever a situação:

em agosto de 2010 comprei uma casa juntamente com o meu companheiro, que passou a ser a minha habitação propria permanente

dia 29 Novembro 2010 vendi a minha antiga casa e no anexo G do IRS de 2011(referente ao ano de 2010) declarei XXeur de mais valias que iria aplicar na minha nova casa.

agora em 2012 tenho de abater o valor que me falta, mas a duvida é se tenho de abater até 29 Novembro 2012 ou se tenho até final do ano fiscal, ou seja 31 Dez 2012 para aplicar o valor??

podem ajudar?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que tipo de investimento é?

Para aquisição ou para obras?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pretendo reinvestir na minha casa actual abatendo o valor da mais valia no emprestimo bancário

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Primeiro tenha em atenção que não é o valor da mais valia que tem de reinvestir.

Para "isentar" a totalidade da mais valia da venda da casa "velha", tem de reinvestir o valor da venda menos a amortização do empréstimo bancário da casa "velha" (caso tivesse empréstimo bancário).

Quanto à questão em si, tenho algumas dúvidas pelo seguinte:

- Se o reinvestimento foi para pagar uma casa adquirida antes da venda da casa "velha", então acho que deveria ter sido declarado na declaração de irs 2010 que tinha reinvestido nos ultimos 24 meses (24 meses antes de Novembro/2010 data da venda). Isto, apesar de só reinvestir efectivamente (pagar c/ dinheiro) depois da venda, pois só depois da venda é que viu o dinheiro. Mas o reinvestimento estava feito antes.

- Se o reinvestimento foi deixado para depois da venda, então teria de ser para uma casa comprada depois da venda da velha, ou para obras / ampliação da nova.

Este é o meu entender.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, é exactamente esse valor que pretendo reinvestir, ou seja,é o valor da venda menos a amortização do emprestimo antigo

é pretinente a sua questão e tem alguma lógica, mas julgo que o valor que pretendo reinvestir pode ser amortizado no emprestimo da minha actual casa e o banco emite uma declaração em como amortizei esse valor, ou será que não :-[  agora depois de ler o seu comentario ja estou com duvidas  :-[

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, e ainda esse caso de ter recorrido ao crédito para pagar a casa nova... ainda "confunde" mais a coisa.

Procure mais opiniões sobre isto. Porque posso estar enganado...

E vamos esperar a ver se mais alguém intervem no tópico...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dentro da minha experiência pessoal, o prazo para o re-investimento das mais valias no caso de compra é de 36 meses, sempre a contar do prazo da realização, contudo pelo que percebi pode considerar o prazo 6 meses antes ( retroactivos ) caso tenha dado algum tipo de sinal ou comprado algum terreno onde pretenda reinvestir.

no caso de construção ou obras é de 24 meses a contar do INICIO DA CONSTRUÇÃO, contudo tem 36 meses para reinvestir

Ex1: vendeu a casa a 13/12/2012 , mas só iniciou as obras a 13/12/2013 o prazo para concluir é a 13/12/2015

Vendeu a casa a 13/12/2012 mas iniciou as obras a 13/01/2013 o prazo para concluir é 13/01/2014

isto no caso de reinvestimento na casa propria, e atenção que o incio da obra tem que estar muito bem documentado (licença ou facturas + abertura do livro de obra).

Se reinvestir na compra de uma casa já construida tem 36 meses.

o valor a reinvestir é o valor da venda - custos

Ex: casa 250000 € com 125000€ custos de construção e 75000 € para o terreno gerou um lucro de 50000€ logo o valor corresponde a 50% do lucro pelo escalão de IRS desse ano ( provavelmente o escalão maximo de 43%... acho eu) logo 50000x0.5x0.43 = 10750 a pagar ao estado caso não reinvista

Julgo que isto é o correcto mas se não for o caso agradeço a vossa correcção.

espero que tenha ajudado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá!

Agradeço imenso a sua resposta e sim é o correcto, pois entretando o meu marido esteve a consultar a lei e é isso que diz, tenho 3 anos para reinvestir, como a venda foi realizada a 30 Novembro 2012, o prazo termina a 30 Novembro de 2013.

Mais uma vez obrigada pela atenção

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

smateus, o seu caso não é um reinvestimento na compra de uma casa comprada antes de vender a outra?

então como é que vai declarar esse reinvestimento nos 3 anos seguintes? se a comprou antes...

Em que ano vai declarar o reinvestimento? em 2013? e como vai provar que comprou a casa em 2013, se a comprou em 2010?

Ou afinal estamos a falar de obras?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a compra da nova casa foi feita em agosto de 2010 e a venda da antiga foi feita em Novembro de 2010, no IRS feito em 2011 que corresponde ao ano de 2010 preenchemos o anexo refente as mais valias onde declaramos os valores da venda da casa antiga e o respectivo valor que pretendemos reinvestir na nova, no IRS deste ano voltamos a preencher o mesmo anexo com algum valor que ja reinvestimos em obras, no proximo ano vamos reinvestir o valor total que será feito no abatimento do emprestimo à habitaçaõ que fizemos para a compra da nova casa. o banco passará a declaração do valor abatido à casa que será esse decumento que apresentaremos no IRS

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, como calcular as mais valias, de uma casa que foi entregue ao banco por 440 M€, para pagar os emprestimos das obras 300 M€) .

A casa resultou da compra de um terreno (120 M€) e de varios emprestimos para obras para construir a casa (300 M€).

obrigada,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Em 1984 comprei um terreno por (1.000.000,00 de Escudos) 4.987,98 € e em dezembro de 2012 vendi-o por 10.000,00 tenho que declarar as mais valias, a minha duvida é que a compra é anterior a 1989.

Cumprimentos

Obrigado

J. Oliveira 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Em 1984 comprei um terreno por (1.000.000,00 de Escudos) 4.987,98 € e em dezembro de 2012 vendi-o por 10.000,00 tenho que declarar as mais valias, a minha duvida é que a compra é anterior a 1989.

Cumprimentos

Obrigado

J. Oliveira 

Se não estiver classificado como "terreno para construção", em principio está excluído de tributação.

Apesar de excluído de tributação, a venda tem de ser declarada em anexo próprio (Anexo G1).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Por favor gostaria de um esclarecimento para a seguinte questão:

Tenho uma pessoa que recebe uma pensão anual de 3550 euros, e que comprou com outra pessoa em 1989 um apartamento no valor de 4300 contos.

Em 2012 vendeu a sua parte 50% por 25000 euros.

Ao preencher a declaração com estes dois valores apenas (não existe mais nada a declarar) constato que não existe nada a pagar às finanças. Estará correcto? Por favor agradecia a sua resposta o mais breve possível, pois eu queria fazer a declaração ainda hoje pela internet.

Muito obrigado pela atenção!

A.J.Faria

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Por favor gostaria de um esclarecimento para a seguinte questão:

Tenho uma pessoa que recebe uma pensão anual de 3550 euros, e que comprou com outra pessoa em 1989 um apartamento no valor de 4300 contos.

Em 2012 vendeu a sua parte 50% por 25000 euros.

Ao preencher a declaração com estes dois valores apenas (não existe mais nada a declarar) constato que não existe nada a pagar às finanças. Estará correcto? Por favor agradecia a sua resposta o mais breve possível, pois eu queria fazer a declaração ainda hoje pela internet.

Muito obrigado pela atenção!

A.J.Faria

Com a aplicação do coeficiente da desvalorização da moeda, essa venda gerou uma menos valia.

Logo, apesar de ser de declaração obrigatória, a venda do apartamento não tem qualquer influência no calculo de irs. Por isso, é normal não dar nada a pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor