trovial

Pode o fiel depositário de uma casa em leilão não ter as chaves da mesma?

7 publicações neste tópico

Uma casa em leilão das finanças...

O fiel depositário neste caso é o agente de execução, que diz que o dono da casa está no estrangeiro e que não entregou as chaves.

É possível leiloarem uma casa nestas condições?

Quer dizer aquilo la por dentro pode estar tudo partido...

Não deviam parar o leilão ate terem a chave?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

possível deve ser: ainda há pouco tempo foi vendida uma casa assim que, quando abriram a porta depois da venda, descobriram lá dentro o cadáver da proprietária que estava morta há 9 anos....

também nesse caso a casa foi vendida sem abertura prévia da porta

portanto a resposta é sim !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

possível deve ser: ainda há pouco tempo foi vendida uma casa assim que, quando abriram a porta depois da venda, descobriram lá dentro o cadáver da proprietária que estava morta há 9 anos....

também nesse caso a casa foi vendida sem abertura prévia da porta

portanto a resposta é sim !

Sim....

Mas uma andorinha não faz a primavera...

Estava a procura de uma informação mais generalista , baseada na lei ou algo :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

desconheço se a Lei diz que alguém só pode comprar uma casa se a vir por dentro....não se trata de vender, mas de comprar e se alguém quer comprar uma casa sem a ver por dentro está no seu pleno direito !  Ou não estará ?

aliás, meu caro, até acho que uma Lei dessas, a existir seria altamente abusiva e violadora dos direitos humanos: seria o mesmo que dizer que eu só posso comprar um automóvel se andar nele primeiro para o experimentar, o que é manifestamente abusivo pois há muita gente ( nogociantes, p.ex. ) que compra carros só olhando para eles e dizendo que dá xxx !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hmm...

Nem sei se hei-de responder...

já estamos aqui a fugir da questão inicial....

Mas em resposta à situação que descreve no seu comentário

Não está em causa o direito de alguém poder comprar algo sem ver primeiro, até pode dar o dinheiro à primeira pessoa que passar na rua, é dele...

Está em causa o direito de quem quer comprar poder ver o que vai comprar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ok, mas responder responde sempre porque a discussão é interessante e ajuda-nos a todos.

repara em relação às casas : era (é...agora nem tanto porque não se vendem!!) habitual muita gente comprar casa aos construtores só em planta ( ou seja, apenas com os desenhos da futura casa à sua frente.... eu, p.ex., nunca faria uma coisa dessas, mas era habitual !) o que quer dizer que não via a casa pois ela nem existia !  Enfiaram-se grandes barretes assim como deves calcular, mas é um facto : até se podem vender coisas que ainda não existem !  Só porque se afirmava que comprando assim seria mais barato do que comprando com o prédio já pronto - o que seria verdade em parte, mas os riscos eram enormes!

se uma casa tal como descreves, de onde não há chave, mas há p.ex. um desenho, uma planta, é oferecida a alguém e esse alguém aceita comprar correndo o risco de depois ter que reconverter (pintar, colocar cozinha nova, etc..) é porque também acha que comprou barato e compensa o risco !  É um negócio em que as partes assumem uma delas vender + barato e a outra correr alguns riscos . Porque havia a Lei de proibir isso ? A mim, sinceramente, não me ocorre nenhuma razão !  Depois da compra é só chamar as chaves do Areeiro e abrir a porta !!!

É pá, mas isto é a minha "visão" do problema, nós já temos leis a mais neste país, e leis a proibir negócios é coisa que nenhuma falta (devia) fazer !! 

Mas é a minha visão, apenas !

um abraço !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ok, mas responder responde sempre porque a discussão é interessante e ajuda-nos a todos.

repara em relação às casas : era (é...agora nem tanto porque não se vendem!!) habitual muita gente comprar casa aos construtores só em planta ( ou seja, apenas com os desenhos da futura casa à sua frente.... eu, p.ex., nunca faria uma coisa dessas, mas era habitual !) o que quer dizer que não via a casa pois ela nem existia !  Enfiaram-se grandes barretes assim como deves calcular, mas é um facto : até se podem vender coisas que ainda não existem !  Só porque se afirmava que comprando assim seria mais barato do que comprando com o prédio já pronto - o que seria verdade em parte, mas os riscos eram enormes!

se uma casa tal como descreves, de onde não há chave, mas há p.ex. um desenho, uma planta, é oferecida a alguém e esse alguém aceita comprar correndo o risco de depois ter que reconverter (pintar, colocar cozinha nova, etc..) é porque também acha que comprou barato e compensa o risco !  É um negócio em que as partes assumem uma delas vender + barato e a outra correr alguns riscos . Porque havia a Lei de proibir isso ? A mim, sinceramente, não me ocorre nenhuma razão !  Depois da compra é só chamar as chaves do Areeiro e abrir a porta !!!

É pá, mas isto é a minha "visão" do problema, nós já temos leis a mais neste país, e leis a proibir negócios é coisa que nenhuma falta (devia) fazer !! 

Mas é a minha visão, apenas !

um abraço !

Sim, concordo contigo.

Visto que é um leilão, faz parte do risco e isso irá certamente baixar o valor venda e etc...

E não me incomoda que funcione assim.

No entanto, o assunto levanta algumas questões...

Por exemplo, é uma das responsabilidades do fiel depositário garantir da boa manutenção dos bens que tem à guarda, podendo responder perante a lei em caso de falha.

Ora se ele nem tem a chave da casa, como é que pode garantir que não vai lá alguém e parte aquilo tudo.

Não disse em cima, mas estou a falar de um leilão nas finanças.

Mais uma vez, não me choca que este tipo de situações aconteçam.

Acho apesar de tudo esquisito, daí ter lançado este post, para indagar sobre conhecimentos (de lei ou por experiência) que alguém possa ter sobre o assunto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead