JMaia

Como investir 5000 euros

55 publicações neste tópico

Bom dia

À uns dias fui ao meu banco e o senhor que me atendeu, ao ver o dinheiro que tinha na conta à ordem, sugeriu que eu investisse o dinheiro para começar a render.

Mais concretamente, sugeriu isto: http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?s=1&f=3683&opt=f

O que voces acham, um bom investimento? Será que perderei dinheiro se tentar resgatar os 5000 euros antes do fim dos 4 anos? Ele fez uma simulação e se investisse 5000 euros, ao fim de 4 anos renderia à volta de 720 euros. Acham vantajoso, ou será que faria melhor se investisse este dinheiro em outro tipo de aplicações? Tipo contas a prazo, ou contas PPR... Também não ponho de parte a possibilidade de abrir conta noutro banco se assim fôr mais vantajoso...

Peço desculpa pela minha falta de conhecimento sobre o assunto, mas em contrapartida tenho imensa vontade de aprender como fazer investimentos. Desde já muito obrigado pela ajuda.

Respeitosos cumprimentos

João Maia

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente não aconselho 5K para obrigações, minimo de 10k, os 4,68% liquidos dessa aplicação irão se traduzir em menos com as comissões cobradas...

Ha fundos de investimento a dar isso sem praticamente risco nenhum e em que pode levantar quando quiser sem qualquer custo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois mas eu neste momento não posso investir mais que 5000 euros... Tem alguma sugestão em concreto para aplicar 5000?

Obrigado pela resposta

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende de vários factores, qual o tempo que está disposto a colocar os 5000€, se esse montante é a totalidade do seu património, o "risco" que quer assumir...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os 5000 euros não é a totalidade do meu património.

O tempo que quero colocar os 5000 euros depende. Talvez dois anos, mas mais uma vez, se compensar pode-se esticar mais um bocado.

Quanto ao risco, não sei bem como hei-de responder, obviamente que não gostaria de perder os 5000 euros, por isso talvez risco reduzido...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para esses valores não aconselho grandes extravagâncias  ;) , nada de acções, obrigações...ia mais para DPs ou fundos (do qual eu gosto mais)  ;D uma carteira de 2/3 fundos de investimento baixo risco, mas actualmente o BPI não oferece muita diversidade nem rentabilidades interessantes nesse aspecto, o BPI Liquidez está com 2,40% a 1 ano...também há o BPI Obg de Alto Rendimento com 15,80% mas este é de uma volatilidade maior.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como já mencionei antes não ponho de parte a hipótese de mudar de banco... Recomenda algum banco que tenha fundos de investimento de baixo risco com taxas mais interessantes que o BPI?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem até hoje para fazer o depósito Invest novos depósitos à taxa de 5%TANB no Banco Invest. Para ter uma ideia se o fizesse hoje receberia 187,5€ de hoje a um ano em juros, assumindo que a taxa liberatória se mantém nos 25%, tudo indica que sim. A partir da semana que vem baixa para 4,5%TANB.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu aplicaria os 5000€ no privat a 2 anos  5.45%.Nestes 2 anos ficaria com 408.75€.

Veja as taxas deste banco que indico. São mt aliciantes tanto para aplicações a curto prazo (3, 6 ou 12 meses) como para prazos mais alargados (24 ou 36 meses -  a 36 meses - 5.50%).

Célia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Discordo com o David no que diz respeito a não investir em obrigações com menos de 10k. Escolhendo um bom banco, fica rentável mesmo com 5k.

No caso dessas obrigações da REN, investir 5k ou 10k é perfeitamente igual a nível de rentabilidade líquida se for comprado no banco BiG. Para além disso, não deve conseguir investir mais do que 5k devido ao rateio.

Resumindo, acho essas obrigações com interesse, mas faça um favor a si próprio e não as compre pelo BPI, mas sim pelo BiG.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas estar a investir em obrigações (Ren) que dão menos do que um depósito a prazo (privatbank) não me parece a melhor opção. ???

Eu optaria sempre pelo depósito a prazo como a Célia sugeriu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Menos que o depósito a prazo?

Não senhor. Por muito boas que as taxas do Privat sejam, não são superiores a 6,25%. O mais elevado que há é 6% a 5 anos, o que dá 4,5% líquidos, mas com pagamento de juros apenas no final do prazo e não-mobilizável.

Mesmo com as comissões, a rentabilidade líquida das obrigações da REN é 4,535%, num investimento a 4 anos, e com pagamento de juros semestral, logo possibilidade de reinvestimento. A rentabilidade é por isso claramente superior.

Por isso, optar entre DP no Privat ou obrigações REN vai-se basear no perfil do investidor

Mais segurança, menos rentabilidade -> DP

Risco ligeiramente superior, rentabilidade superior -> Obrigações REN

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou então CLN EDP 6,25%  ;D

Mas ia como é meu hábito para Fundos  :laugh:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Menos que o depósito a prazo?

Não senhor. Por muito boas que as taxas do Privat sejam, não são superiores a 6,25%. O mais elevado que há é 6% a 5 anos, o que dá 4,5% líquidos, mas com pagamento de juros apenas no final do prazo e não-mobilizável.

Mesmo com as comissões, a rentabilidade líquida das obrigações da REN é 5,435%, num investimento a 4 anos, e com pagamento de juros semestral, logo possibilidade de reinvestimento. A rentabilidade é por isso claramente superior.

Por isso, optar entre DP no Privat ou obrigações REN vai-se basear no perfil do investidor

Mais segurança, menos rentabilidade -> DP

Risco ligeiramente superior, rentabilidade superior -> Obrigações REN

Peço desculpa então, pois não era essa a ideia que tinha.

A rentabilidade que referes os 5,435% é dada por que banco?

E já agora D@vid as CLN que apregoas esses 6,25 são brutos (certo?) liquidos isso dá quanto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dá 4,69% liquidos com pagamento de juros mensais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dá 4,69% liquidos com pagamento de juros mensais.

Pois as obrigações da REN são mais aliciates embora tenham a situação do rateio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No BIG diseram-me que as obrigações da REN dão 4,53 liquidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Li algures no fórum que as da REN já foram todas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Li algures no fórum que as da REN já foram todas...

O sistema é garante 5 obrigações (de mil euros cada uma) a cada subscritor que peça para investir até ao prazo limite.

Depois a partir dai o restante é entregue a quem subscreveu primeiro.

Ou seja actualmente quem quiser subscrever já sabe que apenas faz uma aplicação de 5000 euros por titular.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa então, pois não era essa a ideia que tinha.

A rentabilidade que referes os 5,435% é dada por que banco?

Peço desculpa. Foi gafe minha. Pensava que tinha escrito 4,535%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aproveito o seguimento deste tópico para deixar uma pergunta:

A partir de que montante poderemos começar a negociar as taxas, por exemplo num banco como a CGD?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aproveito o seguimento deste tópico para deixar uma pergunta:

A partir de que montante poderemos começar a negociar as taxas, por exemplo num banco como a CGD?

Sinceramente na CGD não me parece que negoceiem taxas. Porque tem de cumprir as exigências do Banco de Portugal relativamente às taxas. Contudo isso irá sempre depender do montante que se tem. > 150.000€ não acredito que a partir deste valor não negoceiem.

Mas aconselho-te a ler outros tópicos neste fórum porque existem alternativas à banca tradicional e melhores ;) 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois.. é melhor informar-me mais e melhor... mas eu digo isto porque tenho cerca  63K a render juros à volta dos 3% e no entanto leio neste blog aplicações com taxas de juro muito superiores e é de uma pessoa sentir-se um pouco estúpida.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2,25% liquidos? a taxa de inflação está nos 2,77%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead