TM

1º ano Recibos verdes e IRS (dúvida!)

28 publicações neste tópico

Com um rendimento anual de cerca de quase 7000 euros, no primeiro ano a recibos verdes e sem ter feito retenção, posso esperar ter de pagar mais ou menos quanto de irs? Tenho algumas despesas de saúde e tecnologia a apresentar, mas nem sei em que percentagem são contadas.

Desculpem, não percebo nada disto! Precisava de uma ajudinha para saber se vou ficar enrascada com as despesas do IRS!!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Consulta a parte final deste tópico onde há referência a alguns simuladores: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,58.msg7680.html#msg7680

Sem ter feito qualquer espécie de descontos é de esperar que pagues alguma coisa de IRS. Até porque o montante fica um bocado acima do salário mínimo nacional... mas, para já, não deve ser muita coisa...

Seja como for, pela análise dos campos dos formulários da declaração de IRS chegas mais ou menos facilmente à conclusão sobre o que podes ou não abater... e as contas são feitas pelos simuladores automaticamente - mesmo que metas mais despesas que as que podes deduzir, eles fazem os acertos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tal como já indiquei para outro membro aqui do nosso forum, se eventualmente precisares de ajuda no preenchimento da simulação que é a melhor maneira e mais rápida de tirar todas as dúvidas, entra em contacto para este tópico que te ajudo com todo o gosto, até porque,  trabalho actualmente por conta de outrém e a recibos verdes,também estou em início de carreira, e, portanto, tenho muita curiosidade e interesser em prever aquilo que futuramente será uma melhor opção em termos de oportunidades profissionais e expectativas de encargos associadas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tinhas de ser muito mais especifica  :P se os rendimentos são vendas, se são prestações de serviços em hotelaria, se são outras prestações, casada etc etc...se for outras prestações e se não declarares nenhuma despesa e se és solteira pelo menos 315€ pagas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@ radical_pt: Obrigada. Ainda não tive oportunidade de experimentar o simulador porque quando tentei nao consegui instalar e tenho de voltar a fazer isso, mas se tiver alguma dificuldade - devo ter - peço ajuda.

@ D@vid: É esse o caso..outras prestações e solteira. Tenho algumas despesas pa apresentar com material informático e de saúde. Por exemplo, também ainda estou a tirar a carta: isso é uma despesa que possa apresentar?

O melhor é mesmo experimentar o simulador para ver tudo direitinho.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@ radical_pt: Obrigada. Ainda não tive oportunidade de experimentar o simulador porque quando tentei nao consegui instalar e tenho de voltar a fazer isso, mas se tiver alguma dificuldade - devo ter - peço ajuda.

@ D@vid: É esse o caso..outras prestações e solteira. Tenho algumas despesas pa apresentar com material informático e de saúde. Por exemplo, também ainda estou a tirar a carta: isso é uma despesa que possa apresentar?

O melhor é mesmo experimentar o simulador para ver tudo direitinho.

1- Para poderes operar com o simulador, tens de instalar previamente o programa do Java actualizado no teu computador. quer tenhas ou não verifica se tens a versão mais actualizada aqui: www.sun.com e podes até escolher o idioma...

2- Despesas de material informático são aceites, desde que ainda frequentes algum grau de ensino, ao contrário das relativas à carta de condução, que não é considerado curso de formação.

Já as despesas de saúde tenta apresentar o máximo possível (uma dica off-record: se tiveres algum familiar, reformado ou assim,que tenha recibos, nomeadamente da farmárcia,que deles não precise por ter poucos rendimentos e não tenham nome nem n.º de beneficiário, podes "reciclá-los", ou pedir para passarem a pedir no teu nome ;D).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com a carta não  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a Todos,

Já agora também tenho uma dúvida...

Sou solteiro , tenho a prestação da casa e tenho meu trabalho em Espana. Ganho por la e desconto lá.

Em Portugal tenho recibos verdes e ganho anualmente à volta de 400 euros, por comissões.

A minha pergunta é:

1.Posso incluir despesas como água , luz , etc'?

2.Posso incluir a casa?Médicos , etc?

Abraço a todos ,

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, boa tarde!

Acabei de me registar neste fórum pois tenho algumas duvidas acerca dos recibos verdes e IRS, algumas já consegui tirar a ler tópicos e outra agradecia que me ajudassem.

Vou colectar-me agora nas finanças para poder começar a passar recibo verde, trabalho numa Universidade.

A minha dúvida é a seguinte:

Falei com uma pessoa que passa recibos que me disse que se me colectar no CAE 1519- Outros prestadores de serviços, a retenção na fonte é de 10% e não 20%. Alguém me sabe dizer se é mesmo assim?

Já analisei a lei mas não consegui concluir nada.

Se me puderem ilucidar agradeço. :)

Obrigadinha.

Raquel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, boa tarde!

Acabei de me registar neste fórum pois tenho algumas duvidas acerca dos recibos verdes e IRS, algumas já consegui tirar a ler tópicos e outra agradecia que me ajudassem.

Vou colectar-me agora nas finanças para poder começar a passar recibo verde, trabalho numa Universidade.

A minha dúvida é a seguinte:

Falei com uma pessoa que passa recibos que me disse que se me colectar no CAE 1519- Outros prestadores de serviços, a retenção na fonte é de 10% e não 20%. Alguém me sabe dizer se é mesmo assim?

Já analisei a lei mas não consegui concluir nada.

Se me puderem ilucidar agradeço. :)

Obrigadinha.

Raquel

Cara Raquel,

A taxa de retenção na fonte decorre do montante de rendimento anual, e não do CAE (no que a rendimentos profissionais diga respeito - se forem de natureza agrícola ou industral, algumas coisas já são diferentes..) a que te encontres afecta: assim que atinjas os 10.000 €, nesse ano, terás de começar a fazer retenção na fonte, na ordem dos tais 20%, até lá podes perfeitamente deixar essa parcela em branco, embora tb o possas fazer, mas voluntariamente (uma forma de depois de n estares a pagar um recibo muito elevado de IRS...)

Alguma dúvida mais específicas, podes também mandar-me uma mensagem pessoal, se preferires.

Emanuel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cara Raquel,

A taxa de retenção na fonte decorre do montante de rendimento anual, e não do CAE (no que a rendimentos profissionais diga respeito - se forem de natureza agrícola ou industral, algumas coisas já são diferentes..) a que te encontres afecta: assim que atinjas os 10.000 €, nesse ano, terás de começar a fazer retenção na fonte, na ordem dos tais 20%, até lá podes perfeitamente deixar essa parcela em branco, embora tb o possas fazer, mas voluntariamente (uma forma de depois de n estares a pagar um recibo muito elevado de IRS...)

Alguma dúvida mais específicas, podes também mandar-me uma mensagem pessoal, se preferires.

Emanuel

Olá Emanuel.

Muito obrigada pela tua resposta, desconhecia que se não atingir os 10 000 anuais fico isenta de retenção na fonte, na realidade é isso que vai acontecer porque vou auferir mensalmente a quantia de 800€, o que dará um montante anual de 9600. Sendo assim não terei que fazer qualquer retenção na fonte, certo?

Obrigada pela tua disponibilidade.

Raquel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Emanuel.

Muito obrigada pela tua resposta, desconhecia que se não atingir os 10 000 anuais fico isenta de retenção na fonte, na realidade é isso que vai acontecer porque vou auferir mensalmente a quantia de 800€, o que dará um montante anual de 9600. Sendo assim não terei que fazer qualquer retenção na fonte, certo?

Raquel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Emanuel.

Raquel

Certo, se atendermos ao facto de receberes 12 ordenados e não 14 (como normalmente acontece com os trabalhadores p contra de outrém - categoria A).

Atingir esses 10.000 € não apenas implicam a retenção obrigatória na fonte, como também a aplicação de IVA a cada recibo, encargo a suportar pela entidade patronal e que depois o trabalhador tem de entregar às finanças...

Outro ponto importante, mas que provavelmente já te devem ter dito, é que neste 1.º ano a trabalhar a recibos verdes, estás isenta das contribuições para a Seg. Social...

à disposição,

Emanuel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, e sem querer abusar, que tipo de despesas poderei apresentar?

Telemovel dá? Almoços? Gasolina? Ou estas apenas dão para efeitos de IVA (caso ultrapassa-se os 10000€)?

Obrigadinha. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Telemovel dá? Almoços? Gasolina? Ou estas apenas dão para efeitos de IVA (caso ultrapassa-se os 10000€)?

sreis1979

A partir do momento em que atinjas os 10.000€, liquidas e deduzes IVA. Só o Iva do telemóvel é dedutível. Despesas como almoços, gasolina, portagens, não permitem a dedução do iva. Já o gasóleo permite a dedução, mas apenas em 50%.

Só se podem considerar as despesas que estejam afectas ao exercício da actividade em causa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada Girassol!  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada Girassol!  ;D

Raquel,

No entanto, devo tranquilizar-te que, em regra, para esse rendimento, que é relativamente baixo para a categoria, não deverás ter de te preocupar excessivamente com as despesas de cariz profissional, já que, à partida, existem as normais, que qualquer pessoa pode deduzir, como a saúde, habitação (se pagas empréstimo ou renda de casa), educação, seguros de vida, cujos limites são mais flexíveis, e que te garantem uma dedução mais significativa que inclusive as que a Girassol referiu...

Mas porque não fazeres desde ja uma simulação no site das finanças, como se fosses entregar o IRS este ano, com esse nível de rendimento?

é claro que as regras de tributação podem mudar, mas daria para teres uma primeira projecção...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Raquel,

No entanto, devo tranquilizar-te que, em regra, para esse rendimento, que é relativamente baixo para a categoria, não deverás ter de te preocupar excessivamente com as despesas de cariz profissional, já que, à partida, existem as normais, que qualquer pessoa pode deduzir, como a saúde, habitação (se pagas empréstimo ou renda de casa), educação, seguros de vida, cujos limites são mais flexíveis, e que te garantem uma dedução mais significativa que inclusive as que a Girassol referiu...

Mas porque não fazeres desde ja uma simulação no site das finanças, como se fosses entregar o IRS este ano, com esse nível de rendimento?

é claro que as regras de tributação podem mudar, mas daria para teres uma primeira projecção...

Nem sabia que se podia, sou muito verdinha nestas coisas. :)

Eu nem sequer sabia que se não atingisse os 10000€ não teria que pagar IRS, já estava a fazer contas para isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu nem sequer sabia que se não atingisse os 10000€ não teria que pagar IRS, já estava a fazer contas para isso.

Fazer retenção na fonte e pagar IRS são duas coisas diferentes... Pagar IRS quase todos pagamos. A retenção na fonte é uma espécie de adiantamento desse imposto. O valor exacto é depois apurado no ano seguinte (tipicamente metes os papeis em Março ou Abril) e, feitas as contas o Estado pode devolver o que lhe deram a mais, ou exigir o que ainda falta.

Lá porque não fazes retenção hoje, não quer dizer que no próximo ano, quando for o acerto de contas, não tenhas que vir a pagar... aliás, se não tiveres muitos descontos é provavelmente isso que vai acontecer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu iniciei uma prestação de serviços pela 1ª vez em Novembro de 2008 que termina em Maio de 2009. O valor da prestação é 4990€ por esses 6 meses. Quando passei o 1º recibo em Dezembro foi-me aconselhado fazer retenção de 20% (estou registada como outros prestadores). Agora percebi que não havia necessidade de reter, posso agora começar a passar recibos sem retenção ou com retenção apenas de 10%? Ou uma vez que já passei um recibo com retenção de 20% tenho que manter? Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu ainda não passei nenhum recibo e nem sei que faça, se será melhor reter 10% ou não reter nada.  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu ainda não passei nenhum recibo e nem sei que faça, se será melhor reter 10% ou não reter nada.  :-\

Digo o mesmo às duas: façam uma simulação na net com os valores que pensam auferir no final do ano, cmo se fossem os rendimentos de 2008 e fosse agora a entrega da declaração, p terem uma ideia...

Quanto à pergunta da participante anterior, eu diria que podes perfeitamente deixar de reter a partir de agora, já q esse valor de 20% é bastante elevado e, como tal, é provavelmente que já n tenhas de ficar a dever um montante substancial nos meses seguintes...mas eu sei que estas coisas são sempre projecções...o futuro p quem é trab independente é sempre tão incerto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá..

Gostaria de conseguir obter algumas respostas pois tenho algum receio de me ir colectar sem saber se é a maneira mais correcta.Eu sou massagista e depiladora, e queria me colectar para exercer a minha função, será que poderei depois juntar as despesas de consumiveis para apresentar no irs do ano que vem?

O que devo fazer?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead