Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
€ureka

365 dias?? duvidas...

7 publicações neste tópico

hoje pus-me a fazer contas e tendo em conta: os meus juros vencem a 19 de cada mes e a revisao do meu CH foi este mês com a euribor a 3 meses, conclui que os meus juros estao a ser calculador com base nos 365 dias. a minha duvida está no facto do DL 88/2008 obriga ou é facultativo para os bancos praticar os 360 dias.

se alguem me pudesse esclarecer... sou um pouco leiga nestas coisas mas quero muito aprender e "abrir os olhos".

obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A aplicação desse DL e´ obrigatória. No teu caso, a mudança já devia ter sido feita há 3 meses atrás.

Se tens a certeza que te estao a aplicar a taxa a 365 dias deixa uma reclamação no livro de reclamações. Sabe-se la quantos mais clientes estarão na mesma situação e isso pode despoletar uma investigação do Banco de Portugal. E, já agora, exige que te reembolsem da diferença.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo http://www.pedropais.com/utilidades/media-mensal-da-euribor/ a media de outubro a 365 dias é 5,184% e o meu spred é de 0.5% que a somar à taxa da 5.684% sendo que este é o valor que vem na ultima carta que recebi, daí ter concluido que estao a aplicar os 365dias.

já agora podem-me explicar como se passa da taxa de juro nominal para a taxa anual efectiva. pois na carta diz que a taxa é de 5.684% a que corresponde uma taxa anual efectiva de 6.518%.

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

já agora podem-me explicar como se passa da taxa de juro nominal para a taxa anual efectiva. pois na carta diz que a taxa é de 5.684% a que corresponde uma taxa anual efectiva de 6.518%.

A taxa de juro nominal é a que é usada para calcular os juros a pagar. A taxa de juro efectivo é uma "pseudo-taxa" que leva em conta todos os custos do empréstimo. Assim:

- somam-se todos os custos (juros, comissões ao banco, seguros, etc)

- obtém-se a taxa de juro equivalente a esse custo. Deve haver uma fórmula para o obter mas é complexa, aposto. Eu costumo pegar num simulador como o do mapa de prestações que está no blog e vou mudando a taxa até que o total de "juros" seja igual aos total de custos com o empréstimo... não é muito científico mas não fica muito longe do resultado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

na hora de almoço fui ao banco e disseram-me que realmente ainda me estao a aplicar a taxa a 365 dias. disseram-me que não sabem porque é que isto ta a acontecer. disseram que, como ainda estou no periodo de utilização do capital e ainda não estou a amortizar capital que será por isso que ainda não foi actualizado. pode ser?? neste momento apenas pago juros do capital que o banco disponibilizou, é correcto isso que me disseram?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... é correcto isso que me disseram?

É correcto. Mas na parte em que disseram que não sabiam o porquê... portanto, tudo o que vem a seguir é pura especulação, não está correcto nem errado :)

O decreto lei é bem claro - havendo revisão da taxa esta deve passar a usar a base 360. Se a taxa foi revista desde o fim de Junho, então já devia tê-lo sido feito na base 360...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim quando me disseram que não sabiam porque é que a taxa estava a 365dias e não tinha sido alterada, depois especularam numa tentativa de justificar o sucedido pelo facto de ainda estar no periodo de utilização do capital. mas eu fiquei com a "pulga atraz da orelha" é que ainda tenho mais de 1 ano e meio neste periodo. dai a minha questao se isto é correcto. amanha vou la voltar para falar com o gerente a ver o que é que ele diz.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0