Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
m.elis

Novas regras para os depósitos bancários

4 publicações neste tópico

Na semana passada, o Banco de Portugal divulgou um projecto de diploma regulamentar que obriga as instituições financeiras a prestarem um conjunto de informações relevantes sempre que alguém queira fazer um depósito.

Até ao fim do ano os bancos (e não só) devem disponibilizar aos clientes uma Ficha de Informação Normalizada para Depósitos onde é indicada a taxa de juro com que o banco tenciona remunerar a poupança, a periodicidade do seu pagamento, o regime fiscal aplicado e se existem comissões e outros encargos.

Sabemos que as pessoas mais informadas tentam esclarecer-se sobre os seus depósitos, aliás isso faz-se aqui no fórum, mas muita gente é completamente aldrabada :(. Portanto, apesar de ser ainda um projecto, quanto a mim, é bem-vindo :) e oxalá se transforme em lei.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que percebi a única novidade é a introdução da ficha normalizada, porque toda a restante informação já é obrigatória.

Ou seja, passa a ser mais fácil comparar os vários produtos porque são todos apresentados da mesma forma... Também será mais fácil criar uma base de dados para esse efeito ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei bem o que já era obrigatório,  mas confiava-se ao banco as nossas poupanças sem se ter nenhum papel que comprovasse a celebração de um contato.

Com a normalização da informação é como dizes, será mais fácil fazer comprações  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E isso aplica-se também às contas à ordem, o que acho muito bem. Os bancos têm que informar qual a forma de cálculo do juro da conta á ordem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0