cneto

melhor forma de gerir dinheiro até aos 18 anos (filhos)

16 publicações neste tópico

Bom dia,

gostava de pedir a vossa opinião sobre a melhor forma de gerir as prendas (dinheiro) que vão sendo oferecidas aos nossos catraios até aos 18 anos. pelo que fui lendo, os produtos bancários com alguma especificidade não oferecem grandes vantagens/remunerações.

No fundo isto não é mais do que uma poupança com reforços constantes (mais em épocas festivas), sem intenção de mobilização durante um logo período de tempo (no meu caso 18 anos).

O ActivoBank tem um produto interessante que é a poupança "escolha o  prazo" onde a 401 dias rende TANB de 3,75% (2,813% TANL). assim poderia de 3 em 3 meses constituir depósitos a prazo com essas características.

Certamente haverá outros produtos com melhor rentabilidade mas a ideia aqui é arranjar uma solução com uma rentabilidade razoável e que seja de fácil gestão/manutenção.

acham que é uma boa solução? há melhor forma/produto?

abrigado pela vossa ajuda

cump

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Eu apostaria no privat bank. Pode constituir o fundo pé de meia a 1 ano por ex, e vai renovando / aumentando nas epocas festivas. É certo que é só um ano, e pretendia a um prazo mais longo, mas no meu ponto de vista, não arranja melhor que 5.45% em lado nenhum!! Se ao fim de um ano encontrar melhor, pode sp mudar.

Ou entaõ existe ainda o deposito a 60 meses (5 anos) que dá 6%... (mas sem reforços)

É uma questão de opções

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou então um seguro de capitalização, há com taxas de 3% liquidos, reforços mensais ou anuais, e á saida (resgate) se for depois de 5 anos ou 8 anos a taxa de IRS é mais baixo, se quiser uma rentabilidade maior mas aqui o "risco" é superior e a gestão mais em cima, é constituir um fundo de investimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado pelas opiniões.

celsan - tinha visto os depósitos do Privat mas como não são abrangidos pelo nosso FDG exclui da lista. Se houver algum problema que entender-me com o nosso governo e não o da Letónia...

D@vid - onde posso informa-me mais sobre o seguro de capitalização? que entidades disponibiliza esse produto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado pelas opiniões.

celsan - tinha visto os depósitos do Privat mas como não são abrangidos pelo nosso FDG exclui da lista. Se houver algum problema que entender-me com o nosso governo e não o da Letónia...

D@vid - onde posso informa-me mais sobre o seguro de capitalização? que entidades disponibiliza esse produto?

Váris seguradoras, através de vários bancos também, este especificamente que disse, de rentabilidade garantidade 3% anuais é no Best, não sei se é comercializado por mais algum banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sinceramente até aos 18 falta bastante tempo ... pelo que a meu ver um portfolio concentrado em várias classses de activos como acções, algumas bonds mas poucas ... e imobiliário e matérias-primas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas depende também de que valores se está a falar e a idade dos miúdos em questão :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se houver algum problema que entender-me com o nosso governo e não o da Letónia...

Tudo bem, mas gostava apenas que ficasse presente que embora entendermo-nos com o nosso governo pode ser mais fácil por estar "mais à mão", a probabilidade de haver problemas parece-me bastante maior no caso português do que no caso da Letónia.

Convém pesar esses dois factores antes de tomar uma decisão definitiva.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas depende também de que valores se está a falar e a idade dos miúdos em questão :)

do que depreendi foi que ainda nem 10 anos devem ter ... pelo que investir num cabaz de classe de activos é o mais acertado.

Os valores não são importantes, até porque existem mtas formas de expor mesmo montantes reduzidos, a essas classes de activos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o meu filho acabou de nascer, portanto estou a pensar a 18 anos...

os montantes não serão muito elevados, talvez 300€-500€ de 4 em 4 meses.

sou iniciado neste mundo das finanças (até agora letargo da banca tradicional) nem sei bem como funciona um cabaz de classe de activos... só muito recentemente passei para a banca online (Activo, Best e em breve Big) portanto estou a iniciar e não pretendia grandes aventuras com este dinheiro - para isso vou usar parte das minhas poupanças.

a ideia seria (para já) um produto simples, seguro, com rentabilidade aceitável e que permitisse reforços regulares. se correr bem, a ideia era criar uma "bolsa de estudos" universitária.

se o cabaz de classe de activos for a melhor opção e corresponder ao descrito, então vamos a isso! por onde começo?

obrigado pelas vossas participações

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sou iniciado neste mundo das finanças (até agora letargo da banca tradicional) nem sei bem como funciona um cabaz de classe de activos... só muito recentemente passei para a banca online (Activo, Best e em breve Big) portanto estou a iniciar e não pretendia grandes aventuras com este dinheiro - para isso vou usar parte das minhas poupanças.

a ideia seria (para já) um produto simples, seguro, com rentabilidade aceitável e que permitisse reforços regulares. se correr bem, a ideia era criar uma "bolsa de estudos" universitária.

se o cabaz de classe de activos for a melhor opção e corresponder ao descrito, então vamos a isso! por onde começo?

Se tem conta no Best pergunte-lhes por um seguro de capitalização :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se acabou de nascer ... ve o tópico do Super PPR.

A fazeres algo desse género, o teu filho vai agradecer-te imenso. Digamos que 400 euros por mes de 4 em 4 meses ou 5 em 5 dentro dos possíveis...

Poderia chegar aos 18 anos com cerca de 70 mil euros em poupanças ... se ficasse quieto, ou se depois quando ele próprio comecasse a trabalhar ele próprio a poupar... criavas uma geração abastada já.

Seguros de capitalização, não são o q obtêm o melhor retorno nem pouco mais ou menos. Esses produtos o banco usa para colectar os prémios e eles proprios investirem e obviamente darem um retorno muito menor.

Face ao facto que é para investir no futuro do seu filho, as "girações" dos investimentos são irrelevantes.

Comece por ler o topico do Super PPR. Posteriormente pode comprar o livro ou até emsmo fazer o download em PDF do Little Book that Makes Your Assets Grow ...

Amealhar capital suficiente para se ficar rico é facil ... so é preciso tempo, e no que toca a' capitalização quanto mais cedo melhor, o que neste caso é o mais cedo possível que alguém poderia fazer

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se acabou de nascer ... ve o tópico do Super PPR.

A fazeres algo desse género, o teu filho vai agradecer-te imenso. Digamos que 400 euros por mes de 4 em 4 meses ou 5 em 5 dentro dos possíveis...

Poderia chegar aos 18 anos com cerca de 70 mil euros em poupanças ... se ficasse quieto, ou se depois quando ele próprio comecasse a trabalhar ele próprio a poupar... criavas uma geração abastada já.

Seguros de capitalização, não são o q obtêm o melhor retorno nem pouco mais ou menos. Esses produtos o banco usa para colectar os prémios e eles proprios investirem e obviamente darem um retorno muito menor.

Face ao facto que é para investir no futuro do seu filho, as "girações" dos investimentos são irrelevantes.

Comece por ler o topico do Super PPR. Posteriormente pode comprar o livro ou até emsmo fazer o download em PDF do Little Book that Makes Your Assets Grow ...

Amealhar capital suficiente para se ficar rico é facil ... so é preciso tempo, e no que toca a' capitalização quanto mais cedo melhor, o que neste caso é o mais cedo possível que alguém poderia fazer

Bom conselho.  :D

Confesso que já tive uma conta assim. E agora vou contar uma história, com um propósito que já vão perceber mais à frente.

No meu caso (e estamos a falar ainda do tempo do escudo) quando eu nasci fizeram-me um depósito a prazo jovem no Millennium BCP. Consta é que a rendibilidade daquilo era fraquinha... ouvi dizer que era por volta de 1%. Mas pronto. Ia-se juntando boas somas de cada vez, e o meu próprio padrinho todos os Natais contribuía com 500 contos de uma assentada só (não, não me enganei!). O que aconteceu foi que o meu pai e a minha mãe desbarataram-me toda a poupança que tinha em coisas para eles. O meu pai foi à socapa mesmo. E hoje querem os dois passar impunes...

Conclusão - esse dinheiro hoje dava para pagar a licenciatura inteira, começar a fazer investimentos, e por aí adiante.

O que eu quero dizer com isto é o seguinte: é uma excelente ideia, mas convém não pensar nesse dinheiro para o jovem como dinheiro em que qualquer pessoa tira a seu gosto, caso contrário acontece a ele o que me aconteceu a mim. Se acharem que não conseguem passar com o dinheiro sem acabar a mexer nele, mais vale investir em coisas que não sejam mobilizáveis. A futura pessoa agradece. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Daí a minha recomendação para Seguros de Capitalização, onde costuma haver penalização por levantamentos antes do tempo, e neste caso existe sempre a parte fiscal que é mais favorável na maturidade, em vez dos 25% de IRS são 10% (taxas de hoje).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom conselho.  :D

Confesso que já tive uma conta assim. E agora vou contar uma história, com um propósito que já vão perceber mais à frente.

No meu caso (e estamos a falar ainda do tempo do escudo) quando eu nasci fizeram-me um depósito a prazo jovem no Millennium BCP. Consta é que a rendibilidade daquilo era fraquinha... ouvi dizer que era por volta de 1%. Mas pronto. Ia-se juntando boas somas de cada vez, e o meu próprio padrinho todos os Natais contribuía com 500 contos de uma assentada só (não, não me enganei!). O que aconteceu foi que o meu pai e a minha mãe desbarataram-me toda a poupança que tinha em coisas para eles. O meu pai foi à socapa mesmo. E hoje querem os dois passar impunes...

Conclusão - esse dinheiro hoje dava para pagar a licenciatura inteira, começar a fazer investimentos, e por aí adiante.

O que eu quero dizer com isto é o seguinte: é uma excelente ideia, mas convém não pensar nesse dinheiro para o jovem como dinheiro em que qualquer pessoa tira a seu gosto, caso contrário acontece a ele o que me aconteceu a mim. Se acharem que não conseguem passar com o dinheiro sem acabar a mexer nele, mais vale investir em coisas que não sejam mobilizáveis. A futura pessoa agradece. :)

Grande Padrinho  :P

Excelente conselho do Salvador_, se bem que nem toda a gente consegue fazer aquilo que ele tão facilmente exemplifica ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Grande Padrinho  :P

Excelente conselho do Salvador_, se bem que nem toda a gente consegue fazer aquilo que ele tão facilmente exemplifica ;)

Bom, o não conseguir fazer não é por questão de dificuldade. É simplesmente porque psicologicamente pensam que têm que fazer qualquer coisa para resultar.

Seguindo o plano, as coisas acabam por acontecer por si mesmas. E ocasionalmente ver se as % de alocação se encontram dentro do estipulado ou não, algo que 2 horas por ano é mais que suficiente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead