Jo@o B@rreir@

Renovar DP ou não ?

14 publicações neste tópico

Bom dia.

Nestes ultimos dias tenho procurado informação sobre investimentos, dentro do meu perfil conservador, pois o meu DP a 5% no BES de 100 K (TANB) já expirou a 24 de Julho. Mas ainda não me consegui decidir! Após algumas conversas com o meu gestor ele diz que poderá renovar o DP com a mesma data a 4,2% (TANB). Entretanto no BEST e no INVEST onde tenho também contas as alternativas seriam:

- Obrigações BCP, BES, CGD, BRISA, REFER...

- Seguro Eurovida 2015 ( rentabilidade bruta de 5,6%)

- Fundo ES liquidez ( rendimento até hoje 4,3%)

O que acham ? Será que o risco e o trabalho justificam mexer no DP sendo que o ganho médio esperado seria apenas um pouco melhor ?

Não parecem ter CLN's disponíveis neste momento...apesar de ser um produto de maior risco estaria a ponderar aplicar parte do dinheiro nas CLN de PT ou EDP, por exemplo dado serem emitidas por quem são e mediadas pelo BESI(?), conforme tem defendido o David aqui do fórum..

Haverá outras obrigações melhores e igualmente seguras ?

Ainda não tive tempo e/ou habilidade para entrar na plataforma BEST Trading Pro que me poderia abrir caminho a outros voos e talvez aderir a um "Super PPR"...não sou da área...acho que não tenho tempo...deveria aprender ?

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para esse valor podes apostar numa carteira de fundos de baixo risco, com esse que falas incluido, e em algum  CLN que poderá haver em Setembro á partida EDP.

O Eurovida rende 4,25% liquidos de média, se não te importares de receber juros apenas de ano a ano também é uma boa aposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será que o risco e o trabalho justificam mexer no DP sendo que o ganho médio esperado ( não garantido) seria apenas um pouco melhor ?

Estamos a falar de diferenças de rentabilidade de cerca de 25%...com riscos inerentes a esses fundos e seguros, que são baixos mas não inexsistentes

Para esse valor podes apostar numa carteira de fundos de baixo risco, com esse que falas incluido, e em algum  CLN que poderá haver em Setembro á partida EDP.

Alguma carteira de Fundos que recomende mais especificamente ? E outras Obrigações disponíveis no mercado secundário (BEST)?

O problema não seria receber de ano a ano...mas sim garantia de ter lá o capital no fim ( não há!). Claro que as CLN são atraentes pois todos os meses teria um reforço (inho) a cair na conta...O risco da EDP ou da PT não me assusntam tanto como o do mediador (BESI) Não sei como estará nos próximos 2-3 anos face ao mercado e eventual exposição a divida grega, mal-parado...etc...As ultimas manobras do BES deixam-me um pouco nervoso (Obrigações perpétuas, BES Logística...).

Tenho que me decidir no principio da próxima semana...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem isso da recomendação de carteira de fundos existe muitos e depende sempre do seu perfil de risco e de qual o objectivo temporal dos mesmos e isso claro terá de ser o seu PFA a fazer juntamento consigo para deliniarem a melhor estratégia e escolher os melhores.

O Eurovida só não lhe garante o capital se resgatar o produto antes da maturidade, se o fizer fica sujeito é cotação que estiver na altura, e como estamos a falar de um seguro ligado a fundos de investimento poderá essa cotação estar abaixo do capital investido.

Em relação ao BES, actualmente poderá se dizer que é o grupo que se encontra mais confortável relativamente a problemas, foi o único dos grandes bancos que não recorreu á recapitalização do estado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Perfil conservador. Objectivo temporal 3 anos.

O PFA será pessoal mas está a fazer o seu trabalho e em primeiro lugar trabalha para o banco...O cliente estará sempre em 2º lugar, acho eu. Depois há também as comissões envolvidas... Por isso gostaria de ter mais sugestões se for possível...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com essa verba eu aplicaria grande parte no DP do privat (5,45% TANB), não ultrapassando os 100 mil e uma parte em CLN em empresas seguras tipo EDP...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não ha nenhum CLN em comercialização Spor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E o que se espera que apareça em termo de CLN's em Setembro ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não se espera  :D  pode aparecer ou não, mas é capaz haver algum EDP, mas com taxas bem mais baixas do que tem sido habitual.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não ha nenhum CLN em comercialização Spor.

Então ficava-me pelos DP e talvez pela Eurovida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não se espera  :D  pode aparecer ou não, mas é capaz haver algum EDP, mas com taxas bem mais baixas do que tem sido habitual.

É sempre a descer....As vacas estão mesmo a ficar magras ;) Deve ser da Merkellina que andam a tomar...Assssspira jurosssssss....!

Talvez mantenha 50 k em DP no BES e diversifique outro tanto em Eurovida 2015 ou talvez DP no Privat ? Que dizem ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Secalhar chegaram á conclusão que não se justifica taxas tão altas para um produto que na teoria é de risco alto mas que na pratica não o é  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então quem tem CLNs agora pode vender na altura acima do par para igualar a rentabilidade oferecida na altura (não sei se me faço entender), estou certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É sempre a descer....As vacas estão mesmo a ficar magras ;) Deve ser da Merkellina que andam a tomar...Assssspira jurosssssss....!

Talvez mantenha 50 k em DP no BES e diversifique outro tanto em Eurovida 2015 ou talvez DP no Privat ? Que dizem ?

Manter 50k no BES não me parece assim muito atrativo. Pegando na 1ª hipótese que puseste, obrigações de empresas pode não ser uma má ideia para por esses 50k. Por exemplo BCP 2014, que está com uma YTM 7,3%. Com 50k tens a "sorte" de ter acesso a essas obrigações séniores que pagam mais.

Ou então há sempre a dívida portuguesa, mas cujas obrigações que pagam mesmo bem são a vários anos.

Quanto ao restante concordo. DP no Privat ou Eurovida 2015. Um membro deste fórum disse que no Privat já não estão a negociar taxas de momento e que pensa-se que elas venham a descer. De qualquer podes ir lá ver o que te oferecem para 50k. Se se limitarem às taxas tabeladas, então aí divide-se o capital à vontade entre isso e o Eurovida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead