badoni

Venda de produtos adquiridos no estrangeiro

2 publicações neste tópico

Boa Tarde,

Estou inscrito nas finanças na CAT.B-REND. EMPRESARIAIS com o CAE 81292 - OUTRAS ACTIVIDADES DE LIMPEZA, N.E. , onde efectuo prestação de serviços a terceiros na área das limpezas.

Tenho interesse futuramente e para além da continuação da prestação de serviços de limpeza, efectuar a venda de alguns produtos/mercadorias do mesmo ramo em Portugal. Esses produtos serão adquiridos a um estado membro da União Europeia (Reino Unido), onde irei pagar na aquisição dos produtos o respectivo imposto sobre o mesmo, imposto vigente no Reino Unido (VAT).

Questiono, se terei para além do CAE 81292 que tenho registado como minha actividade principal, registar mais algum para a venda de produtos/mercadorias. E visto que anualmente não cobro IVA (estou isento) aos meus clientes na prestação do meu serviço de limpeza (ainda não atingi os 10.000/anuais), se terei de obrigatoriamente cobrar na venda dos produtos ou como terei de fazer, não tenho contabilidade organizada nem pretendo futuramente ter a mesma, estou no regime simplificado.

Agradeço a vossa ajuda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião tem de acrescentar a actividade de comercio a retalho dos produtos de limpeza. Isto faz-se entregando uma declaração de alterações indicando a nova actividade.

Quanto à questão da cobrança do IVA, não sei bem como as finanças procedem.

- Se apesar de acrescentar uma nova actividade, as finanças não lhe alterarem o regime de isenção em iva, continuará isento nas duas actividades. Futuramente, só terá de alterar o regime caso num ano inteiro ultrapassar os 10000 euros. Esta alteração é feita no ano a seguir ao que se ultrapassa os 10000, entregando uma declaração de alterações em Janeiro desse ano seguinte.

- Se ao acrescentar a nova actividade (e com base numa previsão de volume de negócios) as finanças alterarem imediatamente o regime do IVA para normal (não isento), terá de passar a cobrar iva nas duas actividades.

Mas isto é uma questão que não estou muito a par, pois não sei bem que atitude tem as finanças com as alterações de actividade durante o ano, que possam alterar substancialmente ou não o volume de negócios durante o ano.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor