Ribeirinho

Resgate de PPR - Pre-Reforma

5 publicações neste tópico

Bom dia,

Em 2009 fiz um PPR no BCP.

Estou agora com 56 anos e na situação de pre-reforma.

Esse estatudo dá-me direito a levantar o PPR sem qualquer penalização?

Agradeço toda a informaçãop que me possam prestar

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho a certeza absoluta, mas conheco uma pessoa que está na pré-reforma, e para a maior parte dos assuntos é como se estivesse no activo (mas sem trabalhar). Julgo que o PPR não será exepção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

podes levantar sem problemas desde que feito à mais de 5 anos - é o que regula a lei para a maior parte dos PPR

existem no entanto alguns PPR que não permitem isso, condicionando o resgate à efetiva situação de reforma

por outro lado depende do que é aquilo que chamas "pré-reforma" , pois tal como diz o ruicarlov existe muita gente que diz que está na "pré-reforma" mas na realidade não está, está apenas num fundo de pensões de uma qualquer grande empresa até aos 65 anos, ou seja até se reformar e isso não é estar na pré-reforma e é tratado como estando activo para todos os efeitos legais

a "verdadeira pré-reforma" é uma situação pessoal proveniente de um acordo entre uma pessoa+uma empresa+segurança social em que a pessoa vai para casa, paga pela empresa e continuando a fazer descontos para a seg.social (embora de menor valor %) e a contar tempo de serviço até aos 65 anos , idade em que será reformado

no entanto é como te digo : os vulgares PPR podem ser levantados em qualquer altura sem penalização desde que tenham passado mais de 5 anos sobre a respectiva subscrição: eu já levantei alguns e não estou reformado ainda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, tenho uma duvida.

Em 2010 fiz um ppr mensal e no ano 2010 e 2011 declarei no irs. Liguei para as finanças e disseram que tinha que devolver o valor do beneficio mais 10%, mas que queria saber qual o montante que beneficiei, mas eles não me sabem dizer. Então fui ao portal e fiz uma simulação de alteração de irs 2010 e 2011 e verifiquei que os valores se mantinham, apenas em 2011 o valor  da coleta diminuia em 0.10€. Posso concluir que não beneficiei em nada? Se fizer o regate, no irs 2012 tenho que mencionar no campo 10, ou como não tive qualquer beneficio não menciono?

OBRIGADA  pela atenção

Parabéns pelo forum.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Fiz um PPR em Maio de 2003 de 1900€ de 1 unica entrega. Agora o valor que lá esta é de 2400€, se o resgatar quais são as penalizações (estado e finanças)

Obrigada,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead