joaopais

Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

327 publicações neste tópico

Eu acho que a idade da pessoa também é um fator a ter em conta! Não concordam?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Conta sim, se for para a velhice então secalhar DPS seria o melhor :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é verdade. Se tiver 80 anos e esperar viver mais 5... pode gastar 100k ano sem problemas (claro que poderão haver despesas de hospital inesperadas :)) mas isto dá 273 euros/dia ... já dá para uns bons almoços com os amigos!  8)
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OK, ok, falhou-me essa parte do FGD  :-[

Nesse caso eu variava por 5 ou 6... sendo que distribuia por DP, fundo, obrigações, CT... Como preferisse, depois de analisar, claro  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É preciso também ter em conta que seria necessário ter o dinheiro sempre disponível todos os meses, caso contrário chegava a uma altura e já não tinha capital à ordem para gastar. Poupanças com juros mensais existem muito poucas e normalmente os juros são reduzidos.

É muito arriscado a pessoa deixar de trabalhar assim de repente, acontece alguma coisa, algum imprevisto e já baralha as contas todas.

Também vai depender da vida de cada um. Eu conseguiria orientar a minha vida com 900€ mensais, desde que não pagasse uma fortuna de renda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro, mas por isso mesmo é que eu inicialmente falei em assegurar €m ano, e dps claro que deveria ter valores a render em alturas diferentes

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção, celsan, que nas contas devia começar a contar com os 28% de retenção, que ou me engano muito ou são para continuar nos próximos anos.

Há a tal história da inflação, mas isso também é um bocado relativo, pois depende que tipo de consumos fazemos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E vamos ver se esses 28% não irão para 30% ou até mais.

Eu acho um bocado arriscado deixar de trabalhar. Ainda assim muito depende da quantidade de despesas que a pessoa possa ter.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É necessário no mínimo 1 milhão sensivelmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obviamente esses valores dependerão, da idade, estou a considerar alguem na casa dos 35 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por esse valor eu só equacionava deixar de trabalhar talvez depois dos 50 anos (como idade psicológica), ou antes se o trabalho fosse penoso.

É preciso fazer bem as contas à vida e não entrar em deslumbramentos. Tudo depende da cabeça de cada um.

Há quem ganhe 700€/mês, gastando 700€. Mas se passar a ganhar 1.000€ e gastar 1.000€ de nada lhe serve o aumento, quando podia poupar 300€.

Tomara que muitos de nós tivesse esse dilema na realidade para resolver. É aproveitar para sonhar enquanto não se paga imposto. 8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É necessário no mínimo 1 milhão sensivelmente.

Acho exagerado, eu com 250 000€ já vivia de juros lol

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para chegar a esse valor apenas com o que sobra do ordenado nunca vou viver de juros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por esse valor eu só equacionava deixar de trabalhar talvez depois dos 50 anos (como idade psicológica), ou antes se o trabalho fosse penoso.

É preciso fazer bem as contas à vida e não entrar em deslumbramentos. Tudo depende da cabeça de cada um.

Há quem ganhe 700€/mês, gastando 700€. Mas se passar a ganhar 1.000€ e gastar 1.000€ de nada lhe serve o aumento, quando podia poupar 300€.

Tomara que muitos de nós tivesse esse dilema na realidade para resolver. É aproveitar para sonhar enquanto não se paga imposto. 8)

Sim estou a assumir, um poder de compra de 2000 euros mensais constantes (ou seja ajustados a inflação) para uma pessoa de 35 anos.

Seriam precisos 1 milhão de euros e mesmo assim, seria a contar que vivesse apenas até aos 75 anos ..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao vivias. basta fazer as contas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para chegar a esse valor apenas com o que sobra do ordenado nunca vou viver de juros

para isso é que se investe... para chegar a esses montantes... e nao nao é investir em DP's.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

para isso é que se investe... para chegar a esses montantes... e nao nao é investir em DP's.

DPs não é investir, é poupar com rendimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao deixas de precisar de pelo menos 1 milhao para viveres dos juros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em DPs acredito, agora numa carteira de Fundos,...preciso só 250 000/300 000€ ;D ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao... precisas mais.

a nao ser que aches que figures nos 0,01% melhores investidores do mundo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao... precisas mais.

a nao ser que aches que figures nos 0,01% melhores investidores do mundo.

Estou ao nivel do William Gross tens dúvidas? :) este tópico dava pano para mangas, já alguém falou também na questão dos custos, alguém pode ficar satisfeito com "juros" de 400€ por mês e outros que devido aos custos que têm precisam de uns 2000€, mas fazendo umas contas rápidas, 300 000€ aplicados no fundo de tesouraria de risco 1 com 15 meses de rentabilidade positiva nos últimos 15 meses e com médias de valorização mensal a rondar os 0.33% liquidos (4%anuais) falamos numa mais valia mensal de 990€/mês...não chega? a mim chegava lol

Mas saliento que não ia colocar tudo nesse fundo claro, é só um exemplo que a meu ver não se precisa de 1M ou de 500k para se ter uma mais valia mensal interessante, não obstante, se falarmos em 500k, e se uma pessoa tem despesas mensais fixas de 500€, seriam precisos 83 anos para esgotar os 500k...já pensaram nisso? :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas pessoal,

acho que a premissa aqui é usar apenas os juros, sem mexer no capital.

Fiz umas contas em cima do joelho e calculei que com uma taxa de inflação a 2% os preços dos bens duplicam em 35/36 anos.

Ou seja, na pratica a "anuidade" recebida ao fim de 35/36 anos daria para comprar o equivalente a metade dos bens comprados na data inicial.

Acho que dá que pensar... Isto assumindo que nunca se toca no capital inicial, sem investir nenhuma parte dos juros, claro.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou ao nivel do William Gross tens dúvidas? :) este tópico dava pano para mangas, já alguém falou também na questão dos custos, alguém pode ficar satisfeito com "juros" de 400€ por mês e outros que devido aos custos que têm precisam de uns 2000€, mas fazendo umas contas rápidas, 300 000€ aplicados no fundo de tesouraria de risco 1 com 15 meses de rentabilidade positiva nos últimos 15 meses e com médias de valorização mensal a rondar os 0.33% liquidos (4%anuais) falamos numa mais valia mensal de 990€/mês...não chega? a mim chegava lol

Mas saliento que não ia colocar tudo nesse fundo claro, é só um exemplo que a meu ver não se precisa de 1M ou de 500k para se ter uma mais valia mensal interessante, não obstante, se falarmos em 500k, e se uma pessoa tem despesas mensais fixas de 500€, seriam precisos 83 anos para esgotar os 500k...já pensaram nisso? :P

Sim tenho dúvidas.

Eu não acredito que estás a usar rentabilidades passadas para extrapolar o que consegues no futuro.

Mas adiante.

De qualquer das formas, 4% anuais ok. 990 euros anuais chega para ti AGORA. No entanto tens que actualizar esses 990 euros ao longo dos anos.

Ou seja, daqui a 30 anos imagina não podes receber 990 euros, tens que receber para ai 2000 euros para MANTER o teu poder de compra actual de 990 euros.

É ai que tu tas a falhar.

Mas se há duvidas fica aqui:

Pessoa de 35 anos, que viva até aos 80 (e nem vamos considerar o aumento das despesas quando se chega à 3a idade).

Também não vamos considerar impostos (porrque para teres 4% ao ano, precisas de na verdade uma rentabilidade de 5,5% ao ano) e não vamos também considerar a volatilidade ou o desvio padrão (que diga-se é importante).

Precisas de no mínimo 530 mil euros (com estas premissas todas)

reformag.png

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ve-se realmente que não percebes muito do que estás a falar quando dizes que precisavas de 89 anos para esgotar 500 mil euros ...

35-4'0 anos e já ias com uma sorte ... a gastar 1000 euros por mes (e dizme alguem que para viver só precisa de 400 euros mensais sem dificuldades?) ninguém ... a não ser que ainda sejas um jovem e sem qualquer tipo de responsabilidades.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor