ngbsam

IMI Pagamento parcial, após reavaliação de imovel

4 publicações neste tópico

Boa tarde !

Tenho uma dúvida sobre as regras da aplicação do IMI após a reavaliação do imóvel.

Um familiar comprou casa em 2003 cujo valor patrimonial era de 25.000 € (isenção IMI de 8 anos), em 2008 os fiscais das finanças fizeram uma reavaliação do imóvel por 70.000 € (isenção de IMI 8 anos, por ser valor menor a 157.500 €).

Mas começaram a pagar o valor de IMI sobre a diferença entre os 70.000 e os 25.000 €, ou seja, de 45.000 € !!!

Ao ligarem para as finanças da área de residência, disseram-lhes que as regras de isenção do IMI não se aplicavam a casos de reavaliação ... e que nem valia a pena pedir a isenção sobre esse valor !!

Eu acho que eles estão a ser burlados pelas finanças, pois o valor não chega aos tais 157.500€ para a isenção passar de 8 para 4 anos, como é que lhes podem pedir o pagamento do IMI ?

Alguém me pode esclarecer sobre este assunto?

Obrigado pela atenção e por eventual resposta

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E essa reavaliação em 2008 foi devida a quê? alguma ampliação ou restauração?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A reavaliação não foi em 2008 com afirmei, mas em 2009.

Essa foi feita devido a um restauro realizado pelo o antigo proprietário, que por ter declarado o valor como dedução das mais valias da venda do imóvel, levou o serviço de finanças locais irem à casa dos meus familiares para se assegurarem da obra feita e fazerem a reavaliação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, realmente era de esperar que mesmo com a alteração do valor tributário, devido a um facto anterior à aquisição, continuasse com a isenção pela totalidade por ainda respeitar as condições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor