diabo11982

Arrendamento: Retenção IRS: Sim ou Não?

32 publicações neste tópico

Boa Tarde

tenho uma duvida algo urgente, porque vou arrendar um imovel a uma empresa amanhã:

uma vez que a renda mensal será de 450 Euros, que perfaz 5400 €uros anuais, e como não tenho mais nenhum rendimento predial, questiono se existe (ou não) obrigatoriedade de fazer retenção na fonte?

Se não existir obrigatoriedade, tenho que preencher alguma especie de declaração para entregar nas finanças (ou ao inquilino) a justificar essa isenção?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nessa situação.. não, não existe obrigatoriedade. Pode optar pela dispensa.

Para tal, basta comunicar à empresa que vai optar pela dispensa e no recibo da renda escreve a seguinte menção:

"Sem retenção, nos termos do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto Lei n.º 42/91, de 22 de Janeiro"

deixo-lhe também o decreto lei para se quiser ler e até se for preciso justificar a opção perante a empresa:

http://www.dre.pt/pdf1s%5C1991%5C01%5C018A00%5C03380342.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Com as alterações previstas para OE 2013 ainda será assim? Eu no meu caso arrendei por 500€/mês e a uma empresa, posso pedir a dispensa da retenção? Tenho de o pedir nas finanças?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Com as alterações previstas para OE 2013 ainda será assim? Eu no meu caso arrendei por 500€/mês e a uma empresa, posso pedir a dispensa da retenção? Tenho de o pedir nas finanças?

Na proposta de OE 2013 não está previsto alterações neste ponto.

Por isso, creio que vai continuar nos mesmos termos.

Basta no recibo da renda fazer menção à opção da dispensa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma reforma de perto de 1900€ mensais e arrendei um estabelecimento comercial por 745€ mensais.O meu caseiro tem que efectuar algum tipo de retenção ou outro qualquer imposto no recibo?Ou só no fim do ano quando da apresentação do IRS e juntar a renda a reforma me será efectuado o acerto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma reforma de perto de 1900€ mensais e arrendei um estabelecimento comercial por 745€ mensais.O meu caseiro tem que efectuar algum tipo de retenção ou outro qualquer imposto no recibo?Ou só no fim do ano quando da apresentação do IRS e juntar a renda a reforma me será efectuado o acerto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o seu inquilino tiver contabilidade organizada é obrigado a fazer-lhe retenção na fonte.

Mas para esse valor de rendas, o senhorio pode optar pela dispensa. Sendo efectuado o acerto na liquidação do irs.

A retenção em 2013 é feita à taxa de 25%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Tenho um total de 2 imóveis arrendados (rendas mensais, referentes a Janeiro 2013) com os seguintes inquilinos  :

- Advogada (Escritório) = € 258,00

- Associação de Solidariedade Social (Loja) = € 124,00

Com o Orçamento de Estado 2013 devo :

a) Passar o recibo com a rentenção na fonte do IRS, ou posso optar pelo englobamento ?

B) Em qualquer dos casos qual será a respetiva taxa do IRS relativa aos Rendimentos Prediais ?

c) Deverá ser explicitada, no recibo, a legislação aplicável ? Isso tem caráter obrigatório ou facultativo (designadamente nos recibos informatizados que o não prevejam) ?

Desde já agradeço a atenção .

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

num arrendamento de um apartamento entre duas empresas no valor de 700€ pode não ser feita a retenção pelo inquilino?

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Quando o inquilino tem a forma de pessoa colectiva, é obrigatória a retenção na fonte, independentemente do valor da renda.

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em sou inquilino. gostaria de saber se os recibos vierem sem retencao na fonte, se posso na mesma meter no meu irs e se tem alguma utilidade (reembolso).

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Está a misturar o pagamento do imposto devido por um rendimento (neste caso o arrendamento) aplicável ao senhorio, com o beneficio fiscal obtido em sede de IRS com um encargo (as rendas) aplicável ao inquilino.

Além de que se a retenção na fonte fosse obrigatória, caberia ao inquilino efectuar a mesma e entregar os valores na AT, e o recibo entregue pelo senhorio teria de fazer menção a tal.

Cumps,

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Sou gerente de uma empresa com contabilidade organizada. Estou a pagar renda de 350€, pelo estabelecimento comercial. No entanto, o senhorio não deixa que eu faça a devida retenção na fonte, porque diz que contratualizou comigo aquele valor e nega-se a passar o recibo, com menos que o valor acordado. A pessoa em questão é minha amiga e não me queria aborrecer, no entanto, o meu contabilista já me exigiu que fizesse a retenção.Que devo fazer?

Aguardo com alguma ansiedade uma resposta vossa. Obrigados

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Sou gerente de uma empresa com contabilidade organizada. Estou a pagar renda de 350€, pelo estabelecimento comercial. No entanto, o senhorio não deixa que eu faça a devida retenção na fonte, porque diz que contratualizou comigo aquele valor e nega-se a passar o recibo, com menos que o valor acordado. A pessoa em questão é minha amiga e não me queria aborrecer, no entanto, o meu contabilista já me exigiu que fizesse a retenção.Que devo fazer?

Aguardo com alguma ansiedade uma resposta vossa. Obrigados

Pois, realmente é sua obrigação fazer a retenção na fonte... Excepto se o senhorio reunir condições para a dispensa, mas isso teria de ser ele a provar que reune essas condições. Caso não prove nem faça menção da dispensa no recibo, é sua obrigação fazer a devida retenção e entregar ao estado. E no final do ano tem de declarar no modelo 10 os valores pagos e retidos.

Veja se por acaso ele não reune as condições de dispensa, sempre pode ser uma solução para evitar chatices.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estamos em Julho 2013. A percentagem da retenção sobre o valor de uma renda imobiliária

mantem-se ainda em 25% ? Ou mudou para ouitro valor?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

<estamos em Julho 2013. A percentagem da retenção sobre o valor de uma renda imobiliária

mantem-se ainda em 25% ? Ou mudou para outro valor?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estamos em Julho 2013. A percentagem de retenção sobre uma renda imobiliária

mantem-se em 25% ? Ou mudou para outro valor?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Tenho um contrato de arrendamento habitacional com uma empresa (inquilino). Sendo que a renda é de 900€x12= 10800€, o que obriga a retenção na fonte. Sendo o inquilino quem faz essa retenção, quer dizer que apenas recebo os 900€-25% ??

Ou a retenção na fonte é feita apenas no valor que excede os 10000€ que no caso seriam 800€ excedentes?

Se caso seja pelo total (10800€) tenho a ganhar se baixar a renda para ficar isenta?

Não percebo muito bem este sistema de retenção na fonte. Será que me consegue esclarecer esses pontos e como funciona.

Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um contrato de arrendamento habitacional com uma empresa (inquilino). Sendo que a renda é de 900€x12= 10800€, o que obriga a retenção na fonte. Sendo o inquilino quem faz essa retenção, quer dizer que apenas recebo os 900€-25% ??

Ou a retenção na fonte é feita apenas no valor que excede os 10000€ que no caso seriam 800€ excedentes?

Se caso seja pelo total (10800€) tenho a ganhar se baixar a renda para ficar isenta?

Não percebo muito bem este sistema de retenção na fonte. Será que me consegue esclarecer esses pontos e como funciona.

A retenção na fonte é uma espécie de adiantamento por conta do imposto - imagina que ficavas num escalão de IRS com uma taxa de 35%. Quer dizer que sobre os 10.800€ de renda recebida, terias a pagar 3.780€. Em vez de pagares tudo no próximo ano quando meteres a declaração, vais pagando um pouco todos os meses, desde já - pagas 225€ / mês de imposto (que é o teu inquilino que retem para depois entregar ao Estado) e depois, no acerto de contas do próximo ano, pagarias apenas a diferença (mais 1.080€).

Não ganhas nem mais nem menos - quando é feito o acerto de contas chegas à conclusão que pagaste o mesmo de imposto. Quando muito poderias ter tido o dinheiro do teu lado durante mais algum tempo, quem sabe a render juros em alguma conta depósito...

Obviamente estas contas complicam-se porque na declaração de rendimentos ainda aparece provavelmente o teu rendimento de trabalho, algumas deduções, outras retenções na fonte, etc. Mas simplificadamente é o que descrevi no primeiro parágrafo, espero que tenha ficado mais claro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Obrigada.

Estamos em Julho 2013. A percentagem da retenção sobre o valor de uma renda imobiliária

mantem-se ainda em 25% ? Ou mudou para ouitro valor?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um apartamento que está arrendado para habitação, sendo que a renda é paga

por empresa a que o inquilino está ligado.

A renda é sujeita a retenção? Qual a percentagem da retenção sobre o valor da renda?

António Catita

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um apartamento que está arrendado para habitação, sendo que a renda é paga

por empresa a que o inquilino está ligado.

A renda é sujeita a retenção? Qual a percentagem da retenção sobre o valor da renda?

António Catita

A taxa de retenção é 25%, sem prejuízo da possibilidade de dispensa da retenção se o senhorio reunir condições para tal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente a um contrato de arrendamento, sou fiador de um inclino (o qual titular do contrato de arrendamento). Este é estudante e não tem obrigatoriedade no preenchimento anual de IRS. Poderei exigir ao senhorio os recibos de renda no meu nome? Esta exigência está ao obrigo da lei?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, tenho um loja arrendada e os meus rendimentos são superiores a 10,000€ ano, logo o inquilino é obrigado a fazer a retenção na fonte, o que sempre fez, acontece, porém, que agora se recusa a fazer essa retenção. No caso como senhoria como devo proceder? Sou obrigada a emitir o recibo com a respetiva retenção, mesmo o inquilino se recusando? Agradecia que me esclarecessem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, tenho um loja arrendada e os meus rendimentos são superiores a 10,000€ ano, logo o inquilino é obrigado a fazer a retenção na fonte, o que sempre fez, acontece, porém, que agora se recusa a fazer essa retenção. No caso como senhoria como devo proceder? Sou obrigada a emitir o recibo com a respetiva retenção, mesmo o inquilino se recusando? Agradecia que me esclarecessem.

Ele disse o porquê? A retenção não tem qualquer influência no valor total que ele paga. Apenas paga uma parte a si e a parte que retém entrega ao estado.

De qualquer maneira, a obrigação de reter é de quem paga, por isso quem entrará em falta será ele.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor