Yazid105

50k para investir - Gestor de investimento?!

13 publicações neste tópico

Boas. Sou novo no forum e não percebo nada de como investir o dinheiro que tenho neste momento. Estou interessado em investir entre 50 a 100k€. Como não sei como o fazer, gostava de saber se existem pessoas que prestam esses serviços. Ou, em alternativa, se alguém daqui me pudesse ajudar. Já vi que existem 2 bancos que são recomendados em relação aos demais.

Que tipo de investimento sugerem para estes valores?

PS: Pergunta mais ridicula mas para verem como sou noob - TANB de 3% por exemplo significa que (se depositar 50k€) ganho 3% disso ao fim de 1 ano (se for essa a duraçao do deposito) ou 3% mensais?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A começar pela última pergunta, 3% TANB é taxa anual. TANB = taxa anual nominal bruta.

A este valor é preciso tirar os impostos (vão passar a ser 26,5%).

Logo em termos líquidos 3% TANB é igual a receber 2,205% ao fim de um ano.

Voltando ao princípio, bem-vindo ao fórum.

Para mim, não há nada como sermos nós a tratarmos do nosso dinheiro. Somos nós que conhecemos melhor a nossa psicologia e a nossa tolerânica ao riso. O melhor mesmo é aprendermos sobre os tipos de aplicações que existem e aquilo que mais se adequa ao nosso estilo. E é para isso que aqui estamos  :D . Para ajudar e ensinar.

Portanto, antes de dizer o que fazer com esses 50k€, é preciso saber qual a sua tolerância ao risco e o prazo a que está disposto a investir. Para além disso, também convém saber se esse dinheiro que quer investir corresponda a uma fatia muito grande de todas as suas poupanças. Consoante tenha outro pé-de-meia de baixo risco ou não, diferentes serão as recomendações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia e bem vindo,

"A começar pela última pergunta, 3% TANB é taxa anual. TANB = taxa anual nominal bruta.

A este valor é preciso tirar os impostos (vão passar a ser 26,5%)." Só de salientar e acrescentar uma coisa, qd num banco lhe disserem que dá 3% TANB, tal como o RuiCarlov, informou, é a taxa ao ano, tenha só em conta é que às vezes os "bancos" tentam vender a sua sardinha. Uma vez um gestor do Santander disse-me que tinham uma aplicação a 3 anos que dava a 12% TANB ao ano... Eu achei mt estranho e questionei "12% a 3 anos, o que quer dizer que dá 4% ao ano" e ele teimava que não!! Ao fim de 3 ou 4 vezes de insistencia minyha, acabou por admitir que era no final dos 3 anos!! À gente mt mentirosa por aí, infelizmente!

Qt ao dinheiro que pretende investir, fiz-lhe 2 simulações, sp baseadas em DP:

Privat bank - 50000€ a um ano à taxa de 5.45% tanb= no final de um ano teria 52030.69€

Num outro banco - 50000€ a um ano com a taxa de 3% tanb= no final do ano teria 51117.81€.

Vale a pena fazer bem as contas  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou em alternativa aos DPs sempre pode dar uma vista de olhos neste tópico: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=6801.72 e ver o que pode ganhar aplicando em fundos de investimento, claro que para o seu perfil colocar em DPs será mais fácil, nem precisa de ninguém para o aconselhar nisso, para constituir uma carteira de fundos já convém o aconselhamento de profissionais, mas um a carteira bem gerida pode lhe dar um retorno muito maior que DPs, falou-se aqui á volta dos 1000€ num ano, em comparação esse valor está a dar ao fim de 2 meses e pouco na carteira que referi nesse tópico  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem vindo!

Já lhe responderam às suas questões. No entanto acrescento que se for investir em DP´s pode tentar negociar as taxas com o banco uma vez que os montantes que tem para investir são relativamente "elevados" (50k-100k)

Sendo que no final a taxa que lhe irá interessar é a TANL! (Taxa Anual Nominal Líquida)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas. Realmente investir tanto dinheiro num banco para ganhar "apenas" pocuo mais de 1k€ por ano não sei se será a melhor opção. Talvez o risco de o banco não ser totalmente "fiável" não seja compensado por um retorno tão baixo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Embora os DPs possam fazer parte da carteira, no entanto investir 50k ou 100k apenas nisso....é um montante suficiente para arriscar um pouco mais e obter um retorno bem superior.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Embora os DPs possam fazer parte da carteira, no entanto investir 50k ou 100k apenas nisso....é um montante suficiente para arriscar um pouco mais e obter um retorno bem superior.

E como?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há uma panóplia de coisas...mas não entrando em coisas muito complicadas, sei que me vou repetir, Fundos de Investimento :) são produtos muito versáteis, coloca e tira o dinheiro quando quer...mas comporta sempre mais risco que um DP, à que estar em cima  ;) não sei se viu o meu tópico daquela carteira de 50k, são 6 fundos de obrigações, tesouraria, monetário, nada de fundos se acções, fundos com pouca volatilidade, e o retorno vai acima dos 1000€. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há uma panóplia de coisas...mas não entrando em coisas muito complicadas, sei que me vou repetir, Fundos de Investimento :) são produtos muito versáteis, coloca e tira o dinheiro quando quer...mas comporta sempre mais risco que um DP, à que estar em cima  ;) não sei se viu o meu tópico daquela carteira de 50k, são 6 fundos de obrigações, tesouraria, monetário, nada de fundos se acções, fundos com pouca volatilidade, e o retorno vai acima dos 1000€.

Onde posso ler mais sobre a dinamica destes fundos que dizem ser mais versateis e bastante fiaveis?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Falei em fundos yoshi.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim .. isso.. fundos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim .. isso.. fundos.

Todos os fundos são versáteis, em comparação aos DPs que perdem os juros já ganhos se forem levantados antes, e dá para reforçar etc..é mais nessa perspectiva que falo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead