Visitante Rousa

União de Facto - Separação

8 publicações neste tópico

Boa tarde a todos!

Estou em união de facto com a minha companheira a 3 anos, mas não fazemos o IRS juntos.

Tenho 1 apartamento que comprei quando ainda estava solteiro. Comprei um outro que ficou apenas em meu nome (na altura da compra a minha companheira não quis entrar no negocio) para morarmos os 2 (já moramos neste novo apartamento à mais de 2 anos) e entretanto tivemos 1 filho em comum.

Portanto julgo que legalmente se me acontecer algo, o nosso filho vai herdar todo o meu patrimonio.

Ultimamente ando a pensar em pedir-lhe em casamento, mas queria salvaguardar 2 situações:

1ª Todos os meus bens em caso de separação continuam a ficar para mim.

2ª Todos os bens dela ficarão para ela em caso de separação (ela não tem nenhum patrimonio, mas brevemente irá herdar um apartamento).

As minhas questões são as seguintes:

1- Em caso de continuar em união de facto, se existir uma separação, a minha companheira tem direito a metade dos meus bens (estamos a morar juntos à mais de 2 anos)?

2- Se eu falecer, a minha companheira tem direito a ficar com os meus bens até o nosso filho ser maior de idade?

3- Visto estar a pensar em casar, será melhor casar em regime de separação de bens do que permanecer em união de facto?

Resumindo:

Sou feliz com a minha companheira e agora com o nosso rebento as coisas ficaram ainda melhores. Mas como sei que a vida por vezes dá muitas voltas, tambem não quero perder os meus bens (em caso de separação) que me custaram tanto a adquirir, nem quero os bens que ela tenha ou possa vir a ter.

Por outro lado, se eu falecer quero deixar todos os meus bens a minha mulher e ao meu filho.

Alguem me pode ajudar com estas questões?

Agradeço desde já.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando se AMA de verdade, nao se preocupa com essas coisas , se murreres ela e mae do teu filho e tambem ela vai querer o melhor para ele, e vai fazer o que e certo para ele.  Antes de te casars tira isso tudo da ideia, assim tu consegues ter uma vida de casado mais saudavel.

frr12

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que posso responder pelo menos a parte da questão. Se na actual situação se separar da sua companheira, cada um fica com os seus bens e vão à vossa vida. Se o senhor falecer, e não houver nada em contrário, aqui penso que quem herda os seus bens são os seus familiares directos, os seus filhos, os seus pais, etc... nesta situação, acho que a sua companheira não irá buscar nada.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não me parece.

A união de facto dá os mesmos direitos que o casamento. Com um filho em comum é facil que está em união de facto mesmo não fazendo IRS em conjunto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se estiver em união de facto e houver uma separação, eu tenho quase a certeza que não há lugar a qualquer partilha de bens......

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois eu entendo o seguinte: se se separar agora cada um fica com os bens que possui. Se o senhor falecer o seu filho será o seu único herdeiro legítimo. Agora se está a pensar em casar e pretende que os seus bens, em caso de separação, assim como os dela, fiquem para quem os possui antes de casar, então case-se com separação de bens. Nada mais fácil, penso seu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correcto !  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola segundo o que me informei recentemente nem o senhor tem direito ão que e dela nem o contrario o vosso filho sim tem direito ãos bens dos dois . se tiverem conta conjunta, ai já e diferente no que respeita á conta .O melhor e informarse junto de quem sabe foi o que fiz .mas se a Ama fale com ela e esclareça as coisas boa sorte. :police: :laugh:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead