Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Rui Jorge Moreno

Estudante com crédito: pedido de bolsa recusado

4 publicações neste tópico

Olá a todos!

Espero estar a publicar isto na secção correcta!

A minha namorada está a estudar recorrendo ao "crédito de estudante garantia mútua" (CGD), que agora já não existe, segundo sei.

No passado ano lectivo submeteu o pedido à bolsa e pediram-lhe, juntamente com os seus dados, os dados do agregado familiar.

Os pais têm uma dívida para com a seg. social e, por conseguinte, o pedido foi-lhe recusado.

Foi-nos explicado (a nível oficioso) que teria direito a bolsa, se a situação dos pais estivesse regularizada.

A minha dúvida é: Não dependendo dos pais a nível financeiro, ela é obrigada a apresentar os dados do seu agregado familiar? Mesmo não vivendo/dependendo deles?

Não pode apresentar uma candidatura à bolsa "sozinha", já que os rendimentos dela são unica e exclusivamente o crédito?

Obrigado.

Cumprimentos,

Rui.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe um simular de bolsa de estudo no portal da DGES. Quanto à composição do agregado o Regulamento refere no artigo 4º:"...2 — Podem constituir agregados familiares unipessoais os estudantes

com residência habitual fora do seu agregado familiar de origem e que,

comprovadamente, disponham de rendimentos.

3 — São considerados como agregados familiares unipessoais os

estudantes que, comprovando não auferir rendimentos:

a) Se encontrem em situação de acolhimento institucional, entregues

aos cuidados de uma instituição particular de solidariedade social ou de

outras entidades financiadas pela segurança social, e cuja situação social

seja confirmada pela instituição de acolhimento em que se encontra;

B) Sejam membros de ordens religiosas;

c) Estejam internados em centros de acolhimento, centros tutelares

educativos ou de detenção.

4 — A composição do agregado familiar relevante para efeitos do

disposto no presente regulamento é aquela que se verifica à data da

apresentação do requerimento." Da 1ªleitura que faço é que não poderá constar para efeitos fiscais do agregado dos pais e naturalmente penso que deverá ter outra morada fiscal. Sugiro que consulte (presencialmente) os Serviços de Acção Social da sua Universidade. Boa sorte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Todos los que están en necesidad de préstamo urgente especialmente grave, no me en ningún caso violar la ley contra la usura. Estoy listo para cualquier honesto y serio puede, por supuesto, me pagan en un plazo razonable, por favor póngase en contacto conmigo pronto

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Todos los que están en necesidad de préstamo urgente especialmente grave, no me en ningún caso violar la ley contra la usura. Estoy listo para cualquier honesto y serio puede, por supuesto, me pagan en un plazo razonable, por favor póngase en contacto conmigo pronto stevevoisard1 h o t m ail . c o m

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0