m.elis

poupança de energia

81 publicações neste tópico

De acordo com o 2º Índice de Eficiência Energética, as famílais portuguesas desperdiçam 9,8% da energia que consomem. Se cada um de nós mudasse de atitude, pouparíamos até 174 milhões de euros anuais. Em tempos de crise, a sustentabilidade dá uma ajuda.....

Esta informação foi dada pelo Director do Oceanário e foi publicada na revista Visão da última semana.

Lembrei-me da contribuição que cada um de nós pode dar, tal como, usar lâmpadas de baixo consumo, desligar a luz nas divisões onde não estamos, lavar a roupa/louça a baixas temperaturas, desligar, mesmo, os electrodomésticos, regular o aquecimento .........., pequenos grandes gestos. Todos poupamos e o planeta agradece  :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que será que querem dizer com "desperdiçam"? Será por não adoptar as alternativas mais baratas (e.g., utilizar lâmpadas fluorescentes), por deitar o dinheiro à rua (e.g., deixar as luzes acesas numa divisão vazia) ou por ambos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atendendo ao valor apresentado, acho que por desperdício se entende mesmo não tirar partido da energia que se gasta.

Se se incluir a quantidade de energia que se pode poupar mudando de hábitos, o valor seria bem mais do que 10%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se assim for, então parece que temos mesmo de mudar a nossa atitude. Hoje em dia já não deixo a água a correr nem as luzes acesas. Com o tempo vou melhorando :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu tenho aqui no escritório um exemplo do desperdício, uma pessoa que sai do escritório durante algumas horas mas que deixa as luzes ligadas, o monitor do pc ligado, o ar condicionado a trabalhar, e se for preciso deixa também a janela aberta, se vocês soubessem como me custa ver essas coisas, o que faço muitas vezes é quando ele sai vou desligar tudo ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu tenho aqui no escritório um exemplo do desperdício, uma pessoa que sai do escritório durante algumas horas mas que deixa as luzes ligadas, o monitor do pc ligado, o ar condicionado a trabalhar, e se for preciso deixa também a janela aberta, se vocês soubessem como me custa ver essas coisas, o que faço muitas vezes é quando ele sai vou desligar tudo ;D

Sim, eu também tenho a mania de andar a desligar os monitores dos outros :)

O melhor de tudo é constatar que cada vez vou desligando menos - algumas pessoas vão percebendo a mensagem ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

infelizmente este não percebe, ao principio ainda lhe falei da inutilidade de ter o ar condicionado ligado e a janela aberta, mas não serviu de nada  :'(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... ao principio ainda lhe falei da inutilidade de ter o ar condicionado ligado e a janela aberta, mas não serviu de nada  :'(

Quando instalaram o ar condicionado aqui no escritório, ao princípio também era frequente ver casos desses. Alguns dias depois alguns dos aparelhos começaram a pingar e quando cá vieram os técnicos repará-los, disseram que uma das causas era justamente a janela estar sempre aberta, mesmo por baixo do aparelho (eu não me lembro dos detalhes da explicação, mas na altura pareceu fazer algum sentido). Uns dias depois voltou a acontecer - dessa vez sugerimos à pessoa em causa que fechasse as janelas antes de chamar o técnico e no dia seguinte já nada pingava. O que é um facto é que desde essa altura as janelas costumam estar fechadas quando o A/C está ligado e não tornou a acontecer o mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em minha casa comecei por verificar se a potência contratada à EDP era a mais adequada, surpresa das surpresas, reduzi a mesma e notou-se bem na factura mensal, passado algum tempo pedi a tarifa bi-horária (já sei que há muita gente que diz que não vale a pena) a parte fixa da factura aumentou ligeiramente, mas com uma utilização criteriosa dos aparelhos que gastam mais, além de anular o aumento anual do preço da electricidade ainda consegui baixar o valor da prestação, de tal forma que ainda fui buscar vinte e poucos € ao final do ano (creditados pela EDP).

As lâmpadas foram substituídas por lâmpadas de baixo consumo, atenção que essas lâmpadas gastam mais a aquecer, pelo que só se tornam úteis em locais onde se prevê que a sua utilização seja demorada. Por exemplo uma despensa onde se vai e está alguns segundos, não compensa uma lâmpada de baixo consumo.

A última atitude foi comprar aquelas tomadas com interruptor, pois para informação de muita boa gente, os aparelhos mesmo desligados no botão gastam energia, pouca mas gastam.

Com isto tudo tenho conseguido que a factura da EDP além de não subir, tenha inclusivé descido nos últimos anos.

Dá trabalho, mas compensa. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em minha casa ... passado algum tempo pedi a tarifa bi-horária (já sei que há muita gente que diz que não vale a pena)

Sei que já se falou bastante da tarifa bi-horária aqui ou no blog, mas como vem a propósito do tópico anterior gostava de deixar aqui a minha experiência.

Relativamente a esta tarifa há que ser muito disciplinado e não esquecer que cada caso é um caso.

Tenho tarifa bi-horária. As minhas horas de vazio são das 22h às 8h e foi aqui que residiu a dificuldade de adaptação a estes novos horários. Estava habituada a ligar máquinas quando me apetecia.... Agora que tenho esse tarifário há  3 anos já estou habituada. Aliás, ao fim do 1º ano estive para desistir. Tinha poupado uns trocados!

O apartamento onde vivo não tinha qualquer tipo de aquecimento, usava os aquecedores a óleo quase meio ano, sempre ligados no mínimo. A casa era muito fria e comeicei a pagar um dinheirão >:(

Li, suponho que na Proteste e depois no site da Edp, que havia uma forma de aquecer a minha casa  :D, utilizando termoacumuladores. Fiz n de simulações usando bi horária e a outra (não sei o nome) e concluí que a utilização da tarifa bi-horária iria ser rentabilizada, pois estes termoacumuladores carregam nas horas de vazio ;).

Não estou arrependida, somos 3 pessoas num T3 e pago mensalmente 60 € com o aluguer de contador incluido (cozinha e banhos são a gás). E estamos quentinhos :D

Custa inicialmente mas depois é rotina. Acho que fugi ao tema, embora possa concluir que poupei!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como o user Grabulho referiu, reduzir a potência contratada é uma excelente forma de reduzir a factura mensal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tal como o Grabulho, tb baixei a potência que contratei com a EDP. Maravilha, agora pago 30eur mensais T3, duas pessoas, só o esquentador é que é a gás.

Mas...tenho um ar condicionado na sala e em 2 quartos que precisa de uma potência enorme. Experimentei ligá-lo, o quadro foi a baixo.

Agora estou num dilema, valerá a pena contratar uma potência superior só por causa do ar-condicionado?

Num dos quartos tenho um ar-condicionado individual, este sim, tenho-o ligado sem problemas.

Mas porque é que o construtor não colocou ar-condicionados individuais em todas as divisões?...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha ulher que não me ouça... tinha potência contratada de 5,75Kwa, e dizia-lhe que poderiamos baixar a potência contrtada pelo menos para experimentar. Não aceitava. Que fiz? Liguei para a EDP e solicitei a alteração da tarifa sem ela saber, para 4,60Kwa, isto durante o inicio do Verão e até à data tem aguentado bem, mesmo passando nestes dias bem frios que estiveram/estão.

Conclusão: mentir não, mas omitir dá muito jeito... :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hsfarao

esta tua idea é muito boa

Conclusão: mentir não, mas omitir dá muito jeito...

Até pq kuando chegar a factura e tiveres reduzido o valor a pagar ela vai te agradeçer na certa.

Axo ke vou fazer o mesmo ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hsfarao

esta tua idea é muito boa

Conclusão: mentir não, mas omitir dá muito jeito...

Até pq kuando chegar a factura e tiveres reduzido o valor a pagar ela vai te agradeçer na certa.

Axo ke vou fazer o mesmo ;D

Já chegaram muitas e ela nem se apercebeu, vêem em formato digital para o meu e-mail.

Viver com outra pessoa tem muito que se lhe diga.... :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E assim se aprendem também dicas de como lidar com as mulheres!  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já chegaram muitas e ela nem se apercebeu, vêem em formato digital para o meu e-mail.

Viver com outra pessoa tem muito que se lhe diga.... :D

hfarao, ela nem se apercebeu? Coisa feia  >:(

E eu a pensar que este era um fórum de Finanças. Há que sugerir ao Pedro para lhe mudar o nome para: como enganar as mulheres  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes fossem todos os enganos assim, implicando ganhos para o enganado... ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes fossem todos os enganos assim, implicando ganhos para o enganado... ;D

Sabes lá se o hsfarao não pega nos 2€ de diferença e os guarda para ele? :D

Pessoalmente não concordo muito com a estratégia, mas fica a parte importante: se estiverem em dúvida, esperimentem baixar na mesma potência contratada. Se for preciso, no dia em que forem lá a casa tratar disso aproveitem e liguem uma série de aparelhos para ver se aguenta a nova potência ou não (dentro do razoável e espectável, claro... não faz sentido ligar os aquecedores e o ar condicionado ao mesmo tempo).

O pior que pode acontecer é o quadro disparar por não aguentar a potência e trocam logo de volta... mesmo que só cheguem a essa conclusão mais tarde, no pior cenário ficam uns dias sem poder ligar todos os aparelhos ao mesmo tempo até que alguém possa lá ir trocar o contador outra vez...

Se chegarem à conclusão que afinal aguentam viver com uma potência contratada mais baixa, então já poupam... senão, pelo menos tentaram :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção que também dá para as mulheres utilizarem este método. :D

Mas o mais importante e o que aqui se discute é a poupança obtida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu tenho potencia contratada de 5,24 KW tenho exaustor, forno electrico, maquina de lavar louça, microondas e ferro de engomar (o normal numa casa) não tenho aquecedores ( felizmente a casa não precisa mantem temperatura constante todo o ano). Acham que devia reduzir a potencia e assim ver a factura reduzida?

Esse metodo de omitir à mulher/homem não esta mesmo nada certo! rsrsr Que tal dialogar e dizer que a diferença da factura vai ajudar nas ferias que vão ter os dois?! é bem melhor que mentir/Omitir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu tenho potencia contratada de 5,24 KW tenho exaustor, forno electrico, maquina de lavar louça, microondas e ferro de engomar (o normal numa casa) não tenho aquecedores ( felizmente a casa não precisa mantem temperatura constante todo o ano). Acham que devia reduzir a potencia e assim ver a factura reduzida?

Para além dos electrodomésticos referidos pela luana tenho 5 termoacumuladores  e tarifa bi-horária.

Ao ler os vossos comentários fiquei curiosa e fui ver a factura (corrijo o que disse atrás, pago 50 € e não 60 € como disse). Nunca pensei na questão da potência contratada até agora. Fui ver e verifiquei que a minha é 6,9 KVA, bastante superior às que vocês referem. Não sei se é necessária, por causa dos termoacumuladores, ou se é um exagero. Podem-me ajudar? Como posso saber se a potência é a necessária?

Obrigada, desde já.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

aproveito o tópico para perguntar se alguém tem placa de indução e se sim qual a potencia contratada que tem para conseguir suportar a placa e os restantes electrodomésticos. Ando a namorar uma placa destas mas como isso implicaria quase de certeza um aumento da potencia contratada não consigo convencer o sócio  :-[

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho placa de indução, ou melhor dois bicos, se é assim que se diz, de indução e dois a gás e até à data não tive qualquer problema. Tenho 4,60 Kwa contratados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

então quer dizer que mesmo tendo placa electrica, fogão electrico maquina de lavar e restante utensilios de cozinha electricos a potencia contractada poderá ser o q tens....

Acho que vou consultar a edp sobre isso... tenho um T2 somos 2 pessoas, temos fogão electrico maquina de lavar roupa e combinado electrico... o esquentador e a placa e a gas natural, não temos aquecedores.

Restantes utensilios como micro ondas, batedeiras, grelhadores, fritadeiras, torradeiras, tostadeiras, maquinas de cafe e afins não costumam ser usados com frequencia e quando são não é em simultaneo com o forno que não usamos muito, e com as maquina de lavar (usada 1 a 2 vezes por semana).

Não me parece que haja a necessidade de ter uma potencia acima dos 5KW

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor