Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
CarlosA

Se alguém puder ajudar....agradeço!!

6 publicações neste tópico

Antes de mais peço desculpa pela questão que vou colocar, uma vez que não tem nada a ver com os temas do fórum. Mas como neste fórum é só gente bem informada, pode ser que tenha sorte!! ;)

Então é o seguinte, trabalhei entre 11/12/2007 e 24/12/2007 numa empresa, tendo assinado um contrato por 6 meses (rescindi o contrato ainda no período experimental). No entanto, nunca me foi entregue uma cópia do contrato. Caso venha a precisar de uma cópia do mesmo, posso solicitá-la à empresa? Eles têm obrigação de me fornecer uma cópia (passado tanto tempo)? Coloco esta questão porque vou concluir brevemente um estágio profissional e a empresa ofereceu-me um contrato por tempo indeterminado, mas pretende usufruir dos apoios prestados a empresas que contratem jovens à procura de 1º emprego. Para ser considerado jovem à procura de primeiro emprego não posso ter tido um contrato sem termo ou por tempo indeterminado. Nesse sentido, uma cópia do contrato seria a única forma de provar que o contrato era a termo....

Obrigado a quem puder ajudar ;)

Carlos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao tenho a certeza mas acho que nao tem obrigação de o fazer.

Agora, tentar nao custa... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Um contrato de trabalho é feito em duplicado, logo que assinado pelas partes, um seria seu e outro da empresa. O que acontece muitas vezes é que as empresas tem o hábito não entregar o do trabalhador.Tentar não custa, explique.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como é óbvio, as organizações variam muito de comportamentos, mas creio que se saíste de bem com eles, de certo que não te vão negar essa cópia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais peço desculpa pela questão que vou colocar, uma vez que não tem nada a ver com os temas do fórum. Mas como neste fórum é só gente bem informada, pode ser que tenha sorte!! ;)

Então é o seguinte, trabalhei entre 11/12/2007 e 24/12/2007 numa empresa, tendo assinado um contrato por 6 meses (rescindi o contrato ainda no período experimental). No entanto, nunca me foi entregue uma cópia do contrato. Caso venha a precisar de uma cópia do mesmo, posso solicitá-la à empresa? Eles têm obrigação de me fornecer uma cópia (passado tanto tempo)? Coloco esta questão porque vou concluir brevemente um estágio profissional e a empresa ofereceu-me um contrato por tempo indeterminado, mas pretende usufruir dos apoios prestados a empresas que contratem jovens à procura de 1º emprego. Para ser considerado jovem à procura de primeiro emprego não posso ter tido um contrato sem termo ou por tempo indeterminado. Nesse sentido, uma cópia do contrato seria a única forma de provar que o contrato era a termo....

Carlos

Dizes que apenas trabalhaste efectivamente esses 13 dias, ainda na vigência do período experimental?

Pois bem, e recebeste alguma remuneração? estiveste inscrito na seg. Social e a empresa fez os descontos devidos?

Se não faz, é fácil provares que nunca tinhas estado empregado anteriormente, basta conseguires uma declaração comprovativa dos serviços da Seg. Social...

É que não querendo complicar-te mais a questão, foram apenas alguns dias e seria lamentável que por causa disso ficasses impedido de concretizar uma oportunidade tão boa quanto a que referes!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais, muito obrigado a todos pela V/ ajuda!

Sim, penso que foram feitos os descontos para a sefurança social, nunca fui lá verificar essa situação mas esses descontos constam no recibo de vencimento que me foi dado. Também me deram uma declaração comprovativa do período de tempo em que trabalhei, tal como exige o artigo 385º do código do trabalho. No entanto, nunca me deram cópia do contrato e sinceramente nunca me preocupei muito pois não pensei que me viesse a fazer falta.... :(

A minha saída não foi "violenta" pois expliquei que tinha surgido uma oportunidade mais atraente para mim... no entanto também não fiquei muito "impressionado" positivamente com a minha superior hierárquica... ;D... Entretanto, também já me disseram que para ser considerado jovem à procura de 1º emprego basta ter menos de 6 meses de descontos (eu só tenho 14 dias :D)... Vou esperar e ver o que a actual empresa em que estou me diz sobre este assunto...

Uma vez mais, obrigado a todos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0