celsan

Pé de meia a 6 meses no Privat

35 publicações neste tópico

Bom dia,

Preciso que me dêm uma ajuda.

Se eu fizer a seguinte aplicação no pé de meia a 6 meses:

Setembro - 600€

Out - 300€

Nov - 300€

Dez - 300€

Jan - 300€

Fev- 300€

Total: 2100€

No final qt vou ter (limpo)? 2178.89€?

Fiz bem as contas?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só uma dica, se puderes faz o DP a pelo menos a 1 ano, pois daqui a 6 meses o mais provável é as taxas estarem mais baixas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo, a não ser que o dinheiro seja mesmo necessário precisamente daqui a seis meses.

Andam para aí umas dicas que o Privat também vai baixar taxas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acham?

Ok, creio que vou seguir o vosso conselho...

Mas continuo a querer saber a diferença de uma aplicação "normal" para o privat24EU...  Alguém sabe?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Setembro - 600€

Out - 300€

Nov - 300€

Dez - 300€

Jan - 300€

Fev- 300€

Fiz bem as contas?

Gostava de ter uma resposta de alguém sobre este valor! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava de ter uma resposta de alguém sobre este valor! ;)

Agora para já é mais complicado fazer essas contas uma vez que há prazos a vencerem-se em 2013 e a taxa de IRS já é outra, portanto á partida já será menos que isso :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora fiquei com outro bichinho a moer-me a cabeça...

Qual é vantagem de fazer o deposito pé de meia a um ano... Isto é, eu estava  pensar constituir o pé de meia e o deposito a 1 ano... Ambos dão 5.45%...

Creio que o pé de meia só tem desvantagens... Isto porquê: se eu colocar (ex) 3000€ a 1 ano, rendem os 3000€ a 5.45% nos 365dias; no entanto se eu colocar todos os meses (ex) 300€ no pé de meia, os primeiros 300€ rendem 365 dias, os segundos já vão render só 335 dias, os terceiros 305 dias e por aí fora...

Agora dizem-me, mas a vantagem do pé de meia, é poderes ir reforçando... ok, ok, mas nesse caso eu respondo: deposito a 1 ano, podes sempre constituir um novo... em vez de criar o pé de meia e depositar durante 2 meses 300€, no fim desses 2 meses já dá para constituir um novo deposito a um ano...

O pé de meia, creio que é bom, mas é para quem demora mt tempo a ter 500€ (minimo para constituir o deposito a 1 ano).

Fiz-me entender?

Estou correcta?

(Mais uma das minhas duvidas lol)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não concordo muito.

Por um lado, porque os dois meses que se demora para juntar mais de 500€ podiam estar a render no pé-de-meia. Mas isso também pode ser resolvido fazendo vários pés-de-meia (que não têm mínimos de constituição).

Mas não vejo qual o problema em ter o dinheiro a render só 335 dias, 305 dias e por aí adiante, se se pode constituir um novo quando esse pé-de-meia acabe. Isso só seria problema caso deixasse de haver o pé-de-meia, o que acho pouco provável.

A única utilidade que vejo é se pensarmos que as taxas vão descer (o que por acaso pode estar para acontecer). Nesse caso convém ir fazendo vários pés-de-meia até que a taxa baixe, para poder aproveitar durante o máximo de tempo os 5,45%. Imaginemos que se constitui um pé-de-meia no dia antes da taxa baixar. E já se tem mais 2 ou 3 pés-de-meia com 2,3,4 meses de idade.

A partir daí, o último pé-de-meia constituído poderia servir para receber os reforços mensais e o dinheiro dos restantes pés-de-meia quando estes fossem acabando, já que estaria com uma taxa superior à taxa em vigor.

Este raciocínio funcionaria ao contrário se estivéssemos numa época de subida de juros. Nesse caso, ter frações a render só durante 330 dias, etc... seria mais vantajoso do que fazer um DP separado, já que mais cedo de poderia aproveitar a subida das taxas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hum... Mas é isso mesmo que eu quero: opiniões

- que confirmem a minha teoria;

- ou que me façam ver a realidade, e mudar a minha opinião...

Sim, visto por esse prisma está correcto, e ainda por cima nesta epoca de incerteza...

Neste caso vou aplicar 3500€ e tava a pensar 3000€ a 1 ano e 500€ no pé de meia igualmente a 1 ano.

Como farias tu?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu punha os 3500 no pé-de-meia.

Não há vantagem nenhuma em fazer um DP normal ao mesmo tempo que um pé-de-meia.

A taxa é a mesma, tem limite mínimo e não pode fazer reforços.

Mesmo que em princípio não tencione reforçar, também não ganha nada em fazer um DP normal, e caso mude de ideias e quiser reforçar já não pode.

O que eu quis dizer com o meu post anterior é que vale sempre a pena fazer pés-de-meia em vez de DPs normais.

O que às vezes pode ou não valer a pena é reforçar o pé-de-meia existente, consoante a tendência das taxas.

Para este cenário, eu se calhar fazia agora um PDM (pé-de-meia) 3500€ a 1 ano. Se para o mês que vem poupar 300€, se calhar faça novo PDM em vez de reforçar o existente. Se daqui a 2 meses as taxas dos PDM tiverem descido, passe a reforçar o último PDM que fez em vez de criar novos. Quanto acabar o PDM de 3500€, reforce o último PDM para aproveitar os 5,45% mais um par de meses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então, para já em vez de reforçar o pé de meia (3500€), iria criando um novo - se calhar mês a mês para o caso da taxa cair..., certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só uma dica, se puderes faz o DP a pelo menos a 1 ano, pois daqui a 6 meses o mais provável é as taxas estarem mais baixas...

dúvida:

Se constituir um PDM no Privat a uma taxa X e entretanto a taxa baixar para Y, os reforços feitos entretanto, mantêm-se sempre á taxa X (taxa inicial)?

obg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:)

Optima estratégia  ;)

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:)

Optima estratégia  ;)

Obrigada

Muito bem pensado :P Agora a questão que se levanta alguém sabe ou tem conhecimento de quando é que prevêem baixar as taxas?

Vou usar também esta estratégia, a questão que se levanta é se é preferível 1 ano ou 6 Meses? Ou fazer um misto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito bem pensado :P Agora a questão que se levanta alguém sabe ou tem conhecimento de quando é que prevêem baixar as taxas?

Vou usar também esta estratégia, a questão que se levanta é se é preferível 1 ano ou 6 Meses? Ou fazer um misto?

Cardoso24, para quê saber quando vão baixar a taxas? Neste momento sabemos que as taxas estão em trajectoria descendente, faz-se já um e pronto!, garante-se a taxa actual....

...se for para perdurar mais no tempo com a taxa mais elevada, abre-se 1 por mês e depois quando baixarem então as taxas, deixa-se apenas o último PDM constituido antes da tal rebaixa

penso eu.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cardoso24, para quê saber quando vão baixar a taxas? Neste momento sabemos que as taxas estão em trajectoria descendente, faz-se já um e pronto!, garante-se a taxa actual....

...se for para perdurar mais no tempo com a taxa mais elevada, abre-se 1 por mês e depois quando baixarem então as taxas, deixa-se apenas o último PDM constituido antes da tal rebaixa

penso eu.....

A questão de eu ter perguntado se alguém sabia, é porque ainda estou à espera que a conta esteja definitivamente aberta. (Tem tido muitos pedidos ultimamente, o que tem atrasado o processo). É claro que sei que as taxas estão em trajectória descendente, e queria saber se alguém ouviu algo porque não queria perder estas taxas porque a conta ainda não foi aberta.

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, assim sendo é realmente importante saberes essa informação  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Setembro - 600€

Out - 300€

Nov - 300€

Dez - 300€

Jan - 300€

Fev- 300€

Fiz bem as contas?

Segundo as minhas contas daqui a 6 meses tens 2100+27,80€, se a taxa de IRS se mantiver nos 25%. Como os 26,5% devem entrar em vigor ainda este ano (daqui a 6 meses já estão com toda a certeza em vigor) tens 2100+27,24€ (atenção que pagas tudo a 26,5% e não uma parte a 25, pois os juros só são pagos no final.

Aliás não poderiam ser 78,89 de juros. Se os 2100 fossem o montante inicial (sem reforços), os juros ao fim dos 6 meses seriam de 43,16€.

Já em relação à estratégio do ruicarlov dos pés-de-meia sucessivos, parece-me eficaz, apesar de trabalhosa demais para o benefício. 6 meses (3 no máximo) parece-me o ideal.

O único senão do pé-de-meia é para quem possa precisar do dinheiro que lá puser antes do fim de 1 ano. Aí talvez dividir uma parte por outro depósito com prazo mais curto, ou com possibilidade de levantar, apesar da taxa ligeiramenta mais baixa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já em relação à estratégio do ruicarlov dos pés-de-meia sucessivos, parece-me eficaz, apesar de trabalhosa demais para o benefício. 6 meses (3 no máximo) parece-me o ideal.

O único senão do pé-de-meia é para quem possa precisar do dinheiro que lá puser antes do fim de 1 ano. Aí talvez dividir uma parte por outro depósito com prazo mais curto, ou com possibilidade de levantar, apesar da taxa ligeiramenta mais baixa.

Na realidade não era muito trabalhosa. Na prática era em vez de reforçar o PDM, criar-se um novo. É só uma questão de online clicar em "novo depósito" versus fazer uma transferência interna para um PDM existente. Uns 5 minutinhos a mais, é tudo ;)

Se é para dinheiro que se pode vir a precisar no curto prazo, nesse caso sugiro o fundo de investimendo E.S. Liquidez no BEST em vez de um depósito a prazo. Este tipo de fundo está precisamente virado para necessidades de liquidez no curto prazo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para a situação de não precisar do dinheiro durante 1 ano, eu escolheria o pé-de-meia 12 meses, visto que a taxa é igual à de 1 ano a prazo, aplicando o máximo que fosse possível no capital inicial.

Para a disponibilidade de poupança mensal de 300€, eu optava por constituir 1 pé-de-meia por mês com esse valor. Ao fim de 1 ano será interessante ter um depósito a vencer a cada mês. Se for preciso resgatar algum dinheiro, temos uma oportunidade por mês para o fazer sem prejuízo. ;)

Se as taxas descerem entretanto, os pés-de-meia que vão vencendo é transferi-los para os mais antigos que ainda estejam activos.

Numa evolução descendente de taxas, é aproveitar a oferta que existe no momento e não pensar muito no assunto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Na realidade não era muito trabalhosa. Na prática era em vez de reforçar o PDM, criar-se um novo. É só uma questão de online clicar em "novo depósito" versus fazer uma transferência interna para um PDM existente. Uns 5 minutinhos a mais, é tudo ;)

Eu é que sou um gajo porreiro e deixo que sejam os gestores de conta a criar os depósitos, que isso deve ter vantagens para eles (na verdade deve ser igual, mas pronto sou preguiçoso). E nesse caso é mais complicado.

Se é para dinheiro que se pode vir a precisar no curto prazo, nesse caso sugiro o fundo de investimendo E.S. Liquidez no BEST em vez de um depósito a prazo. Este tipo de fundo está precisamente virado para necessidades de liquidez no curto prazo.

Tenho de pesquisar. Alguém tem ISIN à mão para alimentar a minha preguiça?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead