joaopais

Impacto do Orcamento de Estado 2013 nos depósitos a prazo

11 publicações neste tópico

Boa tarde a todos,

Eu fiz recentemente (Julho 2012) um depósito a prazo no banco Invest com 1 ano de validade a 5,25% TANB. Imaginemos que eu iria ganhar 200€ de juros no fim do deposito.

Tenho umas dúvidas: Segundo o OE para o próximo ano, o IRS vai aumentar e as transacoes financeiras vao ter um imposto de 0,3%. Isso quer dizer que em Julho de 2013, quando for levantar o dinheiro vou ter menos dinheiro do que o suposto, ou seja que em vez de ter 200€ de lucro vou ter apenas 180/190€ porque o IRS aumentou? ou este imposto só entra em vigor para quem fizer depositos a prazo em 2013?

Ja agora, imaginemos que eu em Julho de 2013 (quando acabar o prazo do deposito) tenciono mudar para outro banco. Vou ter de pagar 0,3% de imposto porque estou a fazer uma transacao financeira, ou nao tem nada a haver..?

Ainda nao percebi muito bem o impacto que estas novas regras vao ter nos meus depositos..

Ajuda sff obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho bem a certeza de quando entra em vigor a nova taxa de retenção. Mas não deve ser antes de o orçamento ser aprovado, pelo menos. Espero que o meu DP do Invest, que está prestes a acabar, ainda escape...

Quanto a isso das transacções financeiras, penso que isso não se aplicar a esses casos. Será apenas para transacções de produtos financeiros (acções, obrigações, fundos...)

Se estiver enganado corrijam-me.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho bem a certeza de quando entra em vigor a nova taxa de retenção. Mas não deve ser antes de o orçamento ser aprovado, pelo menos. Espero que o meu DP do Invest, que está prestes a acabar, ainda escape...

Quanto a isso das transacções financeiras, penso que isso não se aplicar a esses casos. Será apenas para transacções de produtos financeiros (acções, obrigações, fundos...)

Também acho que é isso Ruicarlov. "generalidade das transacções financeiras que tenham lugar em mercado secundário" ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Eu fiz recentemente (Julho 2012) um depósito a prazo no banco Invest com 1 ano de validade a 5,25% TANB. Imaginemos que eu iria ganhar 200€ de juros no fim do deposito.

Tenho umas dúvidas: Segundo o OE para o próximo ano, o IRS vai aumentar e as transacoes financeiras vao ter um imposto de 0,3%. Isso quer dizer que em Julho de 2013, quando for levantar o dinheiro vou ter menos dinheiro do que o suposto, ou seja que em vez de ter 200€ de lucro vou ter apenas 180/190€ porque o IRS aumentou? ou este imposto só entra em vigor para quem fizer depositos a prazo em 2013?

Ja agora, imaginemos que eu em Julho de 2013 (quando acabar o prazo do deposito) tenciono mudar para outro banco. Vou ter de pagar 0,3% de imposto porque estou a fazer uma transacao financeira, ou nao tem nada a haver..?

Ainda nao percebi muito bem o impacto que estas novas regras vao ter nos meus depositos..

Ajuda sff obrigado

Se o DP terminar em 2013, o capital está sujeito a retenção na fonte à taxa em vigor, ou seja, 28%. Não confundas os 0,3% de imposto que é apenas para transacções financeiras.

Mesmo que alguém tenha feito um DP em 2010 (3 anos) teve sempre retenção na fonte à taxa em vigor, e não à data da subscrição do produto. Era bom que não fosse  ;D  assim só pagava 21,5%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assim sendo e a titulo de ex:

Um deposito constituído e vencido com a taxa actual: 25%

10000€ a 5% 1 ano: daria um juro de 380.21€

Um deposito constituído e vencido com a nova taxa: 28%

10000€ a 5% 1 ano: dará um juro de 365.00€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que a resposta do Cardoso24 está correcta.

Relativamente à pergunta inicial a resposta é que o novo imposto de 0,3% não se aplica a depósitos a prazo. É apenas para transações financeiras como por ex compra/venda de ações e obrigações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fundos em principio não...acções e obrigações acredito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Ajuda sff obrigado

A taxa das transacções financeiras (chamada taxa tobin) diz respeito a somente a aquisição ou venda de activos financeiros (como obrigações, acções, opções....). Mas aquilo que o governo está a fazer no OE é pedir a possibilidade de legislar no futuro essa respectiva taxa.

Por isso ainda não está definido que a taxa 0,30%, como também ainda não há conhecimento se é para aplicar na compra ou venda ou em ambos eventos.

Mas esta taxa somente faz sentido se for aplicar em todos paises europeus, porque senão haverá uma fuga de capitais para outros paises que não apliquem. Mesmo assim haverá um fuga de capitais para paises fora da união europeia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A taxa das transacções financeiras (chamada taxa tobin) diz respeito a somente a aquisição ou venda de activos financeiros (como obrigações, acções, opções....). Mas aquilo que o governo está a fazer no OE é pedir a possibilidade de legislar no futuro essa respectiva taxa.

Por isso ainda não está definido que a taxa 0,30%, como também ainda não há conhecimento se é para aplicar na compra ou venda ou em ambos eventos.

Mas esta taxa somente faz sentido se for aplicar em todos paises europeus, porque senão haverá uma fuga de capitais para outros paises que não apliquem. Mesmo assim haverá um fuga de capitais para paises fora da união europeia.

Logo agora que o capital começava a voltar à Europa :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, era para deixar um (?) ao lado dos fundos, pois não tinha grande confiança nesse ponto.

Os fundos como o D@vid referiu não deverão fazer parte das transacções financeiras ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead