desktop

Crédito habitação - Alteração

5 publicações neste tópico

Boa noite.

É a minha primeira participação neste fórum e desde já aproveito para apresentar os meus parabéns pelo trabalho que tem sido desenvolvido ao longo do tempo por todos os que colaboram neste espaço e que são uma ajuda preciosa para quem tem poucos ou nenhuns conhecimentos de finanças.

Chegou a minha vez de solicitar a vossa colaboração.

A situação é a seguinte:

Agregado familiar com rendimento líquido mensal na ordem dos 2000€.

Possui um crédito habitação no plano T-fixo, um produto que foi disponibilizado na CGD há alguns(poucos) anos atrás e que consistia em manter a prestação fixa e aumentar ou diminuir o prazo do empréstimo consoante o aumento ou diminuição da taxa Euribor.

Nesta situação existe uma renda mensal de 479€, sendo que o prazo do empréstimo está neste momento em 16 anos, o que significa que no valor de 479€, 400€ são para amortização e o restante são juros.

Acontece que um dos elementos do agregado ficou desempregado, tendo direito a Subsídio de Desemprego durante um ano. O rendimento líquido mensal (não contando com Subs.desemprego) passa para 1300€.

Perante este cenário e após consultar a CGD foi colocada a possibilidade de passar para o regime geral. Está a ser negociado o spread, que andará na casa dos 2,75 ou 2,5, sendo que o spread que temos atualmente é de 0,4.

A questão é a seguinte: não podendo fazer uma previsão de longo prazo acerca das taxas do BCE, o que vos parece mais sensato: manter o empréstimo atual, com uma taxa de esforço maior para o agregado, mas sabendo que a maior parte do valor é para amortização ou mudar para o regime geral e pagar uma prestação de cerca de 250-300€ mensais, sendo que o prazo passa de 16 anos para 45 anos?

O empréstimo é de 100000€ e a dívida são 83000€.

Obrigado pela ajuda.

Melhores cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu pelo menos enquanto o outro elemento recebesse subs. de desemprego, deixava estar tudo como está

acho que estas-te a precipitar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também mantinha como está.

Não será possível manter o mesmo produto e dilatar o prazo sem alterar o spread?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Obrigado a ambos. Talvez seja mesmo a melhor opção manter as coisas como estão.

Eu também mantinha como está.

Não será possível manter o mesmo produto e dilatar o prazo sem alterar o spread?

Neste produto(T-Fixo) não seria vantajoso dilatar o prazo porque o mesmo está dependente das flutuações da Euribor. Ou seja, se as taxas aumentassem neste momento, o prazo dilataria, mas a prestação continuaria com o mesmo valor mensal.

Cumpts

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece que vamos ter novidades até ao final do ano.

É questao de aguadar mais um pouco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead