Sorcha

Cartão de Crédito - Utilização para totós

21 publicações neste tópico

Boa noite a todos,

Confesso que sou anti-créditos/cartões de crédito, acho que não trazem felicidade aos mais incautos (a grande maioria) e devemos gastar apenas quando temos e podemos. No entanto, surgiu a discussão aqui por casa sobre a utilização do cartão de crédito e as suas vantagens/desvantagens.

Assim, peço a quem já tem experiência que me explique (se necessário, com recurso a desenhos) afinal o que é um cartão de crédito? Quais as suas vantagens e desvantagens? Como utilizar um cartão de crédito de forma inteligente?

Desde já agradeço as respostas.

Cumprimentos,

Sorcha

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois de publicar fiquei na dúvida se este seria o melhor sítio para colocar esta questão. Por favor, sintam-se à vontade para mudar o tópico de sítio.

Cumprimentos,

Sorcha

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu só acho bom um usar um cartão de crédito quando não se precisa ...  de crédito. Os juros são um disparate de elevados que são. Agora tem algumas vantagens, dependendo dos cartões, claro. Há descontos vários, há a facilidade de pagamento em viagem, há ofertas, etc.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estás no fim do mês, ainda não recebeste, e tens a conta a zero, no entanto tens de pagar mesmo algo, uma reparação do carro, medicamentos...o que fazer? CARTÃO DE CRÈDITO  ;) pagas, e depois quando receberes o ordenado voltas a repor no cartão e não pagas nenhum juro...pronto, um dos melhores argumentos do cartão de crédito, entre muitas outras.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para isso será mesmo necessário um cartão de crédito? É que eu no BES tenho alguns euros de descoberto, o que acaba por ser mais que suficiente para essas questões. Não me convencem os cartões de crédito... :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tb era assim, não apologista de cartões. Mudei a minha opinião recentemente e tem algumas vantagens associadas. A primeira vantagem é pagarmos uns dias depois, não pelo lado de ainda não termos recebido o salario e termos o dinheiro disponivel, mas pelo lado de termos o salário na nossa conta, estilo num dp, que renda juros ao dia e ficamos o dinheiro que deixa de ser nosso, na conta por mais uns dias, que representa mais alguns centimos de rendimento em juros.... são centimos, mas não deixa de ser dinheiro. ;) A segunda, é que alguns cartões têm cashback, ou sejam devolvem percentagem em dinheiro, é uma percentagem irrisoria, mas é como tudo, é dinheiro. ;) E a terceira, tens descontos na aquisição de bens. Além disso, alguns bancos estão a fazer os cartões debido com pagamentos diferidos, fica o dinheiro na nossa conta mas cativo, sem podermos fazer nada, que no fundo é quase o msm que um cartão de crédito faz, mas no cartão de credito o dinheiro fica no nosso lado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para isso será mesmo necessário um cartão de crédito? É que eu no BES tenho alguns euros de descoberto, o que acaba por ser mais que suficiente para essas questões. Não me convencem os cartões de crédito... :-\

TiagoF respondi ao Sorcha uma das vantagens, não sei se ele tem esse descoberto ou não :) e se tiver e já o ter todo utilizado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tb era assim, não apologista de cartões. Mudei a minha opinião recentemente e tem algumas vantagens associadas. A primeira vantagem é pagarmos uns dias depois, não pelo lado de ainda não termos recebido o salario e termos o dinheiro disponivel, mas pelo lado de termos o salário na nossa conta, estilo num dp, que renda juros ao dia e ficamos o dinheiro que deixa de ser nosso, na conta por mais uns dias, que representa mais alguns centimos de rendimento em juros.... são centimos, mas não deixa de ser dinheiro. ;) A segunda, é que alguns cartões têm cashback, ou sejam devolvem percentagem em dinheiro, é uma percentagem irrisoria, mas é como tudo, é dinheiro. ;) E a terceira, tens descontos na aquisição de bens. Além disso, alguns bancos estão a fazer os cartões debido com pagamentos diferidos, fica o dinheiro na nossa conta mas cativo, sem podermos fazer nada, que no fundo é quase o msm que um cartão de crédito faz, mas no cartão de credito o dinheiro fica no nosso lado.

Ora aqui está a explicação que procurava. Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

TiagoF respondi ao Sorcha uma das vantagens, não sei se ele tem esse descoberto ou não :) e se tiver e já o ter todo utilizado?

O Sorcha, é na realidade umA Sorcha. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sorcha

possível método de utilização:

pagamentos sempre que possíveis de todas as despesas, incluindo utilities (electricidade, agua, comunicações) e até mesmo impostos com o cartão - se for daqueles que ainda dividem contas a cima de determinado montante em 3 prestações sem juros, melhor

pagamento na totalidade (100%) de todo o capital em divida, na data de referencia - em vez de sair da conta aos "bocados" e espalhado ao longo do mês, sai todo como um bloco e num dia fixo

com uma utilização "inteligente" das datas de vencimento das contas e o pagamento com o cartão, poderá permitir "adiar" o pagamento da divida do cartão, até 50 dias...

neste intervalo de tempo, o capital

(que deverá ficar "cativo" para futuro pagamento do cartão - para não entrar na espiral do sobre-endivendimento - o problema doas cartões de credito e dos descobertos em conta)

pode/deve ser investido num fundo de tesouraria (ou em contas há ordem que produzam juros - raras? ) que permite a movimentação do capital, na data de referencia do pagamento do cartão...

cump

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora nem mais, visitante99.

É precisamente isso que faço com o meu dinheiro. Pagar com cartões de crédito com cashback quando possível. (pena o iSavings já ter acabado com o desconto, e por grande parte do salário no E.S Liquidez, para depois pagar o extracto do cartão no mês seguinte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Sorcha, é na realidade umA Sorcha. :)

Ups, peço desculpa Sra Sorcha :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pagamentos sempre que possíveis de todas as despesas, incluindo utilities (electricidade, agua, comunicações) e até mesmo impostos com o cartão - se for daqueles que ainda dividem contas a cima de determinado montante em 3 prestações sem juros, melhor

neste intervalo de tempo, o capital

(que deverá ficar "cativo" para futuro pagamento do cartão - para não entrar na espiral do sobre-endivendimento - o problema doas cartões de credito e dos descobertos em conta)

pode/deve ser investido num fundo de tesouraria (ou em contas há ordem que produzam juros - raras? ) que permite a movimentação do capital, na data de referencia do pagamento do cartão...

Obrigada por mais um testemunho de boa utilização dos cartões de crédito.

Entretanto, surgiram-me mais algumas dúvidas:

- Podem-se incluir todos os tipos de pagamentos? Compras, pagamento de serviços, transferências (ex.: pagar a renda da casa).

- Se sim, são todos válidos para o programa cashback?

- A adesão a um cartão de crédito obriga a que se tenha determinado valor no banco?

- Existe algum banco que tenha simultaneamente conta à ordem a render juros e um bom cartão de crédito?

Desde já agradeço as vossas respostas.

Cumprimentos,

Sorcha

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Perdoem-me a minha franca honestidade mas pelo que entendo fazem toda essa ginástica financeira para andar um mês adiantado, ou atrasado dependendo do ponto de vista? Eu continuo a não apadrinhar a ideia, já me bastam os cartões do continente e os talõezinhos. Mas por curiosidade digam-me quanto lucram na realidade por ano com tudo isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Difícil de dizer, pois estou ainda meio a começar. Comecei com isto quando apareceu a promoção do iSavings com 1% de cashback. Agora que acabou, estou a tentar arranjar outro cartão para dar o cashback.

Quanto aos pagamentos que se podem fazer, com o iSavings sei que se pode pagar tudo e mais alguma coisa: impostos, compras e serviços, etc...

Quanto ao que conta para o casback, digo-lhe no fim do mês quando chegar a bónus e eu puder fazer as contas.

Mas a grande parte dos cartões de crédito não dão para pôr esses pagamentos no multibanco na conta cartão. A minha mãe já experimentou com o Caixa Classic, e o montante foi logo para a conta à ordem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho o cartão Caixa Classic, pago sempre na totalidade o crédito utilizado (por isso nunca paguei juros) e ao fim dos 3 anos de anuidade, contas feitas, ganhei cerca de 50 euros pela sua utilização.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este verão o cartão AMEX tinha um cashback de 5% ganhei algum dinheiro. Não tenho conta na CGD mas já pensei abrir porque há 30'% de desconto para espectaculos na Cultugest , para cartao Caixa Gold (e outros). Há imensas vantagens em ter cartões. Não se pode é usa-los como crédito. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu meto TUDO o que posso no cartão de crédito e pago SEMPRE (sem excepções) a 100%. Tenho o caixa classic da CGD que tem cashback. Por ano "recebo" mais de 100 euros (e não pago anuidade).  ;D

Para eu receber € alguém os perde... os comerciantes  :-[ as taxas de CC são bem mais caras que as do MB (se gostam dum comerciante paguem-lhe em cash não usem cartões)

Como alguém já disse os cartões de crédito são óptimos, simplesmente não para crédito 8) !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar, tento sempre dar preferencia a comerciantes que não disponibilizem esta opção de pagamento.

Em segundo lugar,

Eu meto TUDO o que posso no cartão de crédito e pago SEMPRE (sem excepções) a 100%.

x2.

Beneficios: cashback e mais dinheiro disponivel para investimentos de curto prazo (30 dias).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Li vários exemplos de uma boa utilização de um cartão de crédito e também possuo (actualmente) um. No meu caso foi por necessidade (compras online) e foi quando passei a aplicar o dinheiro dessas compras em aplicações a 30 dias (se não estou em erro, demoravam 45 dias até me ser retirado o dinheiro da conta) para que as minhas compras tivessem um desconto adicional :)

No entanto, é preciso ter muito cuidado. É preciso ter muita atenção às datas para não ficarem sem dinheiro na conta na altura de ser retirada a mensalidade. Aconteceu-me isso e os juros que paguei fez com que perdesse quase todo o dinheiro que tinha ganho dessa forma até essa data. Hoje tenho um "reminder" no telemóvel para que isso não me volte a acontecer :P

Para quem viaja muito, não se esqueça que existe cartões de crédito (ou pelo menos existia até algum tempo atrás) que dão milhas. De vez em quando viajar à borla é sempre bom :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde

eu uso cartões de crédito s/ anuidade e a pagamento 100% logo não teêm custos com o credito.

há cartões que dão cashback, ainda recebo pelas compras que faço.

dou dicas como utilizar da melhor maneira e como ganhar dinheiro com os cartões de crédito.

mail: ines.gamas@sapo.pt

até breve

Inês

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead