light_in_tunel

fontes de energia para a casa

10 publicações neste tópico

Olá a todos.

Será que me podem ajudar. Numa casa poupa-se mais tendo por exemplo caldeira e placa de bicos eléctricos ou esquentador e placa de queimadores a gás (comparando com o mesmo índice de consumo?)

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que o mais caro em termos de consumo são os antigos fogões eléctricos.

Os fogões a gás e os vitrocerâmicos (as placas vermelhas) ficam mais ou menos empatados em melhor posição, mas ainda a longa distância dos fogões de indução.

O fogão de indução gasta menos energia, é mais eficiente e mais fácil de limpar também. Só funciona quando efectivamente tem alguma coisa em cima (assim que se tira a panela desliga automaticamente) e quase não quece por isso os riscos que queimadura são mínimos (o calor que sobra é o que a panela passa para a placa, nada que se compare com os outros sistemas. São mais caros que os restantes mas essa diferença depressa é compensada no consumo...

Quanto à comparação entre esquentador e exaustor não conheço dados...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também sou dos que está a ficar maravilhado com a tecnologia de indução.

Sempre pensei que a utilização de mecanismos eléctricos para cozinhar acarretava um grande desperdício de energia. Mas há 1 ou 2 meses vi um artigo na ProTeste (DECO) onde efectuavam uma comparação entre o custo dos diversos tipos de placas (gás, vitrocerâmica, indução, etc...). Surpresa das surpresas, a indução era a mais poupada (com uma distância significativa).

Investiguei um pouco mais e ao que parece as placas de indução são altamente eficientes. Se utilizadas correctamente é uma tecnologia que permite grandes poupanças a prazo. Eu já me rendi.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também utilizo placa de indução e estou muito agradado com a opção.

Mesmo para a água começar a ferver é muito mais rápido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha casa nova tem placa vitrocerâmica e não é de indução.

Quando olhei para ela pensei: "lá vou eu pagar uma pipa de dinheiro em luz".

Tb ouvi dizer que não se podem utilizar os tachos normais que se utilizam nas outras placas. Vou ter de alargar os cordões à bolsa para comprar tachos novos?  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tb ouvi dizer que não se podem utilizar os tachos normais que se utilizam nas outras placas. Vou ter de alargar os cordões à bolsa para comprar tachos novos?  ???

É verdade que não pode ser qualquer panelinha... Já as placas vitrocerâmicas de halogéneo (as dos focos vermelhos) tinham que ter panelas de fundo liso. As placas vitrocerâmicas de indução requerem que o fundo seja feito de um material magnético (ou será magnetizável?). O teste é simples de fazer - basta ver se um íman cola ao fundo da panela. Se sim, então serve.

A maior parte das panelas que se por aí à venda hoje em dia já servem para os vários tipos de fogão, indução inclusive, e não são muito mais caras que as panelas mais simples...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro que não são topo de gama http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70082337 nem coisa que se pareça, mas, o que é certo é que comprei este conjunto e funcionam. Isto é um exemplo para verem que não vale a pena darem balurdios por panelas de indução, como alguns vendedores querem fazer crer que elas custam.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Também ando a "namorar" estas placas de indução há já um tempo mas infelizmente parece que qt mais pesquiso mais fico confuso em relação a eficácias energéticas, qualidade e funcionalidades dos diversos modelos/marcas existentes.

A opção whirlpool "AKM 983 BA" que foi melhor escolha da proteste é apenas cat. B e na verdade os testes da pro teste inspiram-me pouquissima confiança.

Que outras marcas/modelos poderão merecer atenção na vossa opinião? só falando de placas de indução.

Pietro Farini

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já fui ao IKEA procurar as panelas sugeridas pelo IM hsfarao.

Tive uma agradável surpresa.

Acabei por não comprar nenhuma porque já tinha comprado umas há uns tempos no IKEA, descobri ao ler os autoculantes,que todas elas servem para a minha placa de vitrocerâmica! :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead