Gonzo

SISTEMA DE INDEMNIZAÇÃO AOS INVESTIDORES SII

15 publicações neste tópico

Olá a todos,

Não começo pelo tema principal ao titulo porque quero apenas fazer uma nota introdutória:

- Queria fazer uma entrada a "pés juntos" à moderação do Fórum.

Podia fazer aqui um romance, fundamentado acerca do que se passa, no entanto queria chamar à atenção que um Fórum com publicidade aos "melhores" produtos mostra duas coisas: - Ou incompetência, ou (e aposto mais nesta), os Banners de publicidade, são "sempre aos mesmos". Muito se pode extrair daqui. E sabes bem do que falo...

Felizmente ainda há alguma cultura financeira e haja quem saiba separar o trigo do joio.

Concluo que, a Administração é boa em folhas de cálculo. De resto mostra-se muito básica.

ahh, já que falo nas folhas de cálculo: convém atualizarem a taxa de retenção de imposto de capitais para 26,5% - Até Dezembro.

PS: Se o tema abaixo descrito não se adequa à secção que escolhi, não o apaguem ou moderem, simplesmente movam-no.

É que a verdade dói e não basta carregarem no "delete".

Ao que interessa:

- Tenho lido aqui muito que grande parte das pessoas estão agarradas aos Depósitos a Prazo.

O Fundo de Garantia de Depositante, conforta-vos. É normal.

Muita gente prefere colocar 200.000€ em Depósitos a Prazo do que dividir o Capital por outro tipo de produtos que não Depósitos a Prazo.

Hoje em dia já existe um maior número de pessoas a virar-se para as Obrigações. As taxas superiores determinam muito para a decisão de abdicar dos DP's à procura de uma rentabilidade superior.

O Banco de Portugal não perdoa aos Bancos que derem taxas de DP's trezentos pontos base acima da Euribor. São altamente penalizados nos rácios de Capital.

Mesmo assim há bancos, que por tão desesperados estão entram pelo mar a dentro despreocupados com o aumento de Capital Social. Permitam-me a expressão: "Empurram com a barriga os problemas."

Quem gosta de ter uma base de segurança, saibam que existe o sistema que indemniza também em caso de uma entidade não conseguir cumprir com as suas responsabilidades.

Deixo-vos aqui a explicação com as FAQ's

http://www.cmvm.pt/CMVM/Sistema%20Indemnizacao%20Investidores/Pages/default.aspx

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS FREQUENTES DOS INVESTIDORES

SISTEMA DE INDEMNIZAÇÃO AOS INVESTIDORES

O que é o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII)?

Sem fazer publicidade a nenhuma Instituição há fundos de investimento de nível 1 de risco, com rendibilidade diárias elevadas (4.5%), sendo um fundo de fácil controlo.

Espero ter sido útil.

Qualquer questão é só perguntar.

G.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

À parte do tema , esta entrada é mesmo a "pés juntos" ... tanta critica , e dirigida! Eu sou recente no forum e gosto de o ler, de ajudar quando sei e perguntar quando não sei. Se há banners bons ou maus , se tem publicidade ou não é-me indiferente... para o caro Gonzo parece que não...

Bons posts!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que fundo de investimento é esse de risco1 com essa taxa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acredito que tenha sido lapso do utilizador. Repare que a taxa é diária.

Quanto ao sistema de indemnização, não é nada de novo. Aliás, já foi falado neste fórum. Tenha é cuidado na forma como o apresenta pois alguém menos conhecedor pode ficar com a ideia que com esta rede de segurança será impossível perder dinheiro com, por exemplo, ações, o que é de todo falso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ando por aqui desde 2008 e não me preocupa minimamente a publicidade que por aqui anda  ;)

Quanto ao SII embora já se tenha falado no mesmo, nunca é mais de relembrar que o mesmo existe.

Quanto ao fundo, penso que deveria dizer 4,50% ano e não diário, porque 4,50% diário seria 1600% e tal anual ahah, mas também nada que já não se tenha falado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Embora o SII tenha a sua utilidade, não é equivalente ao FGD dos fundos, já que não salvaguarda nada se a empresa que emite obrigações, por exemplo, não cumprir as suas responsabilidades.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nenhum lol... achar que se consegue aos 4,5% diários llol ... a falta de noção

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acredito que tenha sido lapso do utilizador. Repare que a taxa é diária.

Quanto ao sistema de indemnização, não é nada de novo. Aliás, já foi falado neste fórum. Tenha é cuidado na forma como o apresenta pois alguém menos conhecedor pode ficar com a ideia que com esta rede de segurança será impossível perder dinheiro com, por exemplo, ações, o que é de todo falso.

Qualquer pessoa menos informada LÊ o meu Tópico. As FAQ respondem a essa questão.

A Taxa do fundo que fala é, naturalmente, ao ano, no entanto com liquidez diária. Assumo que induzi em erro, sem quaisquer intenção.

No fundo, é o mesmo que fazerem um DP ao dia a 4.5%. J=(CxTxD)/3600

Não falo em nenhum banco em concreto pois, em tempos fiz publicidade a um certo banco que a Exma. Administração deste Fórum, vetou-me quaisquer comentários.

Censura, pura e dura! Pois aqui quem pode publicitar quem, é só a Exma. Administração deste Fórum que tira partido da situação.

Não se esqueçam que há o dever de informação!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

FGD dos fundos

Não percebi?

Fundo de Garantia dos Depósitos dos Fundos? É isso que quer dizer?

Remeto-o para o ponto 5 das FAQ relativo ao SII emitido pela CMVM.

Fundos é uma coisa Depósitos a Prazo é outra, assim como o FGD (Fundo de garantia Depósito) e SII (Sistema de indemnização aos investidores) é outra coisa.

Cada um com o seu papel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebi?

Fundo de Garantia dos Depósitos dos Fundos? É isso que quer dizer?

Remeto-o para o ponto 5 das FAQ relativo ao SII emitido pela CMVM.

Fundos é uma coisa Depósitos a Prazo é outra, assim como o FGD (Fundo de garantia Depósito) e SII (Sistema de indemnização aos investidores) é outra coisa.

Cada um com o seu papel.

O que o ruicarlov quis dizer, é que o SII não é exactamente a mesma coisa que o FGD, para as pessoas não pensarem que o SII é uma espécie de FGD dos fundos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Embora o SII tenha a sua utilidade, não é equivalente ao FGD dos fundos, já que não salvaguarda nada se a empresa que emite obrigações, por exemplo, não cumprir as suas responsabilidades.

Então deixo-lhe a pergunta:

- Para o caso de um cliente colocar 200.000,00€ em Depósito a Prazo. O que acontece aos restantes 100.000€ que não estão cobertos pelo FGD?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que o ruicarlov quis dizer, é que o SII não é exactamente a mesma coisa que o FGD, para as pessoas não pensarem que o SII é uma espécie de FGD dos fundos...

Ruicarlov,

Se reparar eu respondo a isso no quote que fez...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- Para o caso de um cliente colocar 200.000,00€ em Depósito a Prazo. O que acontece aos restantes 100.000€ que não estão cobertos pelo FGD?

Geralmente metem 2 titulares, se não meter, bye bye 100 000€ ahah.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o problema é esse colocam-se 2 titulares, ou divide-se esse montante por 2 bancos.

As classes de risco são bastante diferentes. Se colocarmos de parte o risco dos sistemas de garantia (porque ambos dependem do Estado), um depósito a prazo tem (observando o limite de 100k) garantia de capital. Já ações por exemplo, são bastante voláteis, e mesmo as obrigações estão diretamente ligadas à saúde financeira de quem as emite.

Acho que o tópico tem valor e isto merece ser divulgado, mas com o devido cuidado para não levar ninguém ao engano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ruicarlov,

Se reparar eu respondo a isso no quote que fez...  ;)

Hã? Qual quote? Ainda não tinha feito nenhum único quote neste tópico. Se calhar confundiu com o post do D@vid.

Pois eu não tenho dúvida que o sr. saiba que o SII não equivale a um FGD. Sim, se uma pessoa ler os links todos que aí pôs certamente não fica com dúvidas.

O que quis alertar foi que existem muitas pessoa que podem ler este fórum menos "intensivamente" que, olhando só para o seu 1º post,  ficar com uma ideia errada. Por esse motivo, nestes assuntos é sempre melhor frisar bem alguns pontos essenciais para evitar confusões.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor