Ramiro Costa

Turkish Lira Notes 2015

36 publicações neste tópico

Amigos,

Foi-me proposto hoje, pelo meu gestor no Espírito Santo Investimento, um produto que se chama Turkish Lira Notes 2015 e que se baseia no potencial de valorização da lira turca relativamente ao euro. É um produto estruturado a 3 anos - as "contas" fazem-se em Outubro de 2015 - e é capital garantido. O prospeto pode ser encontrado AQUI.

Embora seja um produto que envolva condicionantes que vão muito para além da análise financeira (nomeadamente, questões de ordem geo-política e de decisão autónoma das autoridades turcas... uma desvalorização da lira turca em Setembro de 2015, por exemplo, deitaria tudo a perder...), não me parece desinteressante de todo.

Necessariamente, há neste estrututrado um forte risco especulativo, mas quem não arrisca...

Estou a considerar aplicar neste produto entre 50 a 75 mil euros.

Que acham?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Amigos,

Foi-me proposto hoje, pelo meu gestor no Espírito Santo Investimento, um produto que se chama Turkish Lira Notes 2015 e que se baseia no potencial de valorização da lira turca relativamente ao euro. É um produto estruturado a 3 anos - as "contas" fazem-se em Outubro de 2015 - e é capital garantido. O prospeto pode ser encontrado AQUI.

Embora seja um produto que envolva condicionantes que vão muito para além da análise financeira (nomeadamente, questões de ordem geo-política e de decisão autónoma das autoridades turcas... uma desvalorização da lira turca em Setembro de 2015, por exemplo, deitaria tudo a perder...), não me parece desinteressante de todo.

Necessariamente, há neste estrututrado um forte risco especulativo, mas quem não arrisca...

Estou a considerar aplicar neste produto entre 50 a 75 mil euros.

Que acham?

Isso é no BEST certo? entre essas notes e o Iberia preferia o Iberia, porque acho que há uma maior probabilidade destes dois indices valorizarem nestes três anos, e também tem capital garantido e o cupão poderá ser se 50% da valorização, aqui pelo que entendi é de 15%...mas confesso que não estudei bem este produto, vi só o prospecto na diagonal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é um investimento que me atraia.

15% da possível valorização da lira? Sabe-se lá o que é isso dá, se dá alguma coisa.

Mercados cambiais são algo cujo funcionamento me escapa (e a muita gente também).

O "petisco" não me parece nada atractivo face à possibilidade de ficar a render 0 durante 3 anos.

Se índices e acções são considerados rentáveis no longo prazo, embora sujeitos a um grande desvio padrão, o mesmo não se pode dizer dos mercados cambiais.

Entre isso e o Iberia, confesso que estaria mais inclinado para o 2º.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A grande questão è onde vai estar a Turquia daqui a 3 anos e como vai andar a europa, esta ultima penso que ainda andará em grandes dificuldades agora a turquia tem um grande potencial, deixo um link da economia da turquia, mas acho que se ganha mais em obrigaçoes do que estes estruturados neste momento logo não sei se é de entrar.

http://www.tradingeconomics.com/turkey/indicators

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A grande questão è onde vai estar a Turquia daqui a 3 anos e como vai andar a europa, esta ultima penso que ainda andará em grandes dificuldades agora a turquia tem um grande potencial, deixo um link da economia da turquia, mas acho que se ganha mais em obrigaçoes do que estes estruturados neste momento logo não sei se é de entrar.

http://www.tradingeconomics.com/turkey/indicators

Agradeço os comentários. Eu também comungo das dúvidas que aqui apresentaram, mas a verdade é que eu tenho de decidir-me por uma (ou várias) aplicações para colocar os meus cerca de 105 mil euros que se vencem no dia 2 de novembro... Pela renovação do DP o melhor que consegui são 3,75% brutos a 6 meses (o que dá cerca de 2,7% líquidos). Talvez (repito "talvez") a minha gestora me consiga melhorar a taxa "uns pozinhos", mas não passará muito disto - um valor (estes 2,7%) inferior à taxa de inflação, portanto, estarei/estaria nestes 6 meses a PERDER valor em termos reais...

Logo, como compreendem, estou um tanto preocupado, pois gostaria - como toda a gente - de aplicar bem o dinheiro, que é o meu "pé de meia" que muito me custou a ganhar.

Daí que esteja a ouvir sugestões para, no início de novembro, aplicar convenientemente este meu dinheiro.

Toda a ajuda é bem-vinda,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que o Ramiro vai andar ainda daqui a 1 ano sem saber o que fazer a esses 105k haha, estou a brincar, o problema é que cada um joga para cima da mesa uma aplicação, seja os seus gestores de conta sejam aqui os membros do forum, e o meu amigo vai andar sempre que nem uma "barata tonta" sem saber o que fazer e decidir.

Há muita coisa como ja se disse, no entanto, eu como adepto fervoroso de fundos, uma carteira bem feita, bem gerida e em "cima" do acontecimento, esses 105k dá para "brincar" e o Ramiro de certeza que daqui a 2/3 anos teria uma valorização bastante grande acima de Dps etc estou convencido disso, o problema é que o Ramiro não pode fazer essa gestão e não acredita em mais ninguém para o fazer ( falo nos seus gestores de conta) e ai a coisa torna-se complicado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois é, já me tinha esquecido que a saúde do Ramiro não dá para andar sempre em cima disto.

Neste caso o que recomendo é mesmo alguma coisa com rendimento fixo e duração conhecida.

Temos algumas obrigações em mercado secundário, mas as yields também não andam nada por aí além.

Relembro o seguro ligado a fundos de investimento da eurovida, agora na versão "4+4", que dá 5,25% a 4 anos.

É claro que uma carteira de fundos bem gerida pode ter rentabilidades superiores, mas para um produto de baixo risco com capital garantido e sem "complicações", é difícil arranjar muito melhor.

A subscrição está aberta em princípio até 16 de Novembro, logo deve ir a tempo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que o Ramiro vai andar ainda daqui a 1 ano sem saber o que fazer a esses 105k haha, estou a brincar, o problema é que cada um joga para cima da mesa uma aplicação, seja os seus gestores de conta sejam aqui os membros do forum, e o meu amigo vai andar sempre que nem uma "barata tonta" sem saber o que fazer e decidir.

Há muita coisa como ja se disse, no entanto, eu como adepto fervoroso de fundos, uma carteira bem feita, bem gerida e em "cima" do acontecimento, esses 105k dá para "brincar" e o Ramiro de certeza que daqui a 2/3 anos teria uma valorização bastante grande acima de Dps etc estou convencido disso, o problema é que o Ramiro não pode fazer essa gestão e não acredita em mais ninguém para o fazer ( falo nos seus gestores de conta) e ai a coisa torna-se complicado...

Desculpe, mas não se trata de "acreditar" nos gestores de conta... Eu dou-me bem com todos e conheço o meio onde se movimentam.

Agora não sou ingénuo ao ponto de pensar que a "suprema preocupação" desses senhores é, unicamente, o interesse do aforrador/investidor. Bem vistas as coisas, eles estão lá para "vender" os produtos do (seu) banco - e não lhes levo a mal por isso... é o "trabalho" deles.

Somos nós que temos de "abrir os olhos" e, perante as propostas que nos apresentam, aplicar os nossos conhecimentos, o nosso "feeling", o nosso espírito crítico e... decidir.

Repare, se prevalecesse a vontade / sugestão no meu gestor do BES Invest., eu já tinha colocado TODO o capital que se vence no DP neste produto estruturado Turkish Lira Notes 2015. Ele disse-me ontem que era "um tiro certeiro" para a aplicação. Foram, textualmente, as palavras do senhor...

Eu é que fiquei "de pé atrás" pois conheço minimamente a realidade daquela zona do mundo e as (enormes) incertezas que a Europa (e também a Turquia) enfrentam. Ter lá (nesse fundo) o dinheiro parado durante 3 anos para depois receber ZERO de juros... não obrigado. Para isso tenho o "colchão" lá de casa...

Só uma questão, um pouco "off-topic" (ou talvez não). Sou assinante da Deco/Proteste há muito anos e recebo praticamente todas as revistas deles, incluindo uma chamada Proteste Investe. Li nessas folhinhas que eles têm um protocolo com uma instituição financeira (não me recordo o nome...) e que fazem a gestão de carteiras de clientes de forma "racional e sustentável", enfim, na linha dos princípios programáticos da revista.

Alguém tem conhecimento (e experiência) dessa possibilidade de aplicar o dinheiro através da Deco/Proteste? O nome da instituição (uma Assoc. de Consumidores) dá-me uma certa garantia e sempre diversificava... Que acham?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Certo caro Ramiro, embora eu queria acreditar que há gestores e gestores...mas é como tudo...

Quanto á Deco talvez seja a Optimize...bem, não conheço muito bem, mas recordo-me que há uns tempos a Deco fez publicidade em conjunto com essa instituição sobre um protocolo qualquer na compra de OTs, e recordo que dando uma vista de olhos nas condições não era nada mais do que os outros faziam e tinham pelo meio umas inverdades, ou seja, para concluir, por vezes a Deco nem sempre é muito idónea, também tem os seus interesses comerciais, eu por exemplo estou constantemente a receber SPAM da Deco, o que é caricato ahaha.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Certo caro Ramiro, embora eu queria acreditar que há gestores e gestores...mas é como tudo...

Quanto á Deco talvez seja a Optimize...bem, não conheço muito bem, mas recordo-me que há uns tempos a Deco fez publicidade em conjunto com essa instituição sobre um protocolo qualquer na compra de OTs, e recordo que dando uma vista de olhos nas condições não era nada mais do que os outros faziam e tinham pelo meio umas inverdades, ou seja, para concluir, por vezes a Deco nem sempre é muito idónea, também tem os seus interesses comerciais, eu por exemplo estou constantemente a receber SPAM da Deco, o que é caricato ahaha.

Corroboro essa parte do "caricato" pois comigo passa-se o mesmo. Sendo eu sócio e subscritor de quase tudo da DECO, recebo imensa correspondência - pelo correio e net - aliciando-me para.... sócio. Então eles não vêem que eu já pertenço à organização há, pelos menos, uns 25 anos?!!...

Enfim, isso deve ser um "outsourcing" que não deve estar a funcionar muito bem...

Quanto à aplicação que eles propõem, essa "Optimize" não me diz absolutamente NADA! Não estou disposto a pôr o MEU dinheiro nas mãos de quem não conheço...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu ponto de vista e vou estar na mesma situação que tu em alguns dias, eu vou dizer o que eu vou fazer, vou comprar esfg2019 que me vai custar 82k e com o restante vou comprar ot de 2037 ou turquia2020, em todos os casos não vou levar nada até à maturidade simplesmente vou fazer a minha % e depois vendo e ainda ganho o cupão muito mas muito acima de qq DP ou outra qq solução de capitais garantidos, penso que neste momento é o invest. mais seguro/rendibilidade que existe porque não acredito numa falência do grupo espírito santo e não acredito numa falência ou haircuts a Portugal e talvez à turquia, e por isso é o que vou apostar quando vender as minhas ob. BCP2014. Espero ter ajudado e um conselho não acredites muito em gestores de contas ou blabla de pessoal dos bancos, faz o teu trabalho de casa no google que é bem melhor

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cuidado a coisa está quente para os lados da Turquia, aquilo pode dar em guerra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha decisão relativamente às Turkish Lira Notes 2015 tem de ser dada até amanhã.

Não sei muito bem o que fazer - a minha gestora no BES Invest. ligou-me hoje 2 vezes para incentivar-me uma decisão e eu já fico sem saber se é por sinceridade (de eu poder fazer um bom negócio com o produto) ou por interesse (será que ganharão à comissão?).

Custa-me fazer esta aplicação por 3 anos (nem sei se vou chegar lá...) num produto tão especulativo e numa moeda que - acreditem - nunca tinha ouvido falar (a lira turca).

Mas lá do banco dissersam-me que, há uns anos atrás, o BES já lançou um produto semelhante e deu uma boa rendibilidade e que foi exatamente pelos excelentes resultados anteriores que se lembraram agora de lançar um produto semelhante.

Olhem, nem sei o que pensar... é que neste tipo de produtos estruturados a 3 anos, baseado na (possível) valorização de uma moeda num dia específico (creio que é ao valor da paridade entre o euro e a lira turca em 23 de outubro de 2015) não há análise financeira que valha!... Tudo é pura especulação...

O meu problema é que não vejo grandes alternativas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como diz é pura especulação, não creio que alguém aqui no fórum tenha bola de cristal para adivinhar...

Como tal a escolha cabe-lhe a si exclusivamente e não há bases que sustentem a decisão. No entanto parece que a maioria das pessoas prefere apostar por algo em que hajam pistas do que pode acontecer do que por um evento desconhecido. Mas lá está, o risco (normalmente) acompanha o retorno

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como diz é pura especulação, não creio que alguém aqui no fórum tenha bola de cristal para adivinhar...

Como tal a escolha cabe-lhe a si exclusivamente e não há bases que sustentem a decisão. No entanto parece que a maioria das pessoas prefere apostar por algo em que hajam pistas do que pode acontecer do que por um evento desconhecido. Mas lá está, o risco (normalmente) acompanha o retorno

Ramiro, mais uma vez lhe digo esqueça os gestores dos bancos pq só querem é fazer objectivos, realmente fazer futurologia a 3 anos é difícil logo mais directamente lhe digo acho melhor apostar em obrigações do que esse produto nos dias que correm hj. Exemplos esfg2019 com um cupão real de +/-9% ao ano mais a possível valorização e com o restante meta em OT de Portugal 2037 por exemplo pelas mm razões anteriores, mais fácil e com mais seguro de lucro anual, pronto mais directo que isto não dá. Mas claro tome a decisão porque acha o melhor e não pq alguem lhe disse.  Mais vale receber todos os anos algum do que esperar 3 anos e depois ou recebe algum ou talvez nenhum.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais vale apostar no bet and win. Para eles oferecerem esse produto é pq ele deve pender para o lado deles...

cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais vale apostar no bet and win. Para eles oferecerem esse produto é pq ele deve pender para o lado deles...

cumps

Isso também é especulativo não? haha, como podes dizer que ele pende para eles se é um produto a 3 anos e futuroligia ninguém faz?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

LOL, esqueci-me de por o  :P para dar o tom de ironia!

em relação à minha futurologia: então o banco não fica a ganhar, se uma pessoa depositar lá dinheiro e os cambios evoluirem de modo aos juros tenderem para o minimo que é 0%

estou só a usar senso comum... ha uns anos um gestor da cgd fez uma proposta similar sobre a evolução da euribor, e no final deu 0% de juros ahahah. no fim tive de ser eu a dar uma aula de economia aos patos que la caíram a dizer que na pratica foram comidos pela inflação enquanto o banco usou o dinheiro para investir em coisas mais rentaveis.

cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por isso mesmo é que em concreto não gostei deste produto, mas em alternativa há o Iberia, e ai sim pode-se ganhar 50% da valorização e parece mais realista o produto, mas é como dizes o dinheiro está parado durante esse tempo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação ao tópico da guerra para os lados da Turquia, recentemente frequentei uma conferência onde se falava dos próximos 15 anos, e era desaconselhado investimento para os lados do médio oriente, devido às tensões políticas envolvendo irão, israel e companhia. Fizeram notar que bastam três horas para um navio de guerra do Irão chegar à turquia. Não é uma situação que convide a investir para esses lados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem o finantia a dar 4,5% brutos ao ano num DP a prazo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelas informações que recolhi aqui, pelo que tenho lido e por outras conversas, decidi-me NÃO investir neste Turkish Lira Notes 2015.

Embora já tivesse caucionado a minha conta de DP com a importância de 50 mil euros para a transação, vou cancelá-la e transferir o montante para uma conta de tesouraria até encontar uma aplicação, aos meus olhos, mais conveniente. Os turcos que me desculpem (até pode ser um excelente negócio...), mas estar 3 anos à espera do "ovo no . . da galinha" não dá para o meu feitio, ainda para mais tratando-se de um país/região com uma imensa volatilidade socio-política...

O dinheiro vai para um fundo de tesouraria e assim terei tempo de pensar numa melhor aplicação.

Obrigado a todos para opiniões fundamentadas que me transmitiram.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por isso mesmo é que em concreto não gostei deste produto, mas em alternativa há o Iberia, e ai sim pode-se ganhar 50% da valorização e parece mais realista o produto, mas é como dizes o dinheiro está parado durante esse tempo.

Onde se pode consultar esse Ibéria.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No mesmo sitio, Best, eu fiz um tópico com isso, mas acho que acaba hoje.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os turcos que me desculpem (até pode ser um excelente negócio...), mas estar 3 anos à espera do "ovo no . . da galinha" não dá para o meu feitio, ainda para mais tratando-se de um país/região com uma imensa volatilidade socio-política...

Eu não sou nenhum expert na matéria, mas acho que este tipo de produtos é como uma aposta que se faz com o banco sobre a evolução de uma dada variável (neste caso do cambio de duas moedas), ou seja nem há compra de moedas (estilo forex) nem sequer há algum tipo de investimento na turquia. Por isso não precisas de pedir desculpa aos turcos  ;)

Pf digam se a minha ideia está correcta.

cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead