rumbelino

Aquecimento Central

33 publicações neste tópico

Olá,

Gostaria que dissessem como utilizam o vosso Aquecimento Central?

Que tipo de sistema têm? Um único termostato ou vários?

Quanto tempo o ligam para manterem a temperatura ambiente (21º - 23º)?

Notam uma grande diferença na factura do gás nesta altura, devido ao aquecimento?

Se quiserem deixar dicas... ;)

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu é a gás, também tem modo eléctrico mas apenas para águas sanitárias.

Apenas uso o aquecimento para os toalheiros das casas de banho, logo uso um relógio tipo 6-9 e 19-22. Mesmo assim consome bastante, não sei ao certo. É possível que esteja regulado um pouco por alto.

Estou a considerar colocar toalheiro eléctricos apenas para as casas de banho.

Para dormir, durmo bem com lençóis térmicos, e também tenho A/C em várias divisões da casa.

Conclusão: Aquecimento a gás só vale a pena se for gas natural, que fica a metade do preço do de botija/condomínio. Senão é a ruína.

E eu arranjo botijas de alumínio (gasta o gás até ao fundo, ao contrário do ferro que deixa sempre restos para cozer batatas  :D) propano 45kg a 70 e tal€, há quem pague bem mais...

E por falar em gás, ele não baixou qualquer coisa o de botija?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu é a gasóleo. Comprei no Sábado a € 0,73/Lt.

No entanto se construisse hoje estudava seriamente a opção de piso radiante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém que tenha a gas natural e que possa deixar algum feedback? Estou prestes a comprar uma moradia com um sistema a gas natural.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ou.....a opção de paineis solares.....investimento recuperável facilmente e com beneficios fiscais

PS..eu também tenho gasóleo de aquecimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho uma caldeira que funciona ligada à corrente e consome gás natural.

Nestes dias que têm estado um gelo basta-me ligar a caldeira cerca de 1 horita, deixar todas as portas e janelas bem fechadas e a temperatura fica bem agradável durante cerca de 4 horas.

Claro que a factura do gás fica um pouquito mais pesada, mas conforto é conforto......... ;D ;D

Eu habitualmente pago de gás cerca de € 27/mês; quando eu receber a nova factura posso dizer qual foi o incremento depois de ligada a caldeira.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho o mesmo que a Fátima, mas tenho de comprar um termóstato porque o que tenho está avariado.

Como só entrei nesta casa em Setembro, ainda não o usei, mas estou a ver se adquiro um porque tem estado bastante frio e dentro de casa nota-se bastante...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porquê piso radiante? É mais eficiente e uniforme a distribuir o calor?

Onde compras o gasóleo?

De facto, neste momento a melhor opção é painel solar. Depois de rentabilizado, não tem custos (só manutenção, que as caldeiras a gasóleo também têm, pex), e também serve para produzir energia eléctrica.

Até rentabilizar, em vez de se gastar em combustíveis, está-se a amortizar um investimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porquê piso radiante? É mais eficiente e uniforme a distribuir o calor?

Como referi estudava essa opção, pela informação que vou recolhendo que vai de encontro à tua 2.ª pergunta.

Onde compras o gasóleo?

Num fornecedor Repsol aqui da minha zona de residência

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ou.....a opção de paineis solares.....investimento recuperável facilmente e com beneficios fiscais

PS..eu também tenho gasóleo de aquecimento.

Já se falou por aqui e ali de painéis solares Custos iniciais elevados mas ao fim de algum tempo serão ultrapassados. Mas há ainda muitas dúvidas  ???

Quem não teve dúvidas foi o Vaticano. Têm 2400 painéis solares num edifício da Praça de S. Pedro.

Fartamo-nos de fazer contas e mais contas para reduzir despesas, mas quem pagara estas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(...)

Estás a fazer confusão. O investimento em paineis solares até pode ser recuperável facilmente, mas para aquecimento de Águas Quentes Sanitárias, visto que o investimento ronda os € 3.0000,00.

No entanto do que aqui se fala é de aquecimento central e para colocares paineis que te "garantam" o aquecimento da casa o investimento é bem superior a € 3.000,00.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O aquecimento a gás mas natural (da rede) fica bem mais barato do que botija ou gás, fica mais ou menos a metade do preço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem não teve dúvidas foi o Vaticano. Têm 2400 painéis solares num edifício da Praça de S. Pedro.

Fartamo-nos de fazer contas e mais contas para reduzir despesas, mas quem pagara estas?

Certamente serão pagas pelos crentes como eu que contribuem voluntariamente para que a igreja não morra. Já o mesmo não se poderá dizer dos impostos que foram para os estádios de futebol, tendo eu, que até nem ligo nada a isso, contribuído na qualidade de cidadão para algo que muito bem dispenso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Certamente serão pagas pelos crentes como eu que contribuem voluntariamente para que a igreja não morra. Já o mesmo não se poderá dizer dos impostos que foram para os estádios de futebol, tendo eu, que até nem ligo nada a isso, contribuído na qualidade de cidadão para algo que muito bem dispenso.

Sultão, não foi minha intenção ofender. Respeito, ponto final.

São opções, uns crêem em futebol outros em religião! Mas concordo contigo, há muitas e muitas coisas que dispenso e lá tenho que pagar, na qualidade de cidadã!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nestes dias que têm estado um gelo basta-me ligar a caldeira cerca de 1 horita, deixar todas as portas e janelas bem fechadas e a temperatura fica bem agradável durante cerca de 4 horas.

Claro que a factura do gás fica um pouquito mais pesada, mas conforto é conforto......... ;D ;D

Eu habitualmente pago de gás cerca de € 27/mês; quando eu receber a nova factura posso dizer qual foi o incremento depois de ligada a caldeira.

Fátima,

Tens um único termóstato, em algum específico, tens termóstatos nos radiadores, ou outro sistema?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rumbelino,

Apenas tenho um termostato na própria caldeira, embora praticamente não o use pois eu só ponho os radiadores quando há gente em casa, portanto quando atinge a temperatura que pretendemos, desligamos a caldeira.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sultão, não foi minha intenção ofender. Respeito, ponto final.

São opções, uns crêem em futebol outros em religião! Mas concordo contigo, há muitas e muitas coisas que dispenso e lá tenho que pagar, na qualidade de cidadã!

m. elis, eu não me senti ofendido, apenas respondi à tua pergunta. Acontece também que já não tenho idade para me sentir melindrado com pequenas coisas. Era o que faltava! No entanto, entendi que devia responder-te porque não gosto nada de ver pessoas não-crentes (não sei se é o teu caso, mas também não me interessa. Cada um é como é. Eu sou católico e gosto de o ser.) que nunca contribuíram em nada para a igreja, criticarem uma instituição da qual não fazem parte e que nada lhes pede ou exige. Penso que não foi o teu caso... :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rumbelino,

Apenas tenho um termostato na própria caldeira, embora praticamente não o use pois eu só ponho os radiadores quando há gente em casa, portanto quando atinge a temperatura que pretendemos, desligamos a caldeira.....

OK :)

Eu fiz esta questão porque na minha casa o termóstado está no Hall, que fica no meio da casa que tem cerca de 100m2, e como tenho de aquirir outro, porque o que tenho está estragado, não sei se deva comprar um do mesmo género, ou um em que possa colocar o sensor de temperatura onde queira.

Tem é de ser um termóstato programável para evitar gastos maiores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fátima,

Já podes dizer algo sobre a factura de gás com o aquecimento central ligado?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rumbelino,

Ora então vamos lá:

Leitura de empresa para o período de 28/11 a 31/12: 427 Kwh

Total a pagar: € 31,42

Não te sei dizer ao certo quantas vezes liguei a caldeira neste espaço de tempo, mas calculo que tenham sido aí umas 10 vezes (??). A única que sei é que não passei frio, não me coibi de ligar sempre que quis, claro que com conta, peso e medida....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, Obrigado ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rumbelino,

Ora então vamos lá:

Leitura de empresa para o período de 28/11 a 31/12: 427 Kwh

Total a pagar: € 31,42

Não te sei dizer ao certo quantas vezes liguei a caldeira neste espaço de tempo, mas calculo que tenham sido aí umas 10 vezes (??). A única que sei é que não passei frio, não me coibi de ligar sempre que quis, claro que com conta, peso e medida....

A leitura de gás é em Kwh? Isso não é a electricidade?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém tem ideia do que é que é mais economico?

Se gas natural ou ar condicionado..

Eu tenho o de gas natural e vou instalar ar condicionados por toda a casa porque é mais eficiente e rápido..

A minha casa é um iglu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Elbmurcs,

Fui ver de novo a factura. Confirmo Kwh.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

olá pessoal. esta é a minha estreia neste forum e deparei-me logo com este tópico.

sou eng.º civil e tenho alguma experiencia na área da certificação energética de edifícios.

pela minha experiência: aquecimento ambiente - energia geotérmica para quem tiver jardim; águas quentes sanitárias - sistemas solares térmicos (ambos com benefício fiscal) associado a caldeira a gás natural como sistema de apoio.

em vivendas proponho uma parede de Trombe que é altamente eficaz.

atenção que esta "regra" não é universal e a sua eficácia depende muito de soluções técnicas específicas e modelos construtivos adoptados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead