manilhas

perda de bonificaçao

7 publicações neste tópico

olá a todos e parabens pelo exelente forum

o k me leva a escrever, é o seguinte:tenho um credito habitaçao benefeciando ainda do regime bonificado, face ao meu irs penso k ainda deveria benefeciar de uma ajuda por parte do estado. á cerca de 2 anos tinha k se entregar no banco a nota de liquidaçao do irs, e eles segundo uma tabela inseriam-nos num escalao e tinha-mos direito a um valor mensal dá-do pelo estado.

agora no banco só kerem saber se ouve alteraçao no agregado familiar, o resto dizem k é com o cruzamento de dados k uma identidade kriada para o efeito (DGT) e uns calculos k fazem delibera ou nao se a pessoa tem direito a continuar no regime bonificado e em k escalao fica inserido.

o k eu gostava de saber,era se existem tabelas ou como sao feitas agora as contas, pois á 2 anos k passei para o regime geral e meu valor bruto do irs nao aumentou, antes pelo contrário.

já reclamei para DGT estou á espera de resposta á bué

o meu banco lava dai as maos, diz k nao tem nada a ver

desde já agradecido ;D

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(...)tenho um credito habitaçao benefeciando ainda do regime bonificado,(...) (...) pois á 2 anos k passei para o regime geral (...)

Estás no regime bonificado ou geral? ???

Efectivamente os bancos só estão a solicitar a "ficha anual" havendo alteração do agregado familiar, que salvo erro tem que ser entregue até 60 dias antes do começo da nova anuidade.

O que aconteceu a muitas pessoas, que aliás foi noticia, foi que ao não entregarem a papelada, mesmo não sendo obrigatória (como no caso de não terem existido alterações ao agregado familiar), foi-lhes cortada a bonificação, dada pelo Estado, que entretanto e ao que sei está a corrigir esse erro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estou no bonificado, e o melhor entao é esperar pela resposta da DGT

só gostaria de ter acesso ás tabelas para saber em k escalão me enquadro

cumprm.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

muito obrigado amigo Magalhaes :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Magalhães, há quanto tempo tens o crédito e em que mês foi celebrada a escritura? Quando começa uma nova anuidade tens que considerar os rendimentos de há dois anos anteriores.Por exemplo, se perfizeste uma anuidade em Fevereiro de 2009, então neste mês de Março as contas são feitas com base na tabela do enquadramento do regime bonificado emitida em 2008, mas que é referente aos rendimentos auferidos em 2007. Por outro lado, o estado vai gradualmente reduzindo a percentagem de bonificação; mantém a bonificação máxima (em relação ao escalão em que te inseres)nos 2 primeiros anos(3 anos para o regime jovem bonificado); nos 2 seguintes anos decresce 1% em cada um, decrescendo depois 2% por cada ano. Quero com isto dizer que ao fim de alguns anos a bonificação desaparece. Não posso afirmar com toda a certeza que é assim que funciona, pois não tenho actividade nenhuma relacionada com o assunto, mas como infelizmente a ignorância (ou má vontade) dos funcionários bancários é tão grande, que me obrigou a fazer profundas pesquisas sobre esta matéria. Espero ter ajudado alguma coisa, mas pelo menos já tens algumas bases para poderes "massacrares" o teu banco com mais algumas questões. Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa, mas o comentário anterior era dirigido ao Manilhas e não ao Magalhães, mas de qualquer modo pode interessar a todos os intervenientes. Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead