celsan

Certificados de aforro

36 publicações neste tópico

Olá,

Sabem a qt estão a dar neste momento os certificados de aforro anteriores a 1999?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hum, pelo que vi, um certificado de 1999 (por ex) está a dar cerca de 5%...

Acho que vou deixando os meus estarem lá...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já não me lembro bem como se fazer as contas, mas acho muito improvável que esteja a dar tanto. Lembro-me de ter visto com a minha mãe no ano passado que os CAs dela (bastante antigos) não estavam a dar mais de 3,5%. Não creio que com as taxas euribor acutais esteja melhor que isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então, eu fiz uma simulação...

Por ex, simulei agora um depositito 1997, dia 18/09/1997, exactamente à 15 anos atras.

Dia 18/09/1997

Um deposito de 1246.99€ (500uni)

Está agora em 2057.86€

Se verificarmos a taxa de juro em 5475 dias (365x15 anos) = passa um pedacito dos 5% (exactamente 5.7%).

Estarei a fazer mal as contas?

Não esquecer que tamos a falar de um deposito de à 15 anos atras!! 15 anos sem mexer!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Um deposito que eu tenho, constituído em 1992 (20 anos atrás) - 24.93€ está neste momento a render a 11%... (66.64€ que tenho actualmente).

Os depositos de 2000 para cá é que não estavam a dar nada! Fiz as contas todas no ano passado e levantei tudo de 2000 para cá, deixei mesmo só os certificados que davam mais de 3.5%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nesses 20 anos podem ter rendido em média 11% ao ano. Lembro que a taxa dos CAs varia conforme a euribor, tendo depois um prémio extra.

Ou seja, podem ter rendido bem, mas agora não estarem a render nada de jeito.

Provas? Lá encontrei a tabela das taxas dos certificados de série B:

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2012/CA_Taxa_de_Juro/09_Taxa_Anual_BPP.pdf

Aqui vê-se que as taxas durante este ano andaram pelos 2,3%. Só agora em Setembro, com o prémio de 1% das novas regras, é que elas andam nos 3,2-3,3%.

Isto quer dizer que não importa qual a idade dos CAs. Desde Setembro todos dão esse valor (mais coisa menos coisa). Basta olhar para as outras séries para verem o que digo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pêra lá... isso quer dizer que a média é os 11% mas que pode mt bem ter sido por ex num ano 15% outro 12% outro 6%, mas que neste momento está nos 2 e qlq coisa??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que caca...  :-X

Tenho aquele dinheirinho de lado, e queria mante-lo lá... assim, como que se não existisse...

Mas tb, como é obvio não quero estar a perder dinheiro...

No entanto, tirando-o de lá é que nunca mais o volto a colocar...

Mas, fogo!! Eu sempre pensei que a taxa dos certificados, pc ou mt, que fosse subindo sempre... que nc dava menos que no mês/ano anterior....

Afinal, estou redondamente enganada, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que sim! Porque está indexada à euribor!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, mas eu recordo-me que qd fiz os certificados aquilo dava +/- assim: (ex que agora não me recordo, já foi à tanto tempo)

2%

- ao fim de 1 ano aumentava 0.25%

- mais 1 ano mais 0.25%

- mais 1 ano mais 0.25%

Até 5 anos... e depois disso não tinha que manter essa taxa minima...?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa taxa mínima é um prémio sobre a euribor. Ao fim de 5 anos é 1,25% de bonificação.

Mas se a euribor está baixa, o valor total também é baixo. Até tiveram de dar ainda mais 1% de prémio agora em Setembro para chegar aos 3,2%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Repito: Que caca!!!  >:(

Que faziam no meu lugar? Levantavam....

Os certificados têm todos mais de 15 anos, mas já tou a ver que isso não tem relevancia nenhuma!!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se fosse no mês passado mudava para CT. Mas como já não é possível comprava OT!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OT = Obrigações do tesouro?

Como funcionam?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada  :)

Mas, até hoje ainda não investi em obrigações... "medos"

Se eu fizer um deposito hoje em Ot's até 23/09/2013 vai render a 11.21%? Ou estou a ser mt leiga? lol...

isso seria mt bom.... Bem melhor que o private....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada  :)

Mas, até hoje ainda não investi em obrigações... "medos"

Se eu fizer um deposito hoje em Ot's até 23/09/2013 vai render a 11.21%? Ou estou a ser mt leiga? lol...

isso seria mt bom.... Bem melhor que o private....

Não é bem assim

É complicado de explicar o funcionamento das OT por escrito.

Existe um artigo da deco que talvez te ajude a percebr como funciona: http://www.deco.proteste.pt/investe/obrigacoes-do-tesouro-como-transacionar-s4892164.htm

Na minha opinião o melhor banco para comprar obrigações é o BIG

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As OTs já estão com yield bastante mais baixas. As de 2013 já só dão 2,9%.

Para dar alguma coisa de jeito já é necessário olhar para as de 5 anos, que dão cerca de 6,5% ao ano, ou então a 8 anos, que dão cerca de 8,3%.

Mas de qualquer forma, levante os certificados de aforro, que não compensam. Ainda que não invista em OTs, o que para aí não faltam são produtos que dão mais que 3,2%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas de qualquer forma, levante os certificados de aforro, que não compensam. Ainda que não invista em OTs, o que para aí não faltam são produtos que dão mais que 3,2%.

True story!

Já agora cá ficam os vídeos do Elias, para a celsan. Parece-me que vão ajudar a esclarecer essas dúvidas  :D

parte 1:

http://my.brainshark.com/Obriga-es-1-49634550

parte 2:

http://my.brainshark.com/Obriga-es-2-526623541

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Em julho de 2012 fui a uma estação dos ctt para alterar a titulariedade dos certificados de aforro serie B que recebi por herença de um tio. O processo foi enviado para o IGCP  e na estação dos CTT disseram - me que havia de receber uma carta com a indicação que os certificados de aforro estavam em meu nome. Ja passaram 2 meses e ainda não recebi carta nenhuma. Acham normal? quem ja passou por este processo esperou tanto tempo? Agradeço a vossas respostas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Em julho de 2012 fui a uma estação dos ctt para alterar a titulariedade dos certificados de aforro serie B que recebi por herença de um tio. O processo foi enviado para o IGCP  e na estação dos CTT disseram - me que havia de receber uma carta com a indicação que os certificados de aforro estavam em meu nome. Ja passaram 2 meses e ainda não recebi carta nenhuma. Acham normal? quem ja passou por este processo esperou tanto tempo? Agradeço a vossas respostas!

já tentaste fazer o registo da tua conta online p averiguares a situação?

em alternativa, contacta-os por mail ou telefone, que costumam ser rápidos a responder...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, mais uma vez  :D

Ontem recebi em casa o extrato trimestral dos meus certificados e.... taxa de juro.... 2.60%... Como é possivel?

Desde os primeiros certificados que fiz em 1987 até aos mais recentes 2004, está tudo a dar entre 2.55% e 2.61%...

Que vergonha...

Tanto queria ter aquele dinheirinho ali de lado, mas depois de ver semelhante valor, nem sei o que faça...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, mais uma vez  :D

Ontem recebi em casa o extrato trimestral dos meus certificados e.... taxa de juro.... 2.60%... Como é possivel?

Desde os primeiros certificados que fiz em 1987 até aos mais recentes 2004, está tudo a dar entre 2.55% e 2.61%...

Que vergonha...

Tanto queria ter aquele dinheirinho ali de lado, mas depois de ver semelhante valor, nem sei o que faça...

Deixa-o lá estar, a inflação até nem está muito mais alta ainda quase que consegue ter uma rentabilidade de 0% ahah!! porque não resgatas isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead