joaopais

Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

265 publicações neste tópico

Boa noite a todos

Existe uma questão que me deixa sempre a pensar. Estando eu neste momento ainda a coleccionar dinheiro e a obter rendimentos extra através dos juros, qual será o montante necessário para uma pessoa, se assim quiser, despedir-se do emprego e vir para casa ressonar a viver à pala dos juros dos depósitos a prazo?

Tendo em conta um juro limpo de 3,75%, tem-se que uma pessoa com 300 mil euros em depositos consegue viver com 937,5 euros/mês. Uma pessoa com 500 mil euros vive com 1562,5 euros/mês.

Será que compensa por exemplo vender uma casa de 500 mil euros e despedir-se do emprego de seguida, ou seja, deixa-se de receber remuneracao mas também liberta-se dos impostos relativos a essa casa. Mete-se o dinheiro a render, aluga-se uma boa casa por 800 euros e ainda se tem 700 e tal euros para o resto das despesas...isto sem se levantar do colchão.

Alguém já pensou neste tipo de estratégia? Qual será o montante minimo necessário em depositos para se ter uma vida normal (alugar casa 3 assoalhadas + carro e despesas normais) vivendo apenas dos juros dos depositos a prazo?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma pergunta na qual nunca tinha pensado, mas contêm um problema a inflação se hoje com o exemplo que escolheste consegues viver bem com 1562,5 euros mês daqui a 10 anos com a inflação anual de 3% com esse dinheiro comprarás muito menos coisas logo nesse calculo terias de descontar a inflação anual de modo a manteres o mesmo poder de comprar. ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o Dino. Como se vive dos juros, o capital sera sensivelmente constante, perdendo-se o montante de acordo com a inflação.

Terá de haver um montante dos juros equivalente à inflação que terá que ser capitalizado, não pudendo ser usado.

Sendo assim, é uma questão de saber com quanto por mês é que uma pessoa consegue ter uma vida digna, o que varia de acordo com o estilo de vida de cada um.

Seria uma vida bastante instavel, na minha opiniao. Não podias usar o dinheiro para imprevistos e estarias dependente da variação das taxas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente não tive em conta a inflação. Mas tendo em conta que vamos estar em crise nos proximos 20 anos penso que mesmo que o custo de certas coisas aumente, também o custo de outras coisas irá diminuir, pelo que existirá sempre um balanceamento e portanto poderemos desprezar a inflação (será que isto será verdade?)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que é que vai diminuir de preço nas proximas décadas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que é que vai diminuir de preço nas proximas décadas?

o preço do trabalho.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rendas da casa por exemplo digo eu. Se ninguem te aluga a casa porque não tem dinheiro, então vais ter de baixar a renda, porque se não alugares a casa também ficas a arder. E assim entramos num ciclo vicioso onde algumas coisas também vão ter de baixar acho eu

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para compensar mais um bocadito, em vez de 500 000€, usas só 450 000€ os 50 000€ compras uma casinha boa em leilão e alugas por uns 300€ pelo menos, a juntar aos juros dá uns 1700€...já é bueno :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o preço do trabalho.

Pois, mas ao viver-se de juros, não se compra trabalho, compram-se produtos que concorrem numa economia de mercado, certo?

será que as rendas podem descer indefenidamente? de caminho um senhorio tem prejuizo por não cobrir o imi. e se a economia fica assim tao mal, eu nao esperava receber bons juros.... pois quem é que os vai pagar?

se uma pessoa tem 500 mil euros, dependendo da idade que tiver, ainda pode ter uma vida muitissimo boa.

O dinheiro a render no banco é mais para MANTER o que se tem do que para viver disso.

cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

com 500 000€ eu vivia de juros de obrig. arranjava uma que tivesse um cupão real de 8% e no final ainda recebia a valorização no reembolso o que iria cobrir a inflação.

Comprava 5 obrigações da esfg2019

6875*5*0.715/12= 2048€ por mês e já conto com 28.5% de imposto

e em 2019 ainda recebia mais 15000 no reembolso isto se não a vendesse antes

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

com 500 000€ eu vivia de juros de obrig. arranjava uma que tivesse um cupão real de 8% e no final ainda recebia a valorização no reembolso o que iria cobrir a inflação.

Comprava 5 obrigações da esfg2019

6875*5*0.715/12= 2048€ por mês e já conto com 28.5% de imposto

e em 2019 ainda recebia mais 15000 no reembolso isto se não a vendesse antes

Só em obrigações? hehe, para sermos mais conscientes, parece-me que o joaopais falou de algo genérico, porque niguém no seu perfeito juizo ia colocar 500 000€ só em DPs, Obrigações ou seja no que for, teria de ser sempre numa carteira diversificada, não só para aumentar o "juro" como reduzir o risco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado desde já pelas respostas.

Qual será portanto o montante que consideram necessário para garantir independencia financeira, ou seja, poder largar o trabalho e viver apenas dos proveitos dos investimentos? Algo perto dos 500 mil euros?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado desde já pelas respostas.

Qual será portanto o montante que consideram necessário para garantir independencia financeira, ou seja, poder largar o trabalho e viver apenas dos proveitos dos investimentos? Algo perto dos 500 mil euros?

Isso não será fácil de responder como deves de calcular, depende do valor que achas que seria suficiente e sobretudo onde estarias confortável em investir esses 500 000€, digamos de passagem que com 500 000€ dá para brincar, e só um inconsciente é que não consegueria viver só de juros, dividendos e mais-valias desse montante, até com 250 000€ acho que eu conseguia quando mais com o dobro haha!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E será que consegue vender a casa por 500 mil euros nos tempos que correm?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com 250 000€ tambem acho que já se vive "normalmente" apenas dos juros. De referir que para estes valores começam a surgir vários investimentos interessantes. Por exemplo, para DP's de 100 000€ muitos bancos  oferecem taxas melhores dos que as anunciadas. E com 100 000€ tambem ja se subscrevem várias obrigaçoes interessantes que, por terem valores nominais altos, não estão acessiveis a muitos investidores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com 250 000€ tambem acho que já se vive "normalmente" apenas dos juros. De referir que para estes valores começam a surgir vários investimentos interessantes. Por exemplo, para DP's de 100 000€ muitos bancos  oferecem taxas melhores dos que as anunciadas. E com 100 000€ tambem ja se subscrevem várias obrigaçoes interessantes que, por terem valores nominais altos, não estão acessiveis a muitos investidores.

Nem mais, sem contar com os fundos, que dá para "brincar" hehe, uma carteira de 100 000€ em fundos é rentabilidade positiva quase garantida, uns podem descer, mas outros sobem... eu bem tento plo menos jogar no totobola, mas continuo com a maluqueira de colocar o Sporting a ganhar como hei-de ter dinheiro para investir? assim nunca mais  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muda de clube  ;)

Pelo menos para o Sporting B he he he

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muda de clube  ;)

Pelo menos para o Sporting B he he he

Amiga, eu sou do Glorioso ahha, mas no totobola tenho de jogar com a cabeça e não com o coração ahha, embora, de facto no caso do Sporting a coisa tem corrido mal ahaha.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, ok... Julguei que fosses do Sporting., mas... mesmo assim... olha que o Porto...  ;)

Lol, brincadeira minha...  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, ok... Julguei que fosses do Sporting., mas... mesmo assim... olha que o Porto...  ;)

Lol, brincadeira minha...  :D

O Porto meto sempre a ganhar ahhaa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas não fugindo ao assunto:

Um deposito de 500.000,00€ no privat a um ano 5.45% daria um rendimento no fianl do ano de 20.721,35€, cerca de 1726€ por mês. Creio ser bem suficiente, mas claro está, tudo depende do nivel de vida de cada um.

Como neste momento o privat, é o que melhor taxas tem, e não querendo colocar os ovos todos no mesmo ninho, simulemos que divide por 3 bancos esses 500.000,00€ e que consegue uma média de 4.5% (creio que o consegue facilmente). No final do ano terá: 17.109,00€, cerca de 1425€ para gastar por mês...

Calculo que tendo esse montante e sendo seu desejo, pode deixar de trabalhar :)

Considerar ainda e apenas que a simulação que fiz é a um ano, logo terá que ter disponivel dinheiro para o primeiro ano...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Um deposito de 500.000,00€ no privat a um ano 5.45% daria um rendimento no fianl do ano de 20.721,35€, cerca de 1726€ por mês. Creio ser bem suficiente, mas claro está, tudo depende do nivel de vida de cada um.

Como neste momento o privat, é o que melhor taxas tem, e não querendo colocar os ovos todos no mesmo ninho, simulemos que divide por 3 bancos esses 500.000,00€ e que consegue uma média de 4.5% (creio que o consegue facilmente). No final do ano terá: 17.109,00€, cerca de 1425€ para gastar por mês...

Considerar ainda e apenas que a simulação que fiz é a um ano, logo terá que ter disponivel dinheiro para o primeiro ano...

Só isso bastava hehe, no entanto acho muito modesto a nivel de investimento, tudo em DPs...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas quem iria meter 500.000€ no Privat ou outra instituição num DP,se nem estava coberto pelo FGD??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas quem iria meter 500.000€ no Privat ou outra instituição num DP,se nem estava coberto pelo FGD??

A celsan falou en distribuir por 3 bancos...mesmo assim não apanhava o FGD...mas isso é um exagero 500 000e só em DPs...digo eu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead