rmalheiro

Acções - Dúvida Básica

4 publicações neste tópico

Já pesquisei na internet e ainda não encontrei ninguém que tivesse a mesma dúvida, espero que por isso não seja muito caricata mas julgo que é de fácil resposta, isto para quem já tem acções. Portanto passo a explicar em que consiste.

Ao ler por exemplo a definição que o Banco Best dá sobre o que é um acção, é dito e passo a citar: «(…) As acções conferem aos seus detentores o direito de participar nos resultados da empresa essencialmente através do recebimento de dividendos e através do exercício do direito de voto. (…)»

Comparando o investimento em acções com os depósitos a prazo, neste último o lucro é creditado (isto no caso dos não renováveis) directamente na conta à ordem passado um determinado período de tempo. Pergunto se da mesma forma no investimento em acções passado também um determinado período de tempo irei receber na minha conta à ordem, no caso da empresa ter dado lucro, o que se chama num português entendível por todos…dinheiro. Ou se para lucrar com acções será só no momento da venda das mesmas, como se por exemplo fosse um quadro ou uma moeda de colecção?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há acções que dão dividendos (que correspondem justamente à distribuição do lucro pelos accionistas).

Se uma dada empresa vai distribuir dividendos ou reinvestir os lucros por completo é algo que é decidido na assembleia geral de accionistas tipicamente.

Seja como for, o valor da acção normalmente reflecte os resultados da empresa - quando as coisas correm bem e a empresa está saudável, o valor sobe; se a empresa está com problemas, o valor da acção desce. Por isso se costuma dizer que o dividendo já está integrado no valor da acção - depois de uma distribuição de dividendos pelos aciconistas as acções costumam cair por esse valor - ou seja, se as venderes antes da distribuição de dividendo ou depois deves ganhar sensivelmente o mesmo dinheiro (somando o resultado da venda com o dividendo, no segundo caso). Aliás, na verdade até é menor no caso em que recolhes o dividendo pois as corretoras tipicamente cobram taxas pela distirbuição dos dividendos (tens que consultar o respectivo preçário para confirmar).

Na prática é mesmo assim que funciona - quando há distribuição de dividendo, é calculada a parte a que tens direito em função do número de acções que tens. Uns dias depois o dinheiro é-te creditado na conta associada à tua carteira de acções. Entretanto o valor da tua carteira de acções diminuiu porque a cotação da acção desceu na mesma proporção do dividendo que foi entregue.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem explicado Paulo.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo muito obrigado pela explicação.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead