sandraf

Investimento T3 /T2 para arrendar

45 publicações neste tópico

Boa tarde,

Neste momento disponho de algum dinheiro e pensei em investir num apartamento para arrendar a estudantes/professores e até mesmo enfermeiros porque o sitio tem pelo menos 2 instituições hospitalares e muitas faculdades.

Em príncipio, não vou precisar de recorrer a crédito, sempre tentei poupar o máximo para investir em algo que tivesse retorno.

Pretendo investir cerca de 60 000 , sendo um imóvel usado, gostaria de ouvir a vossa opinião, nomeadamente de quem fez esta opção?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Descapitalizar-se em 60mil euros assim...quando iria ter o retorno desse dinheiro? ao fim de 10 anos? na minha humilde e pequena opinião acho que não iria por ai.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também tenho as minhas dúvidas em relação a isso. O negócio de comprar casa para arrendar não é tão simples como parece. Recordo-me de já termos tido essa discussão aqui no fórum e a opinião mais geral era que há muitas coisas que podem correr mal, logo é um investimento com um risco muito significativo e com retorno incerto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiz as contas na zona em questão, consigo uma rentabilidade de 600 € por mês, o que não acontece com nenhum produto bancário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem isso já daria outra discussão Sandra, secalhar  té bem gerido consegue rentabilidade desses valores  ;D , bem mas a questão, é que teria esse dinheiro em carteira, mesmo a render menos, e nesse caso em concreto que apresenta vai-se descapitalizar em 60k...vai ficar sem o dinheiro, e mesmo com 600€ por mês estamos a falar em recuperar esse dinheiro em mais de 8 anos, com todas as chatices que poderá ter pelo meio como disse o Rui, é que nunca se sabe muito bem que entra lá em casa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais concretamente seria uma descapitalização da minha parte em cerca de 40 000 €, porque o resto seria um emprestimo de familiares. A minha preocupação é o futuro, tive sempre trabalho até agora, mas em Dezembro estou em risco de ficar desempregada com toda a certeza e assim teria alguma independência financeira. Apesar de ainda ser jovem, tenho 30 anos, as coisas estão péssimas na minha área ..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais me dá razão, deixe os 40k sossegados  :D , aplique o dinheiro em aplicações com pouco risco para ir dando uma rentabilidade, ainda mais sabendo que no fim do ano irá ficar desempregada, já tem a sua independência financeira, não é qualquer pessoa que tem 40k no seu património, não se desfaça dele assim, ainda mais teria um emprestimo de 20k de familiares...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rentabilidade de €600/mês tendo em conta o quê? Impostos? Manutenção? Meses em que não há inquilinos? Outras despesas que suportes? Publicidade para divulgar o apartamento?

Se de facto forem €600/mês contando com o que já referi em cima, dá uma rentabilidade de cerca de 12% (face aos 60.000) que falas. Isso até parece interessante, mas se queres que te diga, tenha sérias dúvidas que com um investimento de €60.000 consigas arrendar o que quer que seja por €600/mês.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rentabilidade de €600/mês tendo em conta o quê? Impostos? Manutenção? Meses em que não há inquilinos? Outras despesas que suportes? Publicidade para divulgar o apartamento?

Se de facto forem €600/mês contando com o que já referi em cima, dá uma rentabilidade de cerca de 12% (face aos 60.000) que falas. Isso até parece interessante, mas se queres que te diga, tenha sérias dúvidas que com um investimento de €60.000 consigas arrendar o que quer que seja por €600/mês.

Eu nem me lembrava desses custos todos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também tenho dúvidas, por isso pedi opiniões, até porque esse património (40k) não foi dado e custou-me bastante a ganhar e a poupar. Foi sempre a pensar em investir e na possibilidade de ficar desempregada, visto que sou da geração dos contratos a prazo, recibos verdes e agora até da quase não existência de mercado de trabalho.

Relativamente ao valor da renda são efectivamente os valores praticados na zona, onde pretendia comprar, havendo até mais caros, conforme o estado do apartamento.

Como é óbvio as rendas mais caras serão para os novos ou semi-novos, mas conheço alguns mais antigos e remodelados, com rendas no valor de 500/600.

Obrigada pelas opiniões de todos, vou pensar ...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também já me aconselharam a pedir um emprestimo ao banco dos 40K, referindo que pretendia comprar o imóvel sem mobilizar o meu dinheiro. Sendo que assim juntaria a rentabilidade do apartamento e das minhas aplicações no banco. O que acham?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Falas no credito colateral do BEST? poderia ser uma opção mas depende do dinheiro aplicado e da capacidade de pagamento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não conheço de todo esse crédito, disseram-me por alto, ainda tenho que procurar ... mas agradou-me a possibilidade de não ficar descapitalizada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Tardes

Numa palavra a resposta é NÃO não deve comprar para alugar.

Passo a explicar (embora não tenho todos os dados;  IMI , preço seguro, preço conservaçao imóvel  preço condomínio,qual o conselho, prédio urbano ou rústico , taxa de IRS etc.)

por um imóvel Valor 63000€ (60 000€ mais "taxas")

valor património tributável 60 000€ (desconheço so consultando a caderneta predial )

condomínio 50€ (???)

despesas conservação 1250€ ( se for um imovel com bastantes anos este valor nao chega)

IRS 34% ( escalao 18376€ - 42259€ )

renda 600€ (7200€ Bruto ao ano se conseguir alugar por esse valor durante os 12 meses)

A rentibilidade liquido sera de 4.49%

isto se conseguir alugar a casa durante os 12 meses e o inquilino pagar sempre a horas (coisa rara hoje em dia)

Num deposito a prazo consegue hoje depositos com taxas liquidos de 4.3% (com garantia de banco de Portugal)

Ora correr risco (meu entender grande porque ninguém consegue garantir que via receber 7200€ brutos de rendas ao ano )para ganhar mais 75€ ao ano nao vale a pena

* Atenção aqui nao esta calculado o potencial valorização/desvalorização do imóvel

mas nos ultimos 4 anos (media) a desvalorizaçao dos imoveis esta nos 8% (dependendo da cidade onde se encontra o imovel)

(ou seja o imovel perdeu cerca de 8% do valor) e se perguntar-me se eu acho que os imoveis vao valorizar no futuro proximo (10 anos ) a resposta é NAO

(varios razoes mas que eu nao vou aqui entrar em promenores )

Se houver alguem que consegue garantir que o imovel vai valer o mesmo ou mais daqui a alguns anos peça que mete isto por escrito :laugh:  ( Aposto que nao consegue )

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Sei que tenho que fazer contas aos impostos, IMI, manutenção do imóvel, condominio, meses sem inquilinos, desvalorização, entre outros,  mas apesar de tudo não deixa de ser uma forma de investimento, tenho que começar por algum lado e  até está  em alta dependendo da localização do imóvel. Conseguir trabalho ou mesmo investir num negócio também não são tarefas fáceis neste momento, conheço pessoas que com a "mania" do empreendorismo investiram num pequeno negócio e além de perderem as poupanças, ainda ficaram com dividas. Se soubesse que teria trabalho nos proximos meses, se calhar não pensava neste investimento, mas tendo conta as circunstâncias, não sei se tenho muito a perder.

De qq forma ainda há muito que decidir ... obrigada pelas opiniões. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Tardes

Numa palavra a resposta é NÃO não deve comprar para alugar.

Passo a explicar (embora não tenho todos os dados;  IMI , preço seguro, preço conservaçao imóvel  preço condomínio,qual o conselho, prédio urbano ou rústico , taxa de IRS etc.)

por um imóvel Valor 63000€ (60 000€ mais "taxas")

valor património tributável 60 000€ (desconheço so consultando a caderneta predial )

condomínio 50€ ( ??? )

despesas conservação 1250€ ( se for um imovel com bastantes anos este valor nao chega)

IRS 34% ( escalao 18376€ - 42259€ )

renda 600€ (7200€ Bruto ao ano se conseguir alugar por esse valor durante os 12 meses)

A rentibilidade liquido sera de 4.49%

isto se conseguir alugar a casa durante os 12 meses e o inquilino pagar sempre a horas (coisa rara hoje em dia)

Num deposito a prazo consegue hoje depositos com taxas liquidos de 4.3% (com garantia de banco de Portugal)

Ora correr risco (meu entender grande porque ninguém consegue garantir que via receber 7200€ brutos de rendas ao ano )para ganhar mais 75€ ao ano nao vale a pena

* Atenção aqui nao esta calculado o potencial valorização/desvalorização do imóvel

mas nos ultimos 4 anos (media) a desvalorizaçao dos imoveis esta nos 8% (dependendo da cidade onde se encontra o imovel)

(ou seja o imovel perdeu cerca de 8% do valor) e se perguntar-me se eu acho que os imoveis vao valorizar no futuro proximo (10 anos ) a resposta é NAO

(varios razoes mas que eu nao vou aqui entrar em promenores )

Se houver alguem que consegue garantir que o imovel vai valer o mesmo ou mais daqui a alguns anos peça que mete isto por escrito :laugh:  ( Aposto que nao consegue )

Concordo com tudo o que dizes, excepto a parte que referes que existem hoje em dia depósitos com taxa líquida de 4,3%?(Estás mesmo a falar de DP´s ou de outra aplicação financeira?) É que 4,3% líquidos significam 5,733% brutos.

Relativamente aos imóveis valorizarem num prazo de 10 anos também não acredito que vá acontecer. Aliás a tendência é que continuem a desvalorizar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se fosse para uso próprio concordava, agora para alugar sabendo que se vai ficar desempregado daqui a uns meses, eu não me metia nisso. Aliás não é por acaso que o mercado de venda ando muito parado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim parece-me que vieste aqui ao fórum quase que pedir confirmação de uma ideia de negócio que tens. Contudo, algumas das opiniões (nas quais incluo a minha) é de que esse "projecto" dificilmente será rentável para o risco que comporta. Tudo isto para dizer que ao contrário do que vai acontecer com muita informação que obterás no decorrer do teu projecto (do vendedor, de senhorios da zona, de bancos, etc...) nós não temos nada a ganhar/perder com o teu investimento, pelo que somos mais imparciais.

Resumindo: tu é que tomas a decisão, mas para teu bem, não ignores as ideias aqui deixadas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem entrar no imobiliario apesar das alterações recentes das rendas continua a ser pior que chuver no molhado cuidado................ pondere e informe-se quanto na realidade tira por mês limpos com os impostos em dia . Se fosse eu com os 60.000 comprava para a semana CLNs da EDP de 3 anos (obrigações) a 6,2% com juros pagos ao mês no Best com rendimento garantido ao mês sem me chatear com eventuais caloteiros e fiscos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem entrar no imobiliario apesar das alterações recentes das rendas continua a ser pior que chuver no molhado cuidado................ pondere e informe-se quanto na realidade tira por mês limpos com os impostos em dia . Se fosse eu com os 60.000 comprava para a semana CLNs da EDP de 3 anos (obrigações) a 6,2% com juros pagos ao mês no Best com rendimento garantido ao mês sem me chatear com eventuais caloteiros e fiscos.

Assumindo que os caloteiros não são o BES ou a EDP :P  Mas claro, a probabilidade de isso acontecer é bem menor do que encontrar para aí caloteiros individuais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assumindo que os caloteiros não são o BES ou a EDP :P  Mas claro, a probabilidade de isso acontecer é bem menor do que encontrar para aí caloteiros individuais.

Rui o melhor que temos a fazer para minimizar as contas da luz (EDP) e altas comissões cobradas (BES) é subscrever CLNs haha, assim plo menos recebemos algum :) está bem visto não está? lol

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pronto, isso já é mais á frente  ;D

Também quero como se faz?  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor