Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
€ureka

365 dias?? duvidas...

7 publicações neste tópico

hoje pus-me a fazer contas e tendo em conta: os meus juros vencem a 19 de cada mes e a revisao do meu CH foi este mês com a euribor a 3 meses, conclui que os meus juros estao a ser calculador com base nos 365 dias. a minha duvida está no facto do DL 88/2008 obriga ou é facultativo para os bancos praticar os 360 dias.

se alguem me pudesse esclarecer... sou um pouco leiga nestas coisas mas quero muito aprender e "abrir os olhos".

obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A aplicação desse DL e´ obrigatória. No teu caso, a mudança já devia ter sido feita há 3 meses atrás.

Se tens a certeza que te estao a aplicar a taxa a 365 dias deixa uma reclamação no livro de reclamações. Sabe-se la quantos mais clientes estarão na mesma situação e isso pode despoletar uma investigação do Banco de Portugal. E, já agora, exige que te reembolsem da diferença.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo http://www.pedropais.com/utilidades/media-mensal-da-euribor/ a media de outubro a 365 dias é 5,184% e o meu spred é de 0.5% que a somar à taxa da 5.684% sendo que este é o valor que vem na ultima carta que recebi, daí ter concluido que estao a aplicar os 365dias.

já agora podem-me explicar como se passa da taxa de juro nominal para a taxa anual efectiva. pois na carta diz que a taxa é de 5.684% a que corresponde uma taxa anual efectiva de 6.518%.

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

já agora podem-me explicar como se passa da taxa de juro nominal para a taxa anual efectiva. pois na carta diz que a taxa é de 5.684% a que corresponde uma taxa anual efectiva de 6.518%.

A taxa de juro nominal é a que é usada para calcular os juros a pagar. A taxa de juro efectivo é uma "pseudo-taxa" que leva em conta todos os custos do empréstimo. Assim: