sonitmaia

cessação actividade sociedade

8 publicações neste tópico

Boa noite a todos,

Tenho uma duvida importante que gostaria de ver se alguem me podera ajudar.

Tenho uma empresa unipessoal lda.

Pretendo efectuar a cessação da empresa em IVA, nas finanças.

Sabem dizer-me se para efectuar a cessação em via se tenho de solicitar a dissolução da empresa na conservatoria?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, não tem de dissolver a sociedade.

Basta cessar em IVA perante as finanças.

Só que cessar em iva pressupõe que todos os bens e património estão transmitidos, ou seja, que todas as operações sujeitas a iva estão concluídas... seja por venda ou por afectação/partilha aos sócios.

E a transmissão de bens dos quais se deduziu iva, está sujeita  a liquidação de iva.

Tudo isto para dizer que é preciso ter em conta os bens (stocks) e património (imobilizado ,...) afectos à actividade, pois terá de liquidar o iva (iva a entregar ao estado) antes de cessar, como se de uma venda se tratasse.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste caso especifico, ja procedi a venda de todo o stock bem como de todo o material imobilizado que possuíamos, nomeadamente mobiliário, computadores e veiculo da empresa.

Não estamos a vender nem a comprar nada.

Neste caso basta fazer o pedido junto das finanças de cessação em IVA entao?

É que disseram-me que tinha de pedir a dissolução da sociedade na conservatoria do registo comercial primeiro, para depois pedir nas finanças a cessação do IVA.

Que confusão....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu entender pode proceder à cessação em IVA, visto o património estar todo transmitido e vai ficar num período de inactividade.

Apesar de cessada em IVA, a empresa continua a ter obrigações fiscais, como apresentar declarações de rendimentos, IES, etc...

Só precisa de dissolver e liquidar para cessar em IR.

Pediu aconselhamento junto do seu toc?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, solicitei mas foi-me indicado que seria melhor solicitar dissolução da empresa junto da conservatoria.

Apos esse pedido iria as finanças solicitar a cessação em IVA.

Depois tenho 2 anos para efectuar a liquidação e fechar completamente a empresa.

Com o pedido de dissolução a empresa ficara "xxxx - em liquidação".

No entanto o valor para solicitar a dissolução na conservatoria são 300€, o que nos dias de hoje é muitissimo.

Estava a ver se seria a melhor solução....

Estava a ver uma segunda opinião, porque efectivamente nao vou liquidar agora agora empresa apenas pretendo cessar em IVA para evitar pagar o PEC.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então o que lhe disseram é que a melhor solução para o seu caso seria a dissolução e de seguida a liquidação.

Não disseram que a cessação em IVA tinha de ser obrigatoriamente pela via da dissolução.

E realmente, visto que pretende acabar mesmo com a actividade, a melhor solução seria dissolver e liquidar a empresa (se a empresa estiver em condições de tal, ou seja, não ter dividas).

É verdade que teria esse custo, mas evitaria mais trabalhos e custos com a empresa, visto que continua a ter obrigações fiscais (declarativas), custos de toc,  e libertava-a da sua condição de gerente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite

Tenho duvida :Tenho uma empresa unipessoal Lda, suspendi atividade a 5 anos, e agora gostaria de reiniciar.

Na altura deixa baixa nas finanças e na segurança social.

É possível?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Tenho a seguinte dúvida:

Constitui uma empresa sob o  APOIO AO EMPREENDEDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO. A empresa tem 2 anos e falta 1 para os três anos de compromisso com o IEFP.

Gostaria de saber, se posso encerrar a empresa em sede de IVA, uma vez que não tenho stocks ou outros activos e não tenho facturação?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead