tubarinho

Fundos de investimento - Declarar no irs?

5 publicações neste tópico

Subscrevi um fundo de investimento há uns meses e quando aquilo estava a dar 5% decidi proceder ao seu resgate.

Quando o banco me pagou, entregou-me com 25% de retenção na fonte, referente ao imposto de capitais das mais-valias.

Até aqui tudo certo.

A minha questão é a seguinte:

É necessário declarar no irs? Eu suponho que não, visto que já paguei 25% de irs.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correcto. A taxa liberatória aplicada exclui a necessidade de declarar no IRS.

Só caso opte pelo englobamento de rendimentos é que terá de declarar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correcto. A taxa liberatória aplicada exclui a necessidade de declarar no IRS.

Só caso opte pelo englobamento de rendimentos é que terá de declarar.

No caso dos fundos estrangeiros é que existe dupla tributação é isso?

No caso dos fundos de investimento portugueses o valor que detemos no "dossier" já contempla a retenção na fonte é isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No caso dos fundos estrangeiros é que existe dupla tributação é isso?

No caso dos fundos de investimento portugueses o valor que detemos no "dossier" já contempla a retenção na fonte é isso?

Isso mesmo, a rentabilidade que aparece no dossier se for de um agestora Portuguesa é liquida, se for estrangeira tens de retirar o IRS, porque na altura do resgate vai-te aparecer na conta não só o valor que detinhas como depois a retenção de IRS, o que nos fundos Portugueses não acontece... qualquer das formas há sempre hipótese de poder vir a declarar em sede de IRS, sejam fundos Portugueses ou estrangeiros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso mesmo, a rentabilidade que aparece no dossier se for de um agestora Portuguesa é liquida, se for estrangeira tens de retirar o IRS, porque na altura do resgate vai-te aparecer na conta não só o valor que detinhas como depois a retenção de IRS, o que nos fundos Portugueses não acontece... qualquer das formas há sempre hipótese de poder vir a declarar em sede de IRS, sejam fundos Portugueses ou estrangeiros.

Obrigado ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead