ana.portugal

Pedido de alteração de escalão - Segurança Social

7 publicações neste tópico

Boa tarde,

Hoje fui à SS para pedir a alteração de escalão e levei a declaração de Irs de 2011 (submetida este ano). Qual não é o meu espanto quando dizem que agora já não é preciso fazer nada pois a alteração de escalão é automática. Aconteceu isto no ano passado a uma colega e esteve a pagar muito mais pois não fez o pedido acompanhado da declaração do IRS do ano anterior.

Alguém me pode elucidar sobre isto? É que fiquei na dúvida pois sempre foi feito o pedido em Outubro com a entrega da declaração de irs do ano anterior.

Obrigada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas está a falar no pedido para atribuição de contribuições abaixo do 1º escalão por rendimentos inferiores  a 12 x ias?

De modo geral, o escalão é calculado automaticamente pela SS com base nos valores fornecidos pela finanças. Há uma troca de informação entre as finanças e a SS.

Só tem de apresentar requerimento de alteração de escalão aqueles que têm rendimentos abaixo de 12 x IAS para lhes serem atribuido uma base contributiva abaixo do 1º escalão.

Os que não tiverem condições (ou tiverem e não quiserem requerer) para atribuição de base contributiva inferior ao 1º escalão, não precisam fazer, pois o escalão será calculado e  atribuido conforme a troca de informação entre  a SS e as finanças.

Depois de atribuido automaticamente o escalão, há um prazo para reclamação. para a opção pelo lucro tributável (quem tem contabilidade organizada), para enquadramento no escalão imediatamente inferior,... Mas nunca será inferior ao 1º escalão (124,09)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta Ra.

O meu rendimento em 2011 foi inferior a 12 IAS, infelizmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora Ra, qual o modelo que tenho de preencher?

Ninguém na SS perguntou para que efeito eu queria requerer... Só disseram que era automático. ::)

Obrigada Ra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então nesse caso (e caso pretenda) pode meter requerimento para lhe ser atribuido escalão conforme o rendimento.

Preencha o formulário: http://www2.seg-social.pt/preview_formularios.asp?r=7378&m=PDF e junte cópia do irs 2011.

Assim farei Ra. Poderei enviar através da Segurança Social Directa ou é preferível entregar num serviço de SS?

Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desconheço se é possível entregar o pedido via Segurança Social Directa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead