Visitante Rui Andre

Cessar actividade (recibos verdes) nas financas e SS

193 publicações neste tópico

Boa noite,

Posso cessar online a actividade (recibos verdes) no site das financas e da SS?

Onde se encontra esse menu e o que é necessario?

O motivo é que vou comecar a trabalhar por conta de outrem (cat A) na mesma empresa.

No site da SS da para obter uma declaracao de como estou inscrito na SS? Se sim, como?

Peço desculpa por tanta pergunta, mas se puderem ajudar...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, pode cessar no site das finanças.

Entregar - Declarações - Actividade - Cessação de actividade.

Só precisa de cessar nas finanças, que depois eles comunicam a cessação à SS.

Não se está a fazer descontos pela actividade independente, mas se estiver...

Tenha em conta que a cessação para efeitos de segurança social só conta a partir do 1º dia do mês seguinte ao da cessação da actividade.

Quero isto dizer que se cessar, por exemplo, hoje (09/10/2012), ainda terá de pagar o mês de Outubro completo de contribuição.

Uma sugestão: Caso não tenha movimento da actividade neste mês de Outubro, ponha a data de cessação de 30/09/2012. E assim só terá de contribuir até Setembro / 2012.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Começo a pagar este mes de Outubro. Quer dizer se colocar como data de cessação 29/09 que nao terei que pagar SS?

Comoposso obter uma declaração que estou inscrito na SS? So da indo lá?nao posso pedir no site?

Obrigado pela resposta..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se começa a pagar em Outubro, então se calhar é melhor colocar data de cessação 30/09/2012. Mas veja se não tem movimento este mês, não vá ter facturação depois dessa data.

Declaração que está inscrito na SS? não entendi... é para quê?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema ek passei um recibo do mes passado,  no dia 2. So se anular o recibo e passar um novo com a data de 30/09.. Será possível?

E que a entidade para onde vou trabalhar quer uma declaração de como eztou inscrito na SS..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando e que aoarece no site da SS o valo que tenho k pagar? Em inicios de Novembro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então se tem um recibo emitido no dia 2, já não pode pôr data de Setembro. Sendo assim, tem de cessar com data de Outubro.

Anular não resolveria porque a data de emissão será sempre a do dia que emitir. Ou seja, só ia atrasar mais a data.

Quanto à declaração, o melhor é dirigir-se à segurança social. Eu achava que o cartão da segurança social era declaração suficiente para provar que se está inscrito...

Não sei como pensa efectuar o pagamento, se por multibanco, se por home banking ou nas tesourarias... mas na altura que o for fazer, certamente já estará fixado o valor em qualquer das formas de pagamento. O pagamento é até ao dia 20 de Novembro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelos esclarecimentos...

mas só lançaram os valores em dívida em inícios de Novembro certo?

estou a pensar fazer por Homebaking, MB...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, a contribuição referente ao mês de Outubro só estará disponivel para pagamento do dia 10 até ao 20 de Novembro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quando vou para cessar a actividade aparece me os seguintes campos:

Cessação do IVA (CIVA - artº34), IRS(CIRS - artº114) e IRC(CIRC -nº5 artº8)

e os motivos que levaram a fechar a actividade.

pelo que estive a ler ter tenho que escolher o seguinte:

IVA - Nº 1 a) 

IRS - Nº 1-Alínea a)

IRC - Enc. Liquidação

Como era um "falso recibo verde", ou seja não tinha empresa mesmo...são estas as opções a escolher certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só tem de cessar em IRS e IVA. Esqueça a parte do IRC, não se aplica ao seu caso

IVA - nº 1 B)

IRS - nº1 a)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porque a alinea b no iva?

B) Se esgote o activo da empresa, pela venda dos bens que o constituem ou pela sua afectação a uso próprio do titular, do pessoal ou, em geral, a fins alheios à mesma, bem como pela sua transmissão gratuita;

Podes explicar?

Obrigado por todosos esclarecimentos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porque a alínea a) é para os casos em que há um período de 2 anos em que não existe actividade (movimentação), e então presume-se que todos os bens estão transmitidos. É, por exemplo, o caso das actividades que oficiosamente são cessadas em iva, por falta de movimento nas declarações do iva durante muito tempo, supondo-se que os bens existentes na actividade foram afectados ao património particular do empresário.

A alínea c) e d) não há dúvidas.

A alínea B), porque ao se cessar assim, estamos a declarar que à data se encontram transmitidos todos os bens da empresa (existências, imobilizado, etc...), ou seja, a actividade está liquidada.

A diferença está entre:

- Declarar e estar efectivamente transmitido os bens (seja por venda ou afectação ao património particular) e liquidada a actividade...

- Que devido à falta de movimentação da actividade há mais de 2 anos, presume-se que todo os bens estão transmitidos (se não foram vendidos há mais de 2 anos, estão afectos ao património particular).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais uma vez, um grande obrigado!

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Venho aproveitar este artigo, também para colocar uma dúvida.

Abri actividade recentemente tendo em vista a realização de dois projectos de WebDesign, um com facturação este mês, e outro no mês seguinte, e por ter dúvidas do preenchimento do recibo verde acabei por pedir esclarecimentos, e como tal agradeço ao Ra pela ajuda.

Mas quanto ao que aqui me trás, para meu azar, possivelmente o projecto a ser pago este mês já não o será, no entanto tenho actividade aberta o que suponho que implique pagar Segurança Social este mês (ou com actividade aberta, desde que não tenha "movimentos, torna-me isento de SS?)...  a minha questão é:

- Tendo eu aberto actividade à menos de uma semana, posso cessá-la para evitar o pagamento de SS? Se sim como? Com alguma data específica?

- Segundo, tenho esperança de no mês que vem ambos os trabalhos sejam pagos. Assim sendo haverá qualer problema ou encargos por cessar agora e abrir no mês que vem?

- Já percebi que é possivel se cessar actividade pela internet, também posso fazer a abertura da mesma?

Obrigado por qualquer ajuda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acrescentando à minha dúvida anterior.

E fazendo também referência ao autor deste artigo.

Estive já a ver o site das finanças, e já vi que é possivel fazer a abertura também pela internet. Mas quanto à Cessação, o que escolher em IVA e IRS no meu caso???

o mesmo que foi referido antes:

"Só tem de cessar em IRS e IVA. Esqueça a parte do IRC, não se aplica ao seu caso

IVA - nº 1 B)

IRS - nº1 a)"

???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação à SS, o problema é que trata-se de um reinicio de actividade, logo não vai poder usufruir de isenção. E a contribuição é devida desde o 1º dia do mês de reinicio.

Ou seja, o abrir e cessar uma semana depois, não resolve, visto que lhe será cobrado o mês todo, independentemente do dia de reinicio e cessação da actividade.

Sim, escolhe o mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite

estou coletado em duas atividades.

no entanto trabalho por conta de outrem onde faco os descontos para a seg. social.

quero agora cesar a duas atividades. no site das financas o impresso é um pouco rebuacado. no meu caso que nada desconto desa duas atividade independentes so tenho de enviar com os dados pre-preenchidos?

agradeço alguma ajuda que possam prestar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para fazer um escritura de doação de um andar comercial em Castro Verde, às minhas filhas temos que nos deslocar lá ou podemos fazê-lo cá em Lisboa?

Quais os custos que essa Doção vai importar?

Obrigada pelos esclarecimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, existe algum inconveniente em passar apenas 1 recibo de 2 em 2 meses fechando actividade num deles alternadamente? Acumulo 2 meses de ordenado num só recibo e pago apenas 1 mês de segurança social.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,tenho uma atividade aberta desde fevereiro,não sou insenta a segurança social,portanto tenho estado a pagar desde então.Eu comprei 12 recibos as finanças ja que não tenho acesso aos recibos eletrônicos,calculando 1 recibo para cada mês do ano a pensar que estes recibos seriam passados a empresa.Recentemente fui informada que deveria passar os recibos as clientes,pois trabalho no ramos de manicure,mas ja estamos no mês 11 e até então não passei nenhum recibo.Minha dúvida é se posso comprar mais recibos junto as finanças para regularizar esta situação passando so agora recibos referentes aos meses anteriores?Outra dúvida é que por esta confusão toda e por não compreender bem como trabalhar com recibos verdes,pretendo fechar a atividade,para tal tenho que regularizar toda situação primeiro ou posso fechar já pra não haver mais complicações?Gostaria de ter uma melhor informação e o que melhor devo fazer para resolver toda esta situação?Agradeço desde já a atenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite,

estive perto de 1 ano com actividade aberta mas tenciono fechá-la agora porque vou emigrar. No entanto, é possível que esporadicamente continue a fazer trabalhos para a mesma empresa, pelo que emitirei actos isolados. A minha pergunta é: neste caso, quais os motivos que devo indicar para cessação de IVA e IRS?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite,

estive perto de 1 ano com actividade aberta mas tenciono fechá-la agora porque vou emigrar. No entanto, é possível que esporadicamente continue a fazer trabalhos para a mesma empresa, pelo que emitirei actos isolados. A minha pergunta é: neste caso, quais os motivos que devo indicar para cessação de IVA e IRS?

Obrigado

IVA - nº 1 B)

IRS - nº1 a)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde,

tenho algumas dúvidas.

Iniciei atividade dia 26-12-2011 tendo emitido o 1º recibo com a data de 31-12-2012. O ano de isenção acaba em que altura? ou seja o meu último mês de isenção é novembro? e o último recibo para estar ainda inserido na isenção deverá ser emitido até 31-11-2012 ou 31--12-2012?

É verdade que a isenção passou de 1 para 2 anos?

Tendo em conta as datas que indiquei de inicio de atividade e fim do ano de isenção, devo fazer a cessação de atividade antes ou pode da data em que termina a inseção ou é possível efetua-la com uns dias de diferença? questiono ainda o que é necessário para cessação de atividade e se pode ser feita através do portal das finanças?

obrigado. sf.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde,

tenho algumas dúvidas.

Iniciei atividade dia 26-12-2011 tendo emitido o 1º recibo com a data de 31-12-2012. O ano de isenção acaba em que altura? ou seja o meu último mês de isenção é novembro? e o último recibo para estar ainda inserido na isenção deverá ser emitido até 31-11-2012 ou 31--12-2012?

É verdade que a isenção passou de 1 para 2 anos?

Tendo em conta as datas que indiquei de inicio de atividade e fim do ano de isenção, devo fazer a cessação de atividade antes ou pode da data em que termina a inseção ou é possível efetua-la com uns dias de diferença? questiono ainda o que é necessário para cessação de atividade e se pode ser feita através do portal das finanças?

obrigado. sf.

Se bem entendi, quer passar o ultimo recibo e fechar a actividade dentro do prazo de isenção para não pagar SS, certo? (ou está a falar de outra isenção?)

Se assim for, tendo a actividade sido iniciada em Dezembro/2011, pelas minhas contas dá isenção até 30/11/2012. Logo deve passar o ultimo recibo e cessar até esta data (30/11/2012).

A cessação de actividade pode ser efectuada através do Portal das finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor