sollis

Euribor

11 publicações neste tópico

Olá

Para onde caminha a Euribor? a 3 meses já desceu dos 0.2 o que é - relativamente aos 5% que já esteve - fantástico.

Até quando?

Imagino a dificuldade das pessoas quando começar a subir.

Cumps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que enquanto esta crise continuar a taxa nao pode nem deve subir, mas é certo que se sobe para níveis de 2008 o pessoal com credito habitação vai passar mal, com todos os cortes que já se levou nos ordenados e mais taxas  o poder para suportar aumentos será bastante difícil.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pior ainda é aqueles que teimam em comprar em vez de arrendar, e conseguem, sabe-se lá como, crédito com spreads de 5%!!!! há uns tempos chegou haver aqui uma disputa para ver quem acertava na média da euribor quando ela comecou a cescer ahaha...já lá vai uns aninhos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pior ainda é aqueles que teimam em comprar em vez de arrendar, e conseguem, sabe-se lá como, crédito com spreads de 5%!!!! há uns tempos chegou haver aqui uma disputa para ver quem acertava na média da euribor quando ela comecou a cescer ahaha...já lá vai uns aninhos.

Depende da situação entre arrendar ou comprar.

Exemplo:

Imovel vale 75000€

Em 2008 vendia-se por 100000€

euribor 4% + spread 1%

480 meses

Total gasto em juros: 131454€[table]  [tr] [td] [/td] [/tr] [/table]Em 2012 vende-se por 50000€

euribor 0.5% + spread 4.5%

480 meses

Total gasto em juros: 65727€[table][tr][td] [/td][/tr][/table]Vale mais comprar agora

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exemplo:

Imovel vale 75000€

euribor 4% + spread 1%

480 meses

Total gasto em juros: 131454€[table]  [tr] [td] [/td] [/tr] [/table]Em 2012 vende-se por 50000€

480 meses

Total gasto em juros: 65727€[table][tr][td] [/td][/tr][/table]Vale mais comprar agora

Não me convences hehe, falta o IMI, seguros de vida, Multiriscos, condominio...e a subida da euribor um dia? acho que o melhor é arrendar...mas se quiseres comprar tenho uma para vender ahhaa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E a subida da renda? ou em eterminada altuara "expulsão" da casa? nessa altura pode não arranjar uma de igual qualidade pelo mesmo preço.

Não pretendo arrendar ou comprar, mas já passei por ambas as soluções e sei comparar por experiencia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E agora a questão que sempre aparece :)

Vale a pena amortizar parte do CH????

Passo a explicar a minha situação:

Em 2010 adquiri um imóvel com um finaciamento de 95000€, Spread 0.9, Euribor a 3 meses num prazo de 25 anos.

Desde esse ano tenho feito um esforço financeiro para conseguir amortizar 5000€ de capital por ano, para tal fiz uma amortização parcial de 2700€ em 2010 e uma de 2200€ em 2011.

Para conseguir amortizar os mesmos 5000€ no presente ano deverei ter de amortizar cerca de 2000€. capital que felizmente posso despender sem grande esforço.

A questão é: vale a pena amortizar esses 2000€?

Na minha opinião vale pois irei baixar a dívida com o banco o que levará a uma descida nos juros a pagar e a uma descida na prestação a pagar (se bem que mínima). A somar a isto existe ainda o factor psicológico de "Consegui poupar para amortizar o total de 5000€ num ano".

Eu sei que a Euribor está baixa  e conseguia ter uma taxa num DP para estes 2000€ bem superior, mas no entanto continuo inclinado, pelo que expliquei acima, a amortizar 2000€ em Dezembro.

Qual a vossa opinião?

Obrigado

NePPEr

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em tempos de crise, é sempre recomendado ter a menor quantidade de dívidas possível.

Já no caso da Islândia, muitas pessoas ficaram com problemas sobretudo por causa dos empréstimos contraídos. Como nunca se sabe o que pode vir a acontecer nestas alturas, quando mais se conseguir reduzir dívidas melhor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nepper e restantes

pergunto:

se aplicando o valor que pretende amortizar, numa aplicação financeira (ex. DP) que lhe dê uma taxa superior (mais valias) ao valor que paga actualmente em juros no credito

e

sabendo a actual tendência das taxas Euribor (com antecedência, ate 5 meses o valor dos juros a pagar (para Euribor 3M))

não poderá ser mais vantajoso aplicar, jogando o prazo dessa aplicação e as correspondentes mais valias com os juros a pagar durante esse mesmo período no credito ??

isto assumindo claro, que não existe dificuldade em manter o pagamento actual da prestação.

como dizia alguém, o credito (com a baixa das Euribor) poderá ser "dinheiro barato" em relação a alguns produtos financeiros (ate mesmo DP, se bem escolhidos...)

comentários?

cump

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordaria plenamente consigo caso o cenário económico fosse diferente.

Mas infelizmente, considero muito possível que a situação de Portugal (e da Europa) venha azedar bastante nos próximos anos. Daí recomendar uma perspectiva mais defensiva, dando prioridade à amortização de créditos.

Isto porque, como tem vindo a ser discutido, há uma forte possibilidade de a crise de dívida cá se continuar a agravar (matematicamente a dívida nunca será paga a este ritmo). Se num worst-case scenario as nossas poupanças forem ser atingidas fortemente (seja falências ou congelamentos de movimentações), de que vai servir o capital lá parado/desvalorizado?. Nessa perspectiva, mas vale utilizá-lo agora para amortizar dívidas que caso contrário nos poderão vir a tramar no futuro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exemplo:

Imovel vale 75000€

euribor 4% + spread 1%

480 meses

480 meses

Sinceramente como o D@vid também referiu estás a esquecer-te de muitas despesas e de um grande pormenor relativamente à compra da casa. Se actualmente parecem baratas no futuro podem ficar ainda mais. Não acredito que num futuro próximo (envolvente externa) as condições se alterem e as pessoas passem a comprar casas para que o valor das mesmas aumente. O valor agora está baixo porque a procura é muito muito reduzida.

Como é que podes ser expulso de uma casa arrendada? Não existe um contrato que indica o tempo de permanência? Uma das vantagens entre comprar e arrendar é a mobilidade, não ficas "preso" a um lugar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead